sexta-feira, 13 de abril de 2012

Parceiros de Editoras

Quer dizer então, senhoras editoras, que um blog que postou uma vez nos últimos dois meses é um bom parceiro?

Um blog que, antes disso, tinha apenas 4 meses, mas 618 fãs no Facebook? (Como isso minha gente?)

Não culpo as editoras que tinham parceria com esse blog antes, quando ele postava frequentemente.

Mas, sabe, seria bom dar uma olhadinha no blog ANTES de divulgar as parcerias? ;)


Essa é nossa blogosfera, nunca me deixando na mão, sem material para o blog!

67 comentários:

  1. Éééééé amigos! Ficou só um pouco chato esse lance com a editora i? o.O
    Ainda bem que eu nem me inscrevi, senão teria ficado um tanto revoltadinha =P

    Essa blogsfera cada dia me surpreende mais! E hoje tem resultado dos parceiros da Galera, já tem muito material no Twitter de pessoas surtando em desespero... Imagina quando divulgarem!!!!

    ResponderExcluir
  2. God, eu até tinha pensado nisso, mas não tinha ido conferir... QUE FEIOOOOOOO
    Qualidade de texto, originalidade? Pra que? Basta ter 'seguidores'

    ResponderExcluir
  3. Eita, essa deu trabalho pra descobrir qual era. Ainda bem que alguém disse a inicial da editora =P

    Não entendo. Tá certo que muitas editoras não parecem ter um critério muito claro na escolha das parcerias, mas sempre sabemos que o objetivo delas é a divulgação dos livros. Agora, escolher um blog que não posta? Não faz sentido... Parece-me que a seleção é totalmente aleatória, e a editora deu azar desse blog estar entre os escolhidos.

    ResponderExcluir
  4. Penso que esse problema é só da editora. Se ela escolheu o parceiro errado ela que se 'Piiii'  

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA, odeio admitir, mas vocês têm razão. "O bagulho tá doido", pessoal...

    ResponderExcluir
  6. Perde a editora e perdem os blogs sérios que são desestimulados pela política errática e errada das editoras. Perdem os autores que poderiam ter seu livro divulgado corretamente mas que perdem a credibilidade com uma editora que não sabe o que faz (se bem que acho que essa editora nem publica brasileiros...).

    ResponderExcluir
  7. E sabe qual é a melhor??? Seguidor é a coisa mais fácil de conseguir... já que para ter boas parcerias é preciso muitos seguidores, bora criar perfis fakes para seguir nosso blog...

    Aposto que muitos blogs que conseguem milhões de seguidores da noite para o dia deve fazer isso. Carater está em falta hoje em dia...

    Triste realidade =(

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que é? Cansei disso tudo...

    Em 13 de abril de 2012 14:11, Disqus
    <>escreveu:

    ResponderExcluir
  9. E a tal editora,ainda disse que foi generosa que seria apenas 20 blogs escolhidos,aí como eles são "justos" escolheram 30. E dentre muitos, estão presentes as mesmas figurinhas que parecem ter contrato vitalício com a editora e os blogs que não postam desde o último século!Me poupe!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que isso foi uma injustiça da parte dela. Muitos blogues trabalham todos os dias e duro e são ótimos, tem uma boa visualização e tem bastante leitores.  

    ResponderExcluir
  11. Eu fico 2 dias sem postar e me sinto uma blogueira de merda, daí o outro posta uma vez a cada dois meses e ainda é selecionado pra parceria cobiçadíssima. MA MA OÊ, que beleza!

    ResponderExcluir
  12. Quem se ferra é a editora. O tal blog só postará sobre ela uma vez ao ano, visto que possui outros parceiros e posta 1 vez a cada 2 meses! ahahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Ceile Dutra de Moraes13 de abril de 2012 às 18:09

    Do que adianta pegar um blog com mtos likes no face se ele não vai divulgar nada da editora? o_O
    Sabe, vejo que são escolhidos blogs mto legais, que eu particularmente gosto e acho que merecem, mas tem outros... Gente! Que isso?

    Todos perdem: principalmente a editora.

