segunda-feira, 16 de abril de 2012

Guest Post: E a parceria, onde foi parar?

Boa tarde! Hoje temos um guest post da Rainha de Copas. Cortem as cabeças!






Perambulando pelo twitter na manhã do dia 02 de abril encontrei a conversa que vocês têm acima. Conversinha interessante, concordam?
Depois do post passado, onde tivemos a participação de muitos blogueiros desabafando sobre o “Crime & Castigo” da blogosfera literária, a conversa acima vêm colocar mais um tempero nesse borbulhante caldeirão. Afinal, o que as editoras querem quando estabelecem uma parceria?
  1. DIVULGAÇÃO
  2. Tornar sua identidade conhecida = DIVULGAÇÃO
  3. Estreitar contato com seu público alvo = DIVULGAÇÃO
  4. Suscitar o interesse dos leitores em potencial para seus lançamentos = DIVULGAÇÃO
Tudo bem já entendemos que elas querem divulgar seus produtos e já entendemos também que, para isso, elas estabelecem parcerias com blogs para que tal coisa seja feita. Mas então, o quê elas querem? Querem que o blogueiro – cuja profissão ainda não foi sindicalizada no Brasil – leia o livro, faça promoções divulgue em todas as suas mídias sociais e escreva uma resenha sobre sua frutífera leitura. E se o blogueiro não falar bem do livro é ignorado na única coisa que recebem da editora: divulgação dos seus blogs.

Não divulgar uma resenha, da qual você escolheu o blog como parceiro é – no bom português – descumprir com a parceria e ser desleal com a opinião do seu parceiro – que volto a dizer: foi você que escolheu, pelamordedeus!

Então, caras editoras, vocês se vocês escolhem esse tipo de divulgação – bem confortável, diga-se de passagem – precisam ter em mente que nem tudo são flores no reino da Dinamarca. Nem todos os blogueiros fazem críticas positivas por medo de perderem a parceria, assim como nem todos os blogueiros lêem de fato os livros que você jogam em cima deles, ou estão aptos da escrever algo sobre determinados livros, pois não têm o amadurecimento intelectual para compreender as questões ali discutidas (PAUSA: não acho que foi o caso aqui), ou o livro não está de acordo com o perfil do blog...ENFIM, queridas editoras a responsabilidade é de vocês pela parceria, mas uma vez estabelecida, ela precisa ser cumprida, ora pois!

Isso dá posts e mais posts, talvez eu volte, talvez não.
XOXO

24 comentários:

  1. Muito bacana o post...
    Eu já dei nota baixa pra livro que recebi de parceria, assim como já dei nota máxima. Não importa se é de parceria ou não, sempre vou escrever a minha opinião pessoal (estou sendo redundante de propósito). Afinal, o blog é meu, e não da editora X, Y ou Z.
    Acho que é a editora que sai perdendo ao não querer divulgar a resenha negativa. Sabe o velho "falem mal mas falem de mim"? Uma resenha negativa ainda pode levar várias pessoas a ler o livro. Mas ignorar uma blogueira, isso sim, gera uma imagem negativa para a editora.

    ResponderExcluir
  2. Hum... Sabia que isso ia acontecer!!
    Apesar de que gosto muito da Editora Novo Conceito, desde o início eu já sabia que na "Página de Vantagens" eles não iam aprovar as resenhas negativas de algum livro deles. É realmente muito triste isso.
    A Editora sempre foi ótima com todos os parceiros, e agora apronta uma dessa... Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Pelo que sei, essa conversa rolou antes da "Página de Vantagens". Os prints é que estavam guardados há um tempinho...

    ResponderExcluir
  4. Foi antes da página de vantagens??
    Isso só torna o fato ainda mais lamentável. =/

    ResponderExcluir
  5. Posso fazer o advogado do diabo? Não sei quanto a divulgar as resenhas, porque eu, particularmente, não acho legal blogueiro ficar pedindo RT da editora. Mas, como alguém citou aí as páginas de vantagem, tenho que dizer: Até agora, já tive duas resenhas avaliadas e aprovadas e, em ambas, haviam críticas. Em uma, apesar de ter amado o livro, eu critiquei diretamente uma parte do trabalho da editora. Na outra, eu disse que odiei o protagonista. No início, eu também fiquei desconfiada que não iriam aprovar, mas acho que não é o caso.

