quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pontos de Desvantagem

Sabe quando você sabe o que a editora quis fazer com uma ideia (aumentar a intensidade da divulgação sobre ela) mas também sabe o que vai acontecer (aumentar o SPAM sobre ela)?

Além disso, você sente aquela esticadinha de "tirar vantagem" que a gente sempre sente quando lida com uma editora "conceituada"?

Pois então. Essa editora, muito conceituada, resolveu abrir um, digamos assim, programa de milhagem.
É isso mesmo, caros leitores.

Meu informante não me passou a informação de para que os pontos serão usados mas, presumo eu, serão trocados em livros. Se alguém comentar com que tipos de prêmios estão disponíveis eu edito o post, ok?
EDIT: "os prêmios são livros, credencial e viagem pra Bienal até filmadora e iPod." - Ou seja, os prêmios são bons, realmente vão incentivar as pessoas a participarem. Mas essa participação é positiva ou negativa? Vejamos...

Vejamos algumas ações que dão pontos, nesse programa de milhagem...

3 – No seu Blog (Nova Resenha): sempre que você fizer uma resenha sobre os lançamentos, de 2012, da Editora XXXX (desde que o conteúdo não seja repetido ou reproduzido de algum outro blog ou site), você deverá nos informar o link da resenha e se aprovado, ganhará 04 pontos.

Aprovado. Ou seja, alguém vai avaliar. Eu poderia levar na boa, ter boa fé e acreditar que apenas vão ver se não é plágio e tal. Mas sou cética e não tenho fé na humanidade nem no mercado literário. Acredito que se a resenha for negativa SERÁ desconsiderada. 

4 – No seu Blog (Mídia XX): se refere às postagens no seu blog de Caixinhas de Correio e fotos com livros ou kits, falando, exclusivamente, da Editora XXXX.

Exclusivamente é a palavra que irrita, aqui.

5 – No Skoob (Nova Resenha): cada resenha feita no Skoob sobre os lançamentos de 2012 da Editora XXXX, receberão 15 pontos, se aprovadas.

Novamente esse "aprovadas" aí...

7 – No Twitter (Tweet): todo o tweet em que você citar a XXXX ou um de nossos lançamentos de 2012, poderá ser enviado para nossa análise.(...) Lembre-se! Dois ou mais tweets com conteúdos repetidos não serão computados.

Conteúdo repetido não, mas e se eu passar o dia inteiro mandando tuítes sem sentido sobre um livro? Aí vale? Dá-lhe SPAM!

8 – No seu Blog (Novo Comentário): toda a postagem que você fizer em seu blog sobre a Editora XXXX ou sobre os livros lançados em 2012, seus leitores poderão comentar. No momento em que você nos encaminhar este link, nós avaliaremos e caso ele seja aprovado, você ganhará 2 pontos por cada comentário. 

E vamos nós aos milhões de blogs subornando para ter comentários e fazendo aquela "rodada de comentários" em outros blogs sem ler o post, só dizendo "vai no meu também e comenta, tá?"...

1 – No Blog XXXX (Prêmio Extra): sempre que algum parceiro realizar uma promoção criativa, fazer (sic) um post muito legal ou alguma ação que a Equipe de Marketing da XXXX julgue interessante, nós atribuiremos a ele pontos extras.
Hum. Esse é o "a gente pode dar pontos para quem quiser, quando quiser, se quiser, invocando essa cláusula". Bônus para não saber conjugar o verbo fazer ("sempre que um parceiro fizer...").

Ah, e olha só.
Uma resenha leva 4 pontos. Um tuíte leva 2. Uma resenha no Skoob leva 15 pontos (será que pode ser a mesma resenha que do blog?).
Alguém mais acha completamente descalibrado "pagar" o mesmo por uma resenha ou por dois tuítes?

11 – No Facebook (Curtir): toda a postagem que você fizer no Facebook sobre a Editora XXXX ou sobre os livros lançados em 2012, seus leitores poderão curtir. No momento em que você nos encaminhar este link, nós avaliaremos e caso ele seja aprovado, você ganhará 1 ponto por cada “like”.

Gente! 1 postagem no Facebook (2 pontos) com 2 likes "paga" o mesmo que uma resenha! Mórri.

