quarta-feira, 4 de abril de 2012

Políticas de Parceria

Noffa! Loucuuura essa nova política de parceria. Essas editoras aí, só falta pedirem o primogênito e um rim para te mandar alguns livros, esporadicamente...

Foi enviado um email para os atuais parceiros de uma editora que chamaremos de P. Abaixo alguns pontos que achamos beeeeem interessantes:


- Continuaremos enviando aos parceiros, mensalmente, os lançamentos da Editora, junto com o release e capa;
-- Super. Achei que iriam parar de mandar um email genérico com informações. Afinal, muito trabalho que isso dá pra vocês... (teoricamente, alguns parceiros ganham livros junto com isso, mas nenhum deles se manifestou para nós, portanto não poedmos afirmar)

- O blog deve encaminhar para conhecimento da Editora, tanto o link com a postagem dos lançamentos, quanto das resenhas;
-- Ou seja, "seu blog é obrigado a postar sobre todos os lançamentos, todas as vezes que enviarmos e depois mandar o link para nós".

- Todas as resenhas feitas pelos blogs devem ser postadas em sua página no Facebook;
-- Ou seja, "você é obrigado a ter Facebook e divulgar nossos livros nele".

- Somente os parceiros que divulgarem as novidades poderão concorrer ao sorteio mensal dos livros. O blog pode publicar todos os lançamentos que condizem com o conteúdo e perfil do seu site;
Fiquem ligados! Quanto mais divulgações realizadas, mas chances você tem de ganhar o sorteio;
-- Essa, essa aqui mata a pau. Ou seja, divulguem TUDO que a gente mandar que você vai poder participar do sorteio. Mas, espera aí, que sorteio? Mais, logo abaixo.

- A partir de agora todos os parceiros devem curtir a nossa página do facebook e twitter. Assim, os blogs ficarão por dentro de todas as novidades da editora;
  -- Ou seja, você é obrigado a ter Facebook e Twitter. Você também é obrigado a seguir a editora, mas ela não é obrigada a te seguir. Você é que tem que querer, desesperadamente, as novidades dela.

- Todas as solicitações de livros para resenha ou promoção entre os seguidores do blog serão recebidas através do e-mail xxx@P.com.br e cadastradas para o sorteio mensal. Porém, o recebimento não será acusado, devido a grande quantidade de solicitações que recebemos diariamente;
-- Também poderia ser escrito assim: "somos importantes, vocês não. Vocês vão pedir e nós não precisamos nem responder". Ah sim, novamente, o tal sorteio. Mais, logo abaixo.

- O pedido deve ser encaminhado até o dia 15 de cada mês, quando será realizado o sorteio. O resultado será divulgado até cinco dias úteis após o sorteio e somente os blogs sorteados serão notificados através do e-mail;
-- Bom. Não foi explicado, né? Mas... É impressão minha ou esse sorteio é... Para saber que parceiro (s) vai ganhar o livro? Ou seja, não é exatamente uma parceria né? Pelo menos é o que os "parceiros" menores recebem - o "direito" de participar de um sorteio... Além disso, um passarinho me contou que os blogs que sempre ganham esses sorteios incríveis são aqueles que divulgam tudo, mesmo sem ter a ver com o tema do blog e ficam achando tudo lindo, ótimo e MARAAAAAA...

- NOVIDADE: A partir de abril, faremos um concurso mensal que premiará a melhor resenha de cada selo (PPP, CCC, SSS e JJJ). Avaliaremos o conteúdo, a escrita e a criatividade. O ganhador receberá brindes exclusivos da editora.
-- Noffa. Nem vão avaliar a resenha mais positiva né? Aquela que acha tudo lindo? Magina.

- A melhor resenha de cada selo será divulgada no site do Grupo P como notícia na área de Imprensa.
-- UAU. Mas, para EU liberar a MINHA resenha para ser divulgada, vamos conversar, quero saber quantas visitas o SEU site tem? Qual o estilo do texto? Você coloca notícias frequentes? Porque, sabe, EU não quero o texto do MEU blog num site qualquer, tenho uma qualidade a zelar...