    ResponderExcluir
  14. Isso foi o cumulo. Quando vi um blog com a ultima postagem dia 14 de março e a antes dessa, dia 16 de fevereiro, fiquei desapontada. Critério de seleção super confiável. :)
    E quando comentei isso lá na página, não aceitaram meu comentário. Vamos colocar tudo embaixo do tapete... 

    O de hoje MUITA gente mereceu a parceria, fiquei bem feliz por ver o trabalho deles reconhecido pela editora, mas teve uma blogueira que já me disse que copiou uma resenha do Skoob e ficou com raiva quando uma pessoa comentou, dizendo que tinha visto uma resenha parecida lá. (O pior é que eu nem conhecia a menina e ela falou com uma indignação, se achando certa. Tipo: "po, eu tava cansada, sei que não foi eu que escrevi, mas porque ela tinha que dizer né? Não tem nada a ver" Foi ridículo. E mais ridículo ela conseguir parceria.)

    ResponderExcluir
  15. Estou mais uma vez decepcionada com esse Critério de seleção das editoras :((

    Beijos
    Luciana(✿◠‿◠)
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪ 

    ResponderExcluir
  16. Eu também fiquei de cara com essa seleção. Não dá de saber se foi pelo conteúdo (tiveram tempo de ler tudo mas não viram que um blog estava abandonado?), pelo layout ou popularidade! Porque tirando alguns blogs que realmente têm essas qualidades, o resto...

    ResponderExcluir
  17. Acho que parcerias são tão supervalorizadas. 
    Sinceramente quando vejo resultados assim, a minha primeira reação é a de que não poderia me importar menos, pois quem mais perde com isso são as próprias editoras. Os blogs em si, não ficam sem material para postagem, muito pelo contrário: "vai ler outro livro, posta a resenha de outro livro, "vende" o produto de outro livro". Acho até que parceria demais atrapalha. É bom? É! Mas as vezes em demasia, tira a sua liberdade de escolha. Gosto de poder escolher sem culpa, o próximo livro da minha listinha de leitura, sem ter que ficar pensando "tenho que ler aquele, ou aquele outro"... e olhe que tenho poucas parcerias, mas só as que tenho já ocupam bastante do meu tempo. Tem livro comprado que estou louca para ler há tempos, e ainda não tive oportunidade, porque naturalmente coloco os de parceria na frente. 
    Se uma editora tem apenas vaga para 30 parceiros e ainda escolhe blogs que atualizam uma vez perdida, ela será a única que irá perder com isso, e lógico, os autores que assinaram contrato com ela, por tabela. As chances de alguém ficar sabendo de um livro da editora N, em relação aos da editora I, são quantas? Nós, blogueiros, não devemos perder o nosso tempo (que já é tão corrido) nos preocupando com isso! Mas entendo perfeitamente a indignação. Eles ainda dizem que tem critérios...

    ResponderExcluir
  18. Estou chocada. :O Blog desatualizado por dois meses é selecionado pra parceria?!
    Ae, editora, mais uma vez mostrando que só o que importa é público, qualidade necas.
    Eu me sinto tão desvalorizada com isso! Sabe, nós fazemos pesquisa, escrevemos tudo bonitinho, revisamos... Tudo para uma blogosfera melhor, aí vem uma editora e seleciona alguém que, sinceramente, NÃO ESTÁ NEM AÍ PRA NINGUÉM. :(((

    ResponderExcluir
  19. Sabe o que eu estava pensando? Daqui há um ano quando meu blog estiver com o dobro do tamanho, vou me inscrever, ser aceita e recusar. Sabe "não obrigada, cambada de interesseiros". Juro que tem certas parcerias que estou pensando em fazer isso na próxima rodada de seleção. 

    Se todo blogueiro bom que fosse recusado fizesse isso...
    Meu blog tem um ótimo público, sem erros, sabe não sei o que eles querem. Aliás eu sei. Gente que escreve "anciosa", ou "encomodo", "promosão", e axim!!!!!!! cheio de exclamações.