E vai ter gente achando lindo, fazendo mil posts sobre a editora e super querendo trocar seus pontinhos, falando da editora o dia inteiro, no twitter e facebook, como se fosse a nona maravilha do mundo e pedindo até pro cachorro curtir, compartilhar e retuitar os posts.

48 comentários:

  1. Massa q dessa vez vc não se deu ao trabalho de tirar o nome da editora xD

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk Pior que foi falta de atenção mesmo. Escapou em uma citação só, vai... hehe
    Já arrumei ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não queria falar, mas os prêmios são livros, credencial e viagem pra Bienal até filmadora e iPod.
    Pois é.

    ResponderExcluir
  4. Toda essa história de pontos já soa como treta para mim, agora como assim uma resenha vale 4 pontos? Uma resenha dá e muito trabalho para ser escrita e aí todo esse trabalho é desvalorizado com essa tabela de pontuação deturpada na qual tuítes falando sobre abobrinhas e afins desde que falem sobre o livro da referida editora valerão 2 pontos. Vergonha alheia demais. Espero que muitos dos "parceiros" dessa editora percebam a roubada e caiam fora enquanto é tempo. E eu vou boicotar, me recuso a distribuir um like que seja para postagens referentes a essa editora no Facebook... huahauhau 

    ResponderExcluir
  5. Acho que a pontuação seria justa apenas nas resenhas e postagens sobre lançamentos. E mesmo assim, classificar a resenha ou divulgação com notas diferentes de acordo com o capricho e qualidade. Agora isso de facebook, twitter, comentários... acho injusto. Ficarei para trás nesse lance, pois só enviarei os links de resenhas e lançamentos... 

    ResponderExcluir
  6. Os prêmios não são apenas livros. Esses são os mais fáceis de se conseguir, mas tem coisa grande também. Viagem, câmera, ipod, TV, entre outros.

    Eu estava achando interessante essa ideia, até ver a pontuação por cada ação. Até devo estar com muitos pontos, porque eu sempre coloco citações no Tumblr e a maioria vai pro Twitter e/ou Facebook. Mas acho absurdo que Caixinhas de Correio (que me desculpe quem faz, mas acho totalmente inútil e repetitivo) valha mais do que resenhas. E também não gostei da ideia de que as boas resenhas sejam replicadas no blog da editora, porque isso prejudica a indexação do blog nas pesquisas do Google.

    Eu gosto muito dos livros dessa editora, mas tenho observado há algum tempo essa postura de divulgação maciça e repensando se vale a pena estar no meio disso tudo.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, Cíntia. Um vídeo com o blogueiro mostrando o livro (o resultado final é igual em todos os blogs) nunca deveria valer mais do que uma boa e trabalhosa resenha (original e autêntica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Tati!!
      E ainda não tinha visto a questão da pontuação!
      Uma resenha bem escrita deveria valer mais que qualquer outra coisa!
      Um beijo,
      Nica

      Excluir
  8. HAHAHAHA editora "conceituada" hein?! Adorei!
    Confesso que me inscrevi só pra saber se meu blog entra, já que não bomba em acessos/comentários - já que eles cobram no cadastro quantas visualizações mensais a pessoa recebe. Vamos ver ;D

    ResponderExcluir
  9. Para esse tipo de ação, que pode até ser bem intencionada, vale a máxima "Isso é uma cilada, Bino"
    Não que a editora não dê os prêmios, mas pra consegui-los vai ser difícil, a começar pela competição ai por likes e comentários.

    ResponderExcluir
  10. Ah, só para constar, sou parceira da editora, adoro o trabalho dela e concordo com sistema de pontuação, porém Não dessa forma e enviei minha opinião à editora, pois sou sincera.

    ResponderExcluir
  11. Tatiana - concordo que a ideia no seu ponto mais genérico (acumular pontos ao divulgar a editora) é boa. Mas para por aí, toda a execução da ideia foi falha.

    ResponderExcluir
  12. Não vejo muitos problemas com o programa de pontos em si, afinal funciona com muitos outros setores do mercado. 
    É um incentivo grande para divulgar tal editora visando os pontos que valerão prêmios, porém as regras soam abstratas.
    As pontuações são desproporcionais (resenha 4 pontos, resenha no Skoob 15 oi? -será que o Skoob é mais importante do que os próprios blogs?), e também acho que vai gerar muito spam da própria editora, infelizmente.