- Cada livro possui uma cota de divulgação. Assim que a cota for esgotada, os parceiros receberão um e-mail informativo. Obs: As cotas não serão divulgadas.
-- Ou seja, se não quisermos que VOCÊ fale desse livro, se preferirmos que outra pessoa fale, vamos dizer que a cora esgotou. Não nos importamos com todos os parceiros, só os que gostamos. E vamos dar quantos livros nós quisermos, com um quesito que não iremos divulgar, para as pessoas que nós sortearmos.

29 comentários:

  1. Bom, se a pessoa se dispõe... aguente, minha filha. O que vem fácil é pra desconfiar mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito quando recebi esse email. Sem mais.

    ResponderExcluir
  3. Pode ter certeza que tem blogueiro fazendo fila para ser explorado desse jeito!
    Para cumprir todas essas exigências, sai muito mais barato comprar o livro. Minha hora de trabalho vale muito mais que isso! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei pasmada com esse email quando o recebi. Um detalhe importante "você só poderá participar do sorteio se tiver divulgado o lançamento" - oi? Meu blog não tem espaço para lançamento, acho que para isso existe twitter e facebook. Sim, resenho, comento sobre os lançamentos, mas não posto nenhum. Não gosto disso e pronto. Agora a editora quer que eu faça isso para ter a POSSIBILIDADE de ganhar um livro? Então se eu falar sobre tuuuuuudo o que eles lançam - mesmo não tendo nada de relevante para o meu público - eu ganho um livro? Tenho esperança que com toda essa revolta contra a nova politica, eles voltem atrás... É pedir demais?

    ResponderExcluir
  5. Também pasmei quando recebi isso. Até dei risada, porque essa editora é suuuuuuuuuuuuper parceira (risos), honra todos os blogueiros com essas pequenas recomendações. Nessas horas que nós percebemos que o mundo por detrás das parcerias editoriais não é tão fofinho e colorido quanto parece. 

    ResponderExcluir
  6. Verdade. E que de parceria, não tem nada! As editoras vêem como negócio e os blogueiros como parceria, logo só quem "leva" são os blogueiros que acham que estão sendo ajudados quando as editoras acham que só estão "pagando por um serviço".

    ResponderExcluir
  7. Antes pagassem... Nunca participei de um sorteio e só divulguei um lançamento. Vejo um pessoal que recebe livros deles frequentemente e fico me perguntando sobre a natureza do tal sorteio. 

    ResponderExcluir
  8. Ceile Dutra de Moraes4 de abril de 2012 às 18:27

    Ri muito quando recebi o email... Tipo, divulgue só o que tem a ver com seu blog. MAAAAAAAS, quanto mais você divulgar, mais chances de ganhar o livro. What? Mas e se de 10 releases enviados, só um ou dois tem a ver?
    Não acredito muito neste sorteio, já que é somente um livro (vc decide se é pra resenha ou pra sorteio) e já vi blog que levou dois (um pra cada resenhista do blog).
    Mais do que nunca, é hora de avaliar cada parceria que temos... Eles tb poderiam nos levar a sério, né? rs

    ResponderExcluir
  9. Ain, cadê alguém pra dar dica de quem é essa editora?!

    Eu sempre digo que o pior não é ter esse tipo de coisa, é ter gente que se submete a isso. Como disse uma colega aqui, sai MUITO mais barato comprar os livros.

    Gente, eu sou pobre e consigo ter pilhas de livro pra ler sem ter que depender de puxar saco de ninguém! Até poderia fazer sorteio - se tivesse um blog. Alguém me diz qual a vantagem de ter parceria com editora que até hoje eu não saquei?

    ResponderExcluir
  10. Não, o sorteio até existe. Em mais de ano de parceria, participo desse sorteio todo mês e já ganhei uns cinco livros sem nunca ter divulgado lançamentos. Mas existem blogs grandes que recebem mais de um livro por mês TODO mês sem falar nada. E tem também os que falam e sempre ganham. Parte do sorteio é verdade. PARTE.