    ResponderExcluir
  6. Cíntia, muito bom saber isso!
    Posso comentar em um post, incluindo seu nome?

    ResponderExcluir
  7. Ocorreu o mesmo comigo. Uma resenha que possui algumas críticas, foi aprovada na página de vantagens. Só não estão sendo aprovadas as resenhas de livros lançados ano passado, só valem os de 2012.

    ResponderExcluir
  8. Mas peraí... A editora tem que divulgar os blogs parceiros? Isso é novidade pra mim. Está em algum contrato (mesmo que informal) de parceria editora/blog?

    Eu simplesmente acho um SACO quando a editora fica dando RT em várias resenhas, ainda mais quando é do mesmo livro (geralmente lançamento).

    PS: Essa conversa aí só faz sentido pra mim se for o caso das páginas de vantagens. Mas li os comentários aqui e agora estou perdido. A blogueira queria RT, é isso?

    ResponderExcluir
  9. Ceile Dutra de Moraes16 de abril de 2012 às 16:19

    Bom, desta quero pinar:

    ResponderExcluir
  10. Acho que vem do pressuposto que se é uma PARCERIA, ambos lados se colocam a divulgar um ao outro, não apenas o blogueiro divulgando a editora.
    Eu discordo em alguns níveis, mas como o post não é meu, deixo pra vocês ;)

    ResponderExcluir
  11. Atitude exagerada. A minha resenha de Garota Replay, também negativa, foi aprovada nas páginas da NC. Ok, essas imagens são de antes das páginas irem ao ar.

    Eu não fico esperando que as editoras parceiras deem RT nas minhas resenhas, embora eu as mencione nos tweets. É um saco ver RT's de editoras e autores na timeline, todos sobre as mesmas coisas.

    O único problema do livro em questão é a própria autora que não soube receber as críticas negativas e chamou um dos resenhistas que deu 1 estrela de invejoso e, recentemente, uma pessoa de doida e disse que ela precisava de tratamento por dizer que a autora "se apropriou" da ideia dela para escrever o livro.

    ResponderExcluir
  12. Estou começando a me perguntar em que mundo vocês acham que vivemos? Porque no mesmo que eu não é, ou vai dizer que vocês saem por aí divulgando gente que fala mal de vocês por terem o coração muito bom? A tal editora aí não cobra as resenhas, portanto você também não pode cobrar RT né?! 

    ResponderExcluir
  13. Acho que esse pressuposto da divulgação não existe. Mas, sim, os dois lados devem ganhar algo. 

    Só tenho parceria com uma editora, por isso não posso falar de todas as editoras, mas a minha parceria com essa editora já é satisfatória pra mim, sem RT, divulgação, nada. Eu recebo livros QUE PEÇO, que, na verdade, são livros que, caso eu não tivesse parceria, eu iria comprar e resenhar do mesmo jeito. 

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu fiz um histórico no Skoob criticando a protagonista desse livro, e a autora me respondeu dizendo que agradecia e que todas as opiniões eram bem recebidas. E eu já estava me preparando pra levar patada, porque, num barraco passado, ela apoiou uma outra autora contra leitores que não gostaram do livro.

    Ah, eu acho legal a editora dar RT em uma ou outra resenha que for melhor, que se destacar. Dar em todos os tweets é inviável se considerarmos a quantidade de parceiros que ela tem. E tem gente que toda hora manda um tweet pedindo RT, acho isso um saco.