    ResponderExcluir
  13. Ah, sim, acho válido se for uma postagem sobre o livro apenas. Nada de spam nas redes sociais e tal... 

    ResponderExcluir

  14. para constar, a editora continuará com as parcerias normalmente (ou seja,
    enviando os kits como sempre fez). Os pontos podem ser trocados por livros sim,
    mas tem outros prêmios lá também.

    Inicialmente achei a ideia legal, mas essas pontuações estão
    desvalorizando completamente as resenhas, que são justamente o
    "verdadeiro" trabalho de um blog literário.
    Essa ideia de postagens exclusivas também me incomodou. Quem fica separando
    Caixas de Correio e postagens de lançamentos por editora? Bom, agora muitas
    pessoas vão começar a fazer isso. Já estou até vendo a quantidade de postagens
    e tweets irrelevantes que vão surgir.


    Só sei que continuarei tratando minhas parcerias como sempre. Se eu
    chegar a trocar pontos, serão somente por postagens que eu achar relevantes e
    que eu faria com Clube de Vantagens ou não. Por tweets, nem pensar!


    Vergonha Literária: desmascarando as pilantragens de todas as editoras!
    uashasusah

    ResponderExcluir
  15. Eu até achei a ideia legal, mas o sistema de pontuação, assim como todo o regulamento, é falho demais.
    Eu não vou me estressar ou me matar com divulgações por conta disso.

    ResponderExcluir
  16. Quando recebi o email sobre a Editora sobre os Pontos, fiquei animada. Leio vários livros da Editora e os prêmios realmente são ótimos (Tem até TV LED 32'', Play 3, etc), então vai ser interessante poder ganhar alguma coisinha com as resenhas que eu escrevo. Mas vai ser complicado adquirir uma quantidade grande de "grana" pra poder adquirir um prêmio melhor (acho que o máximo que vou conseguir ali é a caneca, que é o mais barato).
    Depois comecei a pensar na quantidade de SPAM que isso vai conseguir trazer pra Twitter, pro Facebook e até pros blogs. A quantidade de gente falando sobre as mesmas coisas vai dobrar e isso é o que me deixa mais desanimada.
    É interessante, mas de maneira pessoal (pra mim, olhando pro meu lado, entende?), mas se você (eu e todos) olhar de um aspecto geral, isso vai acabar estragando a blogosfera. Porque quem só tá interessado em pontuação, vai fazer MUITO SPAM na rede.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Priscila Braga Curto5 de abril de 2012 às 09:03

    Maior piada EVER. Nunca vi uma ação tão fail. 

    ResponderExcluir
  18. Olá VL,

    Existe casos e casos em relação a esse programa de vantagens. O primeiro você destacou nesse post sobre as regras e a possibilidade de spans nas redes sociais. Os prêmios são sim de encher os olhos, mas a divulgação fica a critério de cada um... é claro que todos visam os prêmios grandes (que consequentemente requerem maior pontuação) e isso consequentemente gera uma maior divulgação dos livros de tal editora, beleza... ponto de vista aceito.

    Mas também nem todos os blogueiros se submetem a todos os critérios. Eu sou parceiro de tal editora, faço as resenhas dos livros que eles me mandam  e divulgo essas resenhas em minhas redes sociais (não mais do que eu fazia antes desse clube), e se eles vão aprovar ou não não interessa...

    Esse clube de vantagens pode ser olhado por dois ângulos bem diferentes:

    1º - Pelos espertinhos de plantão que vão lotar as redes sociais com livros da editora só para ganhar pontos e trocar pelos melhores prêmios (e isso é o que mais vai dar);

    2º - Possibilitar aos parceiros ganhar prêmios legais com suas divulgações.

    Se um blogueiro tem um público considerável que sempre comenta em suas resenhas ou curti seus comentários no face é claro que ele terá mais chances para ganhar prêmios melhores, aí abre dois caminhos: o 1º é que quem não tiver seguidores assim vão fazer de tudo para ganhar pontos de outras formas (leia-se span) e o 2º procurar aumentar o número de seguidores para comentar, curtir suas publicações e consequentemente melhorar seu blog.