    ResponderExcluir
  20. Blog Sobre Amores e Livros - S14 de abril de 2012 às 12:19

    O pior é que não adianta, sabe? São sempre as mesmas peças marcadas com todas as editoras... Critérios existem, mas eles não são usados para selecionar, só são usados para calar a boca de quem reclama. É quase como se falassem "seu blog não foi aceito porque tem poucos seguidores" e se vc tem os tais "muitos seguidores" a desculpa é que não tem comentário... Se tem comentário a desculpa é que sua página tem pouca movimentação... E assim vão usando cada critério para te fazer sentir que eles realmente estão certos e seu blog tem que crescer mais... Só que crescer mais em um universo deturpado, onde como disse antes são sempre as mesmas cartas marcadas.
    E quando um blog pequeno entra, ou então um que não atualiza como o caso citado, podem apostar que a resposta será algo como "iremos analisar o que houve com o setor responsável e daremos mais informações"... Mas eu aposto que estas informações não virão... O tal setor responsável vai "meio que esquecer" essa coisa toda e se forem muito cobrados são bem capazes de dizer como ouvi uma vez "a seleção já está feita" ou então responder que estão dando uma chance para um blog "com potencial"...Isso me deixa muito revoltada!!!Outra coisa que me deixou revoltada foi a Galera Record... De todos os parceiros, apenas 50 tiveram sua parceria renovada... Ai abriram 100 novas vagas, dizendo que estavam dando chance para os outros blogs que ainda não eram parceiros. Quando saiu o resultado, metade (se não mais que isso) eram dos "parceiros" que não foram selecionados na primeira leva dos 50... De que adianta dizer que tem 100 novas vagas se metade delas já estavam preenchidas antes mesmo da seleção????

    ResponderExcluir
  21. Você digitou errado o nome do seu próprio blog no post da promoção do dia 13.

    ResponderExcluir
  22.  Faltou o "N". Meu notebook vive prendendo uma letra ou outra. Obrigada por avisar. :)

    ResponderExcluir
  23. Não é questão de o blog ser atualizado com frequência, mas sim, de ele pertencer a alguém da "panelinha".

    ResponderExcluir
  24. Olha, sei que muita gente toma o partido dos blogs pequenos, mas o problema não se resume a isso. A editora expõe previamente os critérios de seleção e o candidato a parceiro, cujo blog atende a todos os itens (às vezes se destacando bastante entre a maioria), se inscreve esperançoso. Daí o resultado é divulgado e 70% dos eleitos não tem sequer o compromisso que "deveria" ter, muito menos a qualidade ou seriedade! Uma seleção dessas leva cerca de um mês (pelo menos nunca menos que isso)  e parece que, no final das contas, é feito um grande sorteio onde qualquer um entra no meio. 


    Enfim, é triste ver o que está acontecendo com o marketing editorial. Blogueiros explorados para um lado, condições de parceria abusivas para o outro e o que deveria ser o verdadeiro interesse - a promoção da leitura - indo pro espaço. Parem de valorizar as editoras assim! São pouquíssimas que nos levam a sério e nos respeitam como leitores e críticos (todos nós deveríamos ser, pelo menos). 

    ResponderExcluir
  25. O blog em questão é muito bom, mas não atualiza há um tempo por 'n' motivos. Na verdade, ele é melhor que mts blogs que atualizam diariamente. E se a editora o escolheu, fazer o que? Pular da ponte?
    Sabe o que acho? Que as pessoas dão importância DEMAIS a parcerias e realmente não entendo o motivo do frenesi. Já recusei parcerias por não concordarem com a política da editora ou por simplesmente os títulos dela não alcançarem o target do meu blog.O meu foi selecionado pela iD - o que achei bacana e agradeço à editora pela confiança. Mas não foi pela Galera. Aí só por isso vou me descabelar, ficar apontando o dedo para os outros e esquecendo do compromisso que tenho com o meu blog somente? Gosto do meu blog, considero que seja bom, e não é uma recusa de parceria que vai me fazer dizer o contrário. Confio no trabalho que faço. E isso não é ser arrogante, nem nada. Sei que cometo erros - sou humana - e também sei que meu blog não é o melhor (nem busco isso), mas me valorizo, gente. Então, diante de uma recusa, apenas viro a página. No máximo, fico zoando no twitter, pq tenho que rir qd as pessoas levam as coisas a sério demais. O mundo é mt mais que editoras e parcerias e livros.Concordo com alg que disse que é ótimo ter parcerias, mas acho que o blogueiro mesmo tem que impor certas restrições. Afinal, pra que ter mil parceiros se não vai conseguir ler td? As pessoas colocam quantidade na frente de qualidade. E isso é uma pena.
    Por último, um FATO: os critérios são aleatórios, gente. Parem de acreditar em Papai Noel.