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá!
    Primeiramente,gostaria de expor o motivo pelo qual tal conversa foi debatida via twitter. Percebo que muitas resenhas, normalmente aquelas que são super positivas e que falam que a editora é o máximo,exacerbando o livro em questão sempre são RTs. Realmente,não é obrigação da editora retuitar ou divulgar qualquer coisa que o blog faça relacionada ao conteúdo da mesma. Só quero que fique bem claro que,não li e resenhei o livro com o único propósito de angariar pontos para receber canecas,camisetas,bolsinhas e afins. Leio livros porque sinto prazer em fazê-los.Logo,sinto-me no direito de expor a minha opinião sobre o livro fundamentando SIM, os motivos pelo qual não gostei do livro.
    Independentemente, para qual faixa etária o livro tenha sido escrito, frisei a sua classificação de acordo com a minha avaliação. Não cabe nem ficar argumentando demais porque pelo que li nos comentários muitos concordam com a atitude da editora.Em relação a dar RT,acho que assim como divulgamos seus livros eles deveriam fazer o mesmo.Isso é parceria!Ou seja,uma troca!Tem muita gente aqui que comentou que acha que a pergunta que  fiz a editora fora exagerada.Independente das resenhas serem cobradas ou não,o que eu acho é que todos devem ser respondidos.Eu recebi a minha resposta: Parabéns pela resenha!
    Pronto.Fiz meu papel. Resenhei um livro ruim, fui sincera com os meus leitores e não estou enchendo os outros com spam em troca de brindes. 

    ResponderExcluir
  16. Meu bem, eu só queria te colocar alguns pontos pra você refletir, primeiro a parceria entre blogs e editoras não é de divulgação mútua , a editora entra com o produto, o livro, e o blog com a divulgação. Em suma, ela não precisa dar RT nem nas resenhas positivas, afinal a divulgação é sua parte da parceria e não dela. 
    Segundo, se você tivesse uma padaria e distribuísse um pão especial para mais de 200 pessoas e depois fosse filmar um depoimento sobre o que acharam pra fazer propaganda, será que você colocaria na sua propaganda as pessoas que não gostaram?
    Se tudo que as editoras fazem é criticado, é ruim, é contra a honra e dignidade dos blogueiros porque elas ainda existem? 

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  17. Sabe o que eu acho? Que tem gente que gosta de causar...

    ResponderExcluir
  18. Entendi perfeitamente o recado!

    ResponderExcluir
  19. Oi,Rapha!
    Você acha que essa pessoa que gosta de "causar" no caso aqui sou eu?

    ResponderExcluir
  20. Peraí... onde está a informação que essas pessoas são parceiras??? Não tem nada aí que diga que elas são parceiras da referida editora. Só acho que a editora não deu RT ou coisa assim na resenha da menina. Mas o motivo disso parece óbvio, né? Se eu quero vender, porque vou divulgar a opinião de quem não gostou do meu produto? 
    Além disso, em nenhuma parceria está estabelecido que a editora se compromete a divulgar a resenha do parceiro, seja ela boa ou má! 
    Então, sinto muito, mas achei esse post fora de propósito!

    ResponderExcluir
  21. PelamordeDeus! Vamos parar de procurar chifre em cabeça de cavalo gente! A editora não tem obrigação nenhuma de dar RT, muito menos se for pra uma resenha NEGATIVA o.O E a menina ainda recebeu os parabéns pela resenha, quer mais que isso?
    A NC não cobra resenhas, manda todos os lançamentos, mas SÓ LÊ QUEM QUER (por isso parem de ficar chorando que os livros são jogados em cima de vocês, é só mandar um e-mail que eles tiram o nome da lista de envio automático e só mandam o que vc pedir) e ainda é obrigada a divulgar o seu blog?
    Me desculpem, mas na parceria editoras X blogs quem entra com a divulgação são OS BLOGS!!! A editora se compromete em enviar material para resenhas, sorteios, etc. e em troca você divulga isso. Se vez por outra eles tweetam uma resenha legal, que ótimo. Mas não dá pra esperar que eles fiquem dando tiro no próprio pé.
    Concordo totalmente com a Camila (esse post é fora de propósito), a Samantha (em que mundo vocês vivem?) e ainda mais com a Rapha: tem gente que gosta de causar!

    Tem muita coisa mais importante acontecendo nessa blosgfera pra gente ter que ficar inventando absurdos ainda o.O

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dos posts do VL e acho que muitas questões têm fundamento. Mas esta vai dar o que falar...

    ResponderExcluir
  23. Vai ser tao legal quando o fim do ano terminar! Vou cortar todos os meus laços com as editoras! Já aconteceu das minhas resenhas serem ignoradas tambem...

    ResponderExcluir