    Então é claro que há um ponto negativo nesse clube, mas também existe uma esperança.

    E claro, quem está livre de span??? Duvido que algum dos comentarista aqui embaixo nunca participou de uma promoção que retwitou uma mensagem inúmeras vezes... eu não digo que sou perfeito, mas também não sou hipócrita. E claro, muitos tbm falarão mal desse clube de vantagens pq tbm não estão neles.

    Eu como sou parceiro e participo defendo o meu ponto de vista, que são esses aí em cima, por estar ciente de tudo que acontece em questão. Sei que muito não entenderão meus ponto de vista, mas paciência, ignorantes existem em todos os lugares =D.

    HUGS o/

    ResponderExcluir
  19. Oi Joelmir!
    Só quero deixar registrado que concordo com todos os pontos que levantaste.
    É verdade que o modelo mostra os dois lados, o ruim e o bom. Eu acho que o sistema vai ser abusado e que as pessoas vão incomodar até conseguir seus prêmios, enquanto os honestos vão ganhar... Canecas.
    Mas é porque não tenho fé na humanidade ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu também sou parceira da editora e concordo que seja possível participar sem fazer spam ou flood*. O problema, a meu ver, é que a pontuação da editora valoriza e premia o comportamento de quem fizer isso só pra acumular pontos. Enquanto isso, o que acontece com quem se dedica a fazer boas resenhas? Corre o risco de ter seu texto replicado no blog da editora e de ser prejudicado na indexação do Google.

    * Estou vendo muita gente falar que vai aumentar o spam, mas creio que o correto seja flood. Spam é quando alguém envia uma mensagem não solicitada. Flood é quando envia a mesma mensagem várias vezes.

    ResponderExcluir
  21. Eu meio que, posso ficar aqui rindo eternamente?

    Eu preciso dizer que amava a Editora em questão até a saída do C** opaaa. rs quase falei.
    Mas desde então a mesmo vem perdendo-se cada vez mais, achando que divulgação em massa resolve, não, não resolve, vira SPAM, fica enjoativo, chato, repetitivo.

    Tenho o meu ritmo de leitura (que por sinal é bem lento, principalmente pelo fato de eu estar em ano de vestibular) e não vou correr com a minha vida, (lê-se: deixar tudo o que tenho de importante a fazer) para ajudar uma Editora que perdeu a essência do início.

    Ajudo sim, com o maior prazer, mas quando EU bem entender. O que o povo (blogueiros e editoras) esquecem, é que um blog é pessoal e intransferível. Logo, o conteúdo é você quem faz. E não terceiros.

    Confesso que estava ansiosa pela Páginas de Vantagens, mas me decepcionei com os tais "aprovados" rs
    Pelo amor de Deus, se eu disser que livro X é mau estruturado, não mereço ponto por isso?  Por estar sendo sincera? Pelo visto não!

    Como disse no twitter, muitas pessoas deveriam ler este blog com a mente aberta e tomar um choque de realidade, todo mundo perdendo  a noção das coisas, eu hein.

    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.comhttp://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela dica da editora.

    ResponderExcluir
  23. QUANDO eu tinha Twitter e participava de alguma promoção, só retuitava UMA vez. Quando participo de promoção em qualquer lugar, só o faço uma vez. A não ser que se tenha chances de OUTRAS maneiras. Nunca floodando.

    Sim, a ideia até que poderia ter potencial, mas foi muito mal elaborada. Sorte que não sigo blogueiros. Bloquearia sem dó quem começasse com flood.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, isso tudo é inveja? Vai ler alguma coisa, colega. Ocupa a porcaria da sua mente.

    ResponderExcluir
  25. Até sei que editora é essa, porque meu blog é parceiro.
    Concordo com os pontos que você falou. Eu vou adicionar no site deles só os links das resenhas que escrevo no meu blog, já que escrevo-as de qualquer jeito e é só colar o link (antes eu enviava o link para eles por e-mail, então é o mesmo trabalho). Se aprovarem beleza; senão não vou ficar chorando por isso. ;)

    ResponderExcluir
  26. A-DO-REI. Vou fazer muito spam e ganhar muitas granas! Uhul!

    Chupem!