    ResponderExcluir
  26. Acho que as editoras deveriam parar de divulgar critérios de avaliação para parceria! 
    Afinal, elas escolhem os blogs que bem entender. A verdade é editora não faz parceria para dar um selo de qualidade para os blogs. Ter parceria não é um troféu! As editoras querem vender! Simples assim!
    Se eles acham que esse blog vai vender mais que o seu, então é direito dela escolher esse blog. E quem não foi escolhido tem que correr atrás. Falar mal de outro blog não torna o seu melhor! 
    Vamos cair na real e parar de mimimi... Se não foi escolhido, cresça!! A vida é assim!! Seremos rejeitados pela vida inteira!!

    ResponderExcluir
  27. As pessoas precisam entender que não existe "panelinha" porra nenhuma, o que existe são os "primeiros" blogueiros que vão se encontrando e sendo responsáveis por marcar, apresentar e elaborar os primeiros eventos cariocas e paulistas dos livros que as pessoas tanto amam, e que acabaram virando amigos, por isso a tal da "panelinha"! As pessoas precisam entender, também, que tal blog já havia sido "visto" pela editora desde a Bienal do ano passado, quando ele postava frequentemente. As pessoas precisam entender (parte 3, há) o que se passa na vida das pessoas para elas pararem de postar.

    ResponderExcluir
  28. Esqueci uma coisa: tem muito blog "velho" e que não atualiza a dois meses, ou mais, que é muito mais visualizado que muito blog atualizado diariamente e novinho novinho... Gente, é com tempo (MUITO tempo) e esforço que você conquista parceria, seguidores e reconhecimento... Não é chegar achando que vai conseguir tudo não... hahahahaha.... Sério, um blog que fazia tudo certo enfia a porra do pé na jaca na hora de fazer um post sem levantar os verdadeiros interesses de parte da editora e sem pesquisar profundamente a história né... Parece que o blogueiro (a) não é da tal "panelinha" que todos falam... Ai, gente, pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  29. As pessoas precisam entender que quantidade (e tempo) não faz qualidade.

    ResponderExcluir
  30. Por isso que eu adoro a editora R***0 que só escolhe blog grande e afirma isso, logo de cara. Detesto o falso moralismo que essa e outras editoras fazem de "seguidor não importa, estamos avaliando conteúdo ;)" Ah vá...

    ResponderExcluir
  31. 4 meses é MUITO tempo? Hummm entendi...

    ResponderExcluir
  32. O blog em questão estava comemorando 4 meses quando parou de postar, passando a postar uma vez por mês. Não é blog grande, nem de destaque. Seu argumento é inválido.
    Entendo bem o que acontece na vida das pessoas para elas pararem de postar. É opção delas. Mas deveria ser quesito da editora escolher blogs que, sabe, postam mais de uma vez por mês, por seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
  33. nossa....quanto mimimi...



    http://youtu.be/R-CWng5p5Q8

    ResponderExcluir
  34. Procure interpretar o que eu disse, Marcos. O blogueiro em questão investiu muito do tempo dele no blog e nos eventos, a editora já queria fechar parceria com ele desde o ano passado, e eu posso falar porque sei de todos os fatos e já sabia que isso iria acontecer, os representantes do marketing só queriam esperar para que a parceria abrisse novamente... 

    ResponderExcluir
  35. Claro que faz! Como se com o tempo ninguém aprimorasse as qualidades! E bom, eu nunca falei em quantidade... 