    ResponderExcluir
  11. dica: acabando de lançar a continuaçao de nascida a meia noite ahahahahahha 

    ResponderExcluir
  12. Eu gostava da editora. As duas vezes que participei do sorteio, fui sorteada, mas com essas mudanças de regras eu fiquei totalmente decepcionada. Eu trabalho, tenho o que fazer, minha vida não se resume apenas ao blog, portanto eu não vou me submeter a esse tipo de coisa, por migalhas. 

    Rola uma chantagem, com essa coisa de twitter e facebook. É totalmente rídiculo. O pior de tudo, que sempre tem aqueles que se submetem a esse tipo de coisa.

    Blogueiros abram os olhos. Tem editoras muito boas por ai, não percam tempo com essas que não valorizam a dedicação e o amor que você tem pela leitura.

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  13. Ah, teve uma outra editora que pode ser chamada de D. que fez uma proposta mais absurda que essa. Resumindo: Spam obrigatório semanal rs.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu recebi esta proposta indecente, eu retirei, na hora, o selo deles do meu blog.

    ResponderExcluir
  15. Já participei de trocentos sorteios e nunca ganhei nenhum...tem blog por aí que recebe todo mês mais de um exemplar (oooo povo sortudo neh? ganha sorteio direto e em dose dupla) kkkk Enfim, não vo divulga capa e sinopse de livro nada v....também não sou obrigada a infernizar no twitter e facebook...mto menos a falar bem de livro nenhum! Aff....nem sei quais blogs vão ganhar o premio de melhor resenha mesmo sem se inscrever :x

    ResponderExcluir
  16. Bom, recebi esse e-mail e e fiquei totalmente 'poker face', só podia ser piada, aguardei um tempo e...bem, não, não era piada. Não vou me submeter a isso é falta de vergonha, falta de respeito com os parceiros, só recebi 2 livros dessa editora em quase um ano de parceria com eles. Pode isso?

    É aquilo, se eu fosse depender de parceria pra ler, eu não leria nada. Grande parte dos livros que leio eu mesma comprei, acho mais simples. Se humilhar pra receber livros é muito baixo. Estou fora!

    Mas eu não duvido que vai estar cheio de blogueiro doente pra receber livros "digratz", pena de quem fizer isso... Só lamento. 

    ResponderExcluir
  17. Na hora que os blogueiros perceberem que são de fato explorados, as políticas de parceria mudam. Foi-se o tempo em que essas políticas não tinham força...
    Tem muita gente com tempo livre, porque está só na escola e não trabalha, e também tem um pouco de ingenuidade acreditando que vai ganhar livros de graça, para resenhar e ganhar um mention da editora no twitter. Mas quem tem maiores responsabilidades (não que os estudos não sejam) acabam percebendo por um motivo ou outro esses esquemas fraudulentos xD

    ResponderExcluir
  18. Fala sério! o_O

    Parceria devia ser uma via de mão dupla, não um batalhão de exigências em troca de umas poucas migalhas - ou nem isso! Nesse caso por exemplo: como assim 'sorteio', minha gente? Você trabalha pra editora, divulga em todas as redes sociais, faz resenha, e etc, pra ter a remota chance de ser sorteado pra ganhar um livro? Então, se não ganhar, você gastou seu tempo e sua energia À TOA? Para a editora é ótimo, teve sua divulgação em massa de graça... e pro blogueiro resta só um 'que pena, fica pra próxima'? Isso é "parceria" em que planeta? Na minha terra, isso tem outro nome...

    Fora que, né, como sou ingênua! Eu achava que receber o livro da editora era um elemento básico e ÓBVIO da parceria... Mas, pelo visto não. Não faço idéia de como funciona uma "parceria" (repare nas aspas) onde a editora não entrega o material para o blogueiro fazer a divulgação / dar sua opinião / etc. Também não vejo nenhum objetivo ou vantagem numa parceria desse tipo. Vai entender...