    ResponderExcluir
  27. Hum have fun?

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente eu não gostei disso, pois vai gerar muito spam. Vai ter neguinho se matando para cumprir tudinho, tim tim por tim tim. Como a Sora, eu também vou enviar os links das resenhas e promoções - que antes eu já enviava por e-mail.  Não vão conseguir manipular minha opinião por conta de prêmios. Pode apostar que terá pessoas deixando a sinceridade de lado para ter as resenhas 'aprovadas'.

    ResponderExcluir
  29. Tô triste com o programa de vantagens da pq recusaram duas resenhas super caprichosas e uma postagem detalhada sobre o lançamento de um livro deles... :( A resenha no blog vale 4 pontos e no Skoob vale 15. Não entendi e nem me responderam ainda.

    ResponderExcluir
  30. Recusaram as resenhas porque não são de livros de 2012, até aí compreendo na boa. Regra é regra. Mas a resusa da postagem sobre o lançamento de um livro de março, não entendi.

    ResponderExcluir
  31. Mas é só sobre os livros deles? Porque tive um post de promoção recusado porque "as postagens devem ser apenas sobre os livros da editora".

    ResponderExcluir
  32. Sinceramente, eu gostei. Provavelmente vão ter que adaptar algumas coisas futuramente, em especial na questão de pontuação, mas gosto desse sistema de vantagens (que já existe em vários outros segmentos).
    Medo de flood? Tem um jeito muito simples de evitar: parar de seguir. Os blogs que começarem a abusar da divulgação apenas por pontos, fariam isso por QUALQUER editora, para ganhar QUALQUER coisa. É o tipo de blog que não vale a pena seguir e pronto. Tenho certeza de que vários blogs sérios vão continuar fazendo apenas a divulgação que fazem hoje.
    Sobre a resenha no Skoob valer mais pontos, para mim é meio óbvio: o Skoob tem muito mais visualizações e gera muito mais propaganda do que QUALQUER blog literário. Fazer ou divulgar uma resenha no Skoob é muito mais interessante do que divulgar em outro lugar.
    Sempre escrevi as resenhas e publiquei no Skoob (integralmente) e divulguei o link pelo Twitter e Facebook (uma vez). Vou continuar fazendo o mesmo. Ainda não validaram os meus pontos para saber se vão aceitar ou não, mas isso confirmo depois. Só com isso já conseguiria 23 pontos (limpos, sem comentários ou RTs). 10 resenhas no ano me dariam pontuação para pedir um livro. Acho justo, pela quantidade de livros que enviam.
    Uma coisa que não concordo muito é a parte da divulgação ter que ser exclusiva para a editora. Ninguém vai fazer uma Caixinha do Correio só com metade das coisas que recebeu. Mas paciência, talvez isso mude com o futuro.
    Por último, acho difícil (ou sou muito inocente rs) que eles recusem uma resenha por ela falar mal do livro. Falar que o livro "é uma droga" é uma coisa, explicar motivos pelos quais a pessoa não gostou do livro é outra. No segundo caso, não vejo motivo para não validarem os pontos. 

    ResponderExcluir
  33. Apesar de não concordar com esse programa de vantagens da editora, eu
    gosto dela como parceira. A equipe sempre foi muito atenciosa, além
    disso, eles nunca focaram em número de visitantes, etc. Todos parceiros,
    independentes se são blogs iniciantes ou 'maiores', possuem o mesmo
    tratamento.

    ResponderExcluir
  34. Essa é uma das únicas editoras que nunca me deu problema algum. Eles enviam todos os lançamentos, mas não cobram resenha em momento algum. O único problema é arcar com o frete dos livros de promoção, que vêm junto. Mas enfim...Quanto a essa páginas de vantagens, achei até a ideia boa, mas faltou planejamento nessa distribuição de pontos mesmo... Mas essa é a única editora que resolveu dar alguma coisa além de livros! É uma coisa boa, não?! rs

    Esse negócio de "aprovado" não é para separar coisas positivas das negativas, é mais para os spammers não passarem batidos com divulgações em massa. Só recebi o e-mail desse coisa de vantagens já enviei outro perguntando sobre os spams e tudo mais. Tem uma cláusula nos termos da Página de Vantagens, que fala que a pessoa será punida com a retirada dos pontos e até a anulação da parceria e tudo mais caso envie coisinhas do tipo "link + comenta na resenha/lançamentos/etc. bjux" ou qualquer chateação nas outras redes sociais... ou seja, todo mundo que receber spam, é só denunciar. 