    ResponderExcluir
  36. Pelo contrário, o blog já tornou-se grande e de destaque. Desde a bienal do ano passado (e sim, a pessoa já tinha blog no ano passado). Meu argumento torna-se válido. 

    ResponderExcluir
  37. Pois é. Editora que divulga critérios de avaliação dá tiro no próprio pé. Porque depois, quando as pessoas não são selecionadas, ao invés de reconhecer suas próprias falhas, ficam jugando pedra nos blogs que foram selecionados. 

    ResponderExcluir
  38. Desculpe Maria, mas me parece que você só está defendendo porque também ganhou a parceira com a editora...
    E francamente! Um blog que não posta pelo menos uma vez por semana não tem como ser uma boa aposta de divulgação ou marketing da editora. Não é uma questão de quantidade X qualidade, é uma coisa tão óbvia que chega a doer! Como bem citou o Vergonha, NÃO É UM BLOG GRANDE OU DE DESTAQUE.
    Eu nem me inscrevi para parceria, mas posso pensar em uns 10 blogs que mereciam muito mais estar entre os "30" e foram deixados de lado em prol deste aí...
    A questão não é desmerecer quem ganhou, a iD escolhe quem quiser. A questão é eles virem dizer que analisam diversos aspectos, quando o principal deles deveria ser postar! Isso é o mínimo que um blogueiro deve fazer. Postar com qualidade já são outros quinhentos e isso é assunto pra um outro dia =P

    ResponderExcluir
  39.  queria saber que blog é u.u

    ResponderExcluir
  40.  Eita, pra mim ainda está dando trabalho, não descobri qual editora é e nem o blog rsrs

    ResponderExcluir
  41.  Nossa senhorinha, ta me dando um ataque já.. que porr* de blog é???

    ResponderExcluir
  42. Não é por isso não, é por que eu conheço pessoas de ambos os lados e sei porque o blog foi escolhido... E veja bem, eu sou parceira da editora desde que ela começou no mercado, sim, nem precisei me inscrever, tive minha parceria renovada instantaneamente, porque eles confiam no que eu tenho para oferecer, entende?! Foi o que aconteceu com o blog em questão! 

    ResponderExcluir
  43. Eu não ganhei a parceria agora, pelo contrário, fui uma das primeiras assim que a editora começou no mercado e tive a honra de ter sido renovada sem nem mesmo preencher o cadastro... E eu só defendo porque sei o que estou falando, assim como eles confiaram no meu potencial e renovaram de olhos fechados, eles já estavam de olho nesse blog a um tempo... As pessoas só não pesquisaram ao fundo o que aconteceu, e ficam reclamando porque não foram selecionadas... Inventam que blogueiros reconhecidos fazem perfis falsos para se seguirem. Gente, as pessoas tem vidas, empregos, faculdades e o tempo que sobra é para ler e atualizar o blog, ninguém se importa com seguidor como algumas pessoas, ninguém (dos "grandes" que eu conheço) perde o tempo fazendo algo idiota para ter mais seguidores no GFC. E olha, tem que ter uma paciência de cão, viu! Porque criar mais de 100 perfis falsos é falta do que fazer em níveis extremos! 

    ResponderExcluir
  44. Maria, é burrice da editora renovar a parceria com um blog que *parou de postar*, simples assim. Não importam os motivos pelos quais ela queria a parceria antes do blog parar de postar ou qualquer coisa do gênero - só o que importa é que o blog não posta, logo, não pode ser boa divulgação para a editora, logo, é burrice. Quanto ao que comentaristas falaram sobre perfis fakes, concordo contigo, é bobagem pensar nisso pois é ineficiente.

    ResponderExcluir
  45. Sim, pode ser burrice. Mas vai que ele volta a postar, entende?! E é o planejado, porque conversei com tal pessoa a umas semanas atrás sobre a falta de posts. A editora tem que pensar no futuro também, e acho que fizeram. Mas posso dar uma dica?! Você devia focar em outras editoras, no momento, e não na editora deste post. 
    Procura na tal 'página de vantagens' como se realiza a solicitação para parceria que você vai ver GIGANTE e como quesito OBRIGATÓRIO a sua senha (pelo que eu entendi, do e-mail do blog) e também em outra editora que vai por sorteio entre mais de 100 blogs (acho até que você já falou dela), e depois é bom falar da "...cc...", porque desde o ano passado que isso deu pano para manga... 