    É vergonhoso. Na boa, não sei como tem gente que se sujeita a isso... vale mais comprar seus livros, mesmo: você lê o que tem vontade, suas leituras não ficam presas a esse mundinho restrito de lançamentos desse ou daquele grupo, nem a um milhão de regras absurdas das editoras, você não fica com receio de dar sua opinião completamente sincera pra não ficar mal com a parceira, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  19. Eu sinceramente fiquei chocada quando terminei de ler este email, achei o cúmulo da cara de pau, da exploração.
    Eles estão perdendo a noção das coisas. Primeiro que mesmo sem eles pedirem, muitos parceiros divulgam o lançamentos, por simples boa vontade, agora daí, transformar o meu blog na Newsletters deles? Ah me poupe né. O blog é meu e eu posto o que eu quiser, na hora que eu quiser e do modo que eu quiser. Por que tem Editora quer mandar no título do post e até na tag que você tem usar. Vai catar coquinho, porque comigo, não conseguirão nadinha!
    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.comhttp://sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  20. por essas e outras estou preferindo as editoras que dão descontos nos livros para blogueiros! todas deviam fazer isso #prontofalei

    ResponderExcluir
  21. Acho que nunca tinha ouvido falar dessa editora. O.o

    Valeu! o/

    ResponderExcluir
  22. É muita cara de pau de certas editoras viu, vou te contar. Eles acham que blogueiro não tem condição de comprar um livro e por isso irá se sujeitar a qualquer regra? isso é um absurdo e desrespeito.Só ganhei o tal sorteio 1 vez, mas vejo vários blogs ganhando todo mês livros pra resenhar. Ou eles são muito sortudos ou rola algo muito estranho. Sem contar que os blogueiros nem recebe uma prova de como foi o sorteio, como uma outra editora parceira divulga em seu blog.
    Eu até divulgava alguns lançamentos, mas somente os que me interessavam, agora nem sei mais. É muito pouco pra tanto trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente para cada pessoa que fica indignada com esse tipo de coisa e que termina a parceria, outras 20 estão lá na fila para serem feitas de gato e sapato .... tem gente que gosta de se humilhar 

    ResponderExcluir
  24. HÁ, o VL tbm erra: "
    -- Ou seja, se não quisermos que VOCÊ fale desse livro, se preferirmos que outra pessoa fale, vamos dizer que a CORA esgotou."...kkkkkk.. XDDD
    Fikei de kra com essa editora, recebi esse e-mail e vou te contar viu, #medodelalevelextreme

    ResponderExcluir
  25. O pior foi o fim: Você tem de tal dia até tal dia para resenhar o livro. Ahh me poupe, a editora tem 3 selinhos sem fama e ta se achando. Passo vontade de saber a historia mas não compro livro dessa editora, só pra não dar a ela a chance de ter meu dinheiro em seu bolso.

    ResponderExcluir
  26. Eu já ganhei um sorteio nessa editora (achei que tinha ganho na Mega-sena, pq né?). O que eu acho INTERESSANTÍSSIMO é que, desde que eu comecei a parceria, só ganhei um sorteio. Alguns blogs tem parceria há mais tempo do que eu e nunca ganharam. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss blogsgrandes recebem todos os lançamentos, sem precisar de sorteio, apenas pedindo à editora. Interessante isso né?

    ResponderExcluir
  27. Vi esse e-mail e dei gargalhadas.... Na boa.... Não vou fazer NADA do que eles disseram.... I'm sooooo sorry....

    ResponderExcluir
  28. sauhsaushausahua achei muito engraçado o post. Eu tava lendo e lembrei que recebi esse email e depois tive que lembrar qual era a bendita editora!
    O engraçado é que eu posto as news, capa e tudo o mais, sem pedir, desde que condizente com o estilo dos leitores, a questão é que nao envio email pra eles avisando que fiz tal e tal. Esse email só me deixou confusa. Continuo com a parceria mas faço as coisas do meu jeito, claro. Mas o melhor de TUDO foi os comentários do post sauhsuahsau 
    Principalmente para dar a dica de quem é a editora ;B

    ResponderExcluir