    Meus dedinhos coçam para isso. Sou desses.

    Enfim, saibamos ver o lado bom também. Todos os parceiros devem ter ficado contentes com isso (me incluindo, obviamente), pois vamos continuar fazendo o que já fazemos, só que com alguma recompensa mais concreta. O problema é como cada um vai usar, daí o negócio é mais embaixo... Porque se eu ver spammer levando tablet... pego meus pontinhos, resgato a caneca de porcelana e faço ele comer a caneca! haha

    ResponderExcluir
  35. Não vou criticar, mas também achei essa promoção de 'pontinhos' uma furada. Tenho parceria com a editora, mas vou ficar apenas com a parceria, não vou entrar nessa promoção.

    ResponderExcluir
  36. A ideia nem começou direito e já arrumaram mimimi para criticar. A NC foi a minha primeira editora parceira e nunca tive problema algum com eles, sempre foram atentos aos meus e-mails de todas as naturezas possíveis. Nunca pediram para eu mudar nada em resenha negativa ou o que for. Achei a ideia fantástica. Como disse alguém nos comentários, é a única editora que, além de enviar os livros, irá premiar o blogueiro com outra coisa. Óbvio que sendo parceira, os livros são enviados de qualquer forma.

    Se aqui há parceiros que estão criticando e não leram os termos de uso, o "como funciona", é lamentável não terem interpretado de forma concisa. Se eles vão aprovar, é claro que não sairão aceitando qualquer tweet, qualquer divulgação em massa nas redes sociais que gerem spans.

    Também como disseram, é claro que as resenhas do Skoob valem mais que dos blogs. Vamos acordar, sair do País das Maravilhas! O Skoob é uma rede social dedica a livros e é lá que as pessoas vão buscar referências e opiniões sobre os lançamentos e outros livros. Esse mimimi de que resenha de blog não vale menos é balela. Eu sempre posto a mesma resenha do blog lá no Skoob também. Não cola para mim.

    Eu pelo menos vou continuar fazendo o que sempre fiz e mandando os meus links agora para eles através das páginas. Que, por acaso, é o meio agora de prestar contas com a editora sobre os livros que recebemos.

    ResponderExcluir
  37. Acho essa ideia até válida, mas com ressalvas e limites. Caixinha do correio pra mim não deveria nem ser levada em consideração, enfim, o que é mais incomodo é que esse tipo de político somente valoriza aquele blogueiro que passa o dia inteiro a disposição de blog e redes sociais. Infelizmente eu não tenho tempo pra isso, pra mim não existe vantagem, espero pra ver se não haverá desvantagem.

    ResponderExcluir
  38. O C*** priorizava alguns blogs e só aprovava parceria/respondia emails da lista de "queridinhos' dele. Era deprimente ver vídeos de caixa de correio do tipo "Eu queira MUITO o kit desse livro pq vem com uma bonequinha que dá para trocar a roupa. Pedi pro C*** e ele me enviou", enquanto eu ficava enviando emails e mais emails solicitando apenas o livro para resenha no blog e ele nunca respondia. Sua saída foi uma das melhores coisas que aconteceu à editora.

    ResponderExcluir
  39. Eu achei legal sim essa atitude da Editora. Ela é uma das que mais se preocupam com os blogueiros, sempre tratando muito bem e dando atenção, coisa que a maioria não faz. Além de ser uma editora grande, que não faz mimimi para fazer parceria e que iguala blogs "grandes" a "pequenos". Apesar de ter tido uma má administração das parcerias no passado (aceitando qualquer tipo de blog,dando privilégios a alguns, etc), estão correndo atrás de resolver tudo isso.


    Só não entendi uma coisa: eles querem que façamos uma Caixa de Correio só com livros deles? Ih, prevejo uma tonelada de CdC's com dois vídeos agora...

    ResponderExcluir
  40. Pedro Henrique Borges7 de abril de 2012 às 15:53

    ca*****!!!! isso tá virando bagunça!!! Não consigo pensar nesses blogueiros como algo diferente de jumentos. Sinceramente, eles estão se vendendo.