    ResponderExcluir
  46. Ok, justo. Opa, senha? Essa aí eu vou investigar COM CERTEZA.
    Bom, parceria sempre dá pano pra manga, né? :S

    ResponderExcluir
  47. Vou te mandar o print do link básico que tal editora me mandou por e-mail. 

    ResponderExcluir
  48. Então para você um blog com muitos seguidores significa, automaticamente, que é bom. Um com poucos, logo, é ruim. Nossa...

    ResponderExcluir
  49. Maria Clara, eu conheço esse blog desde quando ele foi criado. Eu conheço o blogueiro, e acho ele uma pessoa muito bacana. O que estamos questionando aqui é o posicionamento da editora.

    Concordo que é com tempo que se conquista a qualidade em tudo o que se faz, mas tem blog por aí ralando há muito mais tempo e que não tem a sua qualidade avaliada somente por ter poucos seguidores. Isso sim é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  50. Eu nunca falei em quantidade... NUNCA! 

    ResponderExcluir
  51. Isso sempre foi assim, e me espanto que só agora as pessoas comecem a reclamar. O quesito em pauta não é a quantidade de seguidores, e sim o intervalo nas postagens.

    ResponderExcluir
  52. bookaholicgaroto.com (só que o garoto em inglês) amiga ;)

    ResponderExcluir
  53. Fiquei apavorada que o blog em questão tem parceria até com a Int***ca o.O nem sabia que eles selecionavam blogs tão novos, muito menos um com tanto "futuro"! Choquei!

    ResponderExcluir
  54. Selecionam, pois selecionaram o meu, que 'abri' pra resenhas em Janeiro e quando nem 300 seguidores eu tinha. Não entendo o choque. 

    ResponderExcluir
  55. Li suas colocações e concordei com tudo o que disse, Maria Clara.

    ResponderExcluir
  56. Naotoafimdesocializar18 de abril de 2012 às 11:37

    Se o blog tem 4 ou 5 meses durante a bienal do rio essa pessoa nao tinha blog, ja que a bienal foi ha 7 meses (teclado sem acento)

    ResponderExcluir
  57. O que me espanta é ver alguém defendendo esse sistema com o argumento de que " isso sempre foi assim".Logo não se pode ter mudança e as revoluções tem que ser sempre caladas.

    Me pergunto: para onde vai tanta leitura se já não se abre mais a mente?

    ResponderExcluir
  58. Vc respondeu o meu questionamento dizendo que quantidade faz sim qualidade "Claro que faz!". Alô interpretação de texto...

    ResponderExcluir
  59. Esse é o meu ponto! Ele já blogava, não necessariamente por aquele blog. 

    As pessoas já sabiam quem ele era na Bienal, todos o conheciam. 

    ResponderExcluir
  60. Você deveria ler a frase que veio após esta, na qual eu deixo claro que estou falando do 'tempo'. Quem levantou 'quantidade' foi você! 

    ResponderExcluir
  61. Eu não to defendendo sistema nenhum, Marcos. Só estou constatando um fato, SEMPRE foi assim e o mimimi só começou agora. 

    ResponderExcluir
  62. Muito obrigada. 

    ResponderExcluir
  63. Só hoje fui saber qual o blog porque a Mundo Leitura comentou lá embaixo, mas caracas, eu pensava que o blog que não postava havia dois meses, e o de quatro meses que tem 618 fãs não era o mesmo, mas é! E eu estou pensando aqui: Caracas, o cara tem várias editoras como parceiras e não sei quantos fãs, na boa, esse cara só pode ter pacto com o demo haushaushaus

    ResponderExcluir
  64. É a mãe do dono do blog?

    ResponderExcluir
  65. Não... Sou apenas uma amiga, acontece que sei a história completa de ambos lados e defendo quem merece ser defendido. 

    ResponderExcluir