    ResponderExcluir
  41. Ceile Dutra de Moraes9 de abril de 2012 às 15:32

    Hum, quando recebi o email da pontuação já imaginei que viria parar aqui... Porque sempre alguém vai discordar. Se estivéssemos falando de uma editora Y qualquer, seria válido, mas quando se trata da NC, passo a discordar. Entenda: trata-se de uma editora que manda TODOS os lançamentos para TODOS os seus parceiros, TODOS em dobro (o que seria um pro blogueiro e um para sorteio) e não cobra absolutamente NADA - não dá prazo pra resenha, não manda releases para postar... Male, male, manda um email pra pedir ajuda pra subir alguma tag e talz. Nunca trataram nenhum blog diferente: se precisa de algum livro pra promoção, eles mandam. Se quer algum livro pra resenha, eles mandam. E nada muda o recebimento dos lançamentos.

    Quanto à pontuação, não sei que diferença faz, porque é uma coisa que já fazemos normalmente, certo? Nós lemos os livros e resenhamos, divulgamos lançamentos (depende do blogueiro) - e quem fizer tudo isso e quiser "reportar", pode fazer. O programa é opcional e acho que é uma estratégia da editora pra fazer com que os blogueiros divulguem "por vontade própria". O que eu acho que é a nossa parte da parceria, já que eles mandam tantas coisas e nós deveríamos cumprir com as resenhas, pelo menos. Isto tudo é um extra, faz quem quer...

    Resumindo, se o medo é de spam, o problema não está no programa da editora e sim no blogueiro que pode vir a praticar a "spamdagem".

    Acho que a resenha no Skoob tem que valer mais mesmo, já que é lá que muitas pessoas vão buscar... Quando vc procura um livro no Google, o resultado (depois dos links patrocinados) é dele... E nos termos de uso, a editora especifica muito bem que não pode ser conteúdo sem elaboração, se não vai ficar como plágio...

    Acho que pode ter alguma alteração, mas eu gostei. Não acho que vá fazer diferença pra mim, pois não vou mudar meu jeito de postar minhas coisas, se eles "aceitarem" assim, bem, se não, sem problemas...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  42. fatoselivros fatoselivros12 de abril de 2012 às 02:58

    Confesso que não tive uma boa primeira impressão da proposta desse blog, mas "por acaso" caí aqui hoje, li os últimos posts e ´gostei muito. São bons assuntos para se colocar na roda. Então, retiro o que eu disse (se eu disse, não me lembro. Mas pensei...).

    Contudo, eu gostei da proposta. Na minha opinião, essa é uma das melhores editoras nacionais e a melhor editora parceira dos blogs. A ideia não é limitar os livros a quem divulga. Todos os parceiros continuarão recebendo os lançamentos, que não são poucos. 

    Ah, eu discordo tb q eles avaliem a resenha desconsiderar as negativas. Se for assim, estou ferrada. Dois três últimos livros que eu resenhei na dita cuja, duas foram negativas. Acho que a avaliação seja em razão dos comentários e talvez para conferir a qualidade do que foi post.

    Claro que vai ter gente que vai pirar e começar a flodar todos os cantos possíveis e inimagináveis. Mas quem tem bom senso vai continuar na mesma, apenas informando o que fizer. Eu, por exemplo, detesto fazer caixinha de correios e não vou começar a fazer agora só para ganhar pontos. Cada cabeça com a sua sentença.

    Eu gostei muito. Reclamar dessa editora é falar de barriga cheia. Ela é super preocupada e responsável. Quem dera se metade das editoras fossem assim tb. 

    ResponderExcluir
  43. Essa é a mais pefeita arapuca para blogueiros mongóis que eu vejo em muito tempo, sério.

    ResponderExcluir
  44. Acho que a questão de publicar, divulgar e resenhar quando bem entender é normal, não se está exigindo quando seja feito. É um plus, como diria minha mãe. E eu acho muuito bacana, pois a Editora, segundo o que ouço de outras é uma das mais tranquilas, que envia todos lançamentos, mas não fica cobrando resenha pra tal dia, ou tal mês.

    ResponderExcluir