terça-feira, 10 de abril de 2012

Concurso Facim Facim

Não sei como, mas ainda me espanto com algumas editoras...
Uma das nossas queridas editoras resolveu lançar um concurso para divulgar seus livros (e, diz ela, prestigiar os resenhistas nacionais. Como se houvesse um preconceito contra eles né?)

 Entón, já começa que você tem de comprar um dos lançamentos. Não basta ser um livro da editora, tem que ser novo e, aparentemente, comprado depois do lançamento do concurso que, afinal, foi lançado no comecinho de Abril.
Resenhar até 15/05. Comprar, receber, ler e resenhar até 15/05.

Aliás, um adendo. A lei exige que sorteios e promoções sejam homologados pela Caixa Econômica Federal. A exceção a essa regra é o concurso cultural que, por definição, não pode envolver compra. Fica a dica, editoras (especialmente editoras, que são empresas e têm muito a perder), leiam as regras de concursos e sigam-nas, ou podem se encrencar (Portaria n.º 90/2000).

Não satisfeita, a editora ainda mostra os quesitos que o resenhista tem de observar no livro!



Opinião subjetiva combinada com pesquisas e informações sobre o tema. - O resenhista, então, precisa pesquisar sobre o tema e preencher a resenha com essas informações? Isso não é papel do autor, sabe, pesquisar e deixar seu livro completo o suficiente? Mas posso estar enganada, claro.

Efeito persuasivo - Leia-se: o quanto você consegue convencer as pessoas a comprar o livro e o quanto você dirá que o livro é maravilhoso. Eu sei que sendo um concurso, obviamente, o premiado estará falando bem do livro. Mas deveria estar falando bem honestamente, não porque a editora prometeu dar um prêmio para quem tivesse maior persuasão.

Notem que em momento algum é citado "honestidade".

E o grande prêmio? Um kit. Porque, convenhamos, divulgação do blog no site da editora? 15% de desconto em compras (sendo que a editora já dá esses descontos para TODOS os blogs literários)?


EDIT 12/04: A editora alterou sua promoção, levando em conta as críticas e a fez muito mais fácil e coerente. Um parabéns a ela, que soube encarar as críticas de forma positiva e buscou melhorar, sem perder a essência do concurso.

29 comentários:

  1. Estou aqui tentando adivinhar que editora é essa kkkkkkkkk. Que "concurso" bizarro. Afe. O tal do efeito persuasivo foi o pior. Fiquei indignada. Será que é a editora D.??? rs

    ResponderExcluir
  2. Mas tinha que ser essa editora de novo! ¬¬' Ela implora pra ser gongada, tá até perdendo a graça.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que essa editora existia!

    tsc tsc.

    ResponderExcluir
  4. É impressão minha, ou eles até tiraram a 'promoção' do ar já?

    ResponderExcluir
  5. Tiraram. Acho que foi medo da Caixa. :)

    ResponderExcluir
  6. O Vergonha denunciou e a editora tirou a página do ar... :D

    ResponderExcluir
  7. Sem contar o "enviar-nos a resenha até a data tal para o e-mail: blabla contendo (VÍRGULA) folha de rosto etc etc" 
    É... PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei bem curiosa para saber que editora é essa...

    ResponderExcluir
  9. Pronto, já arrumei um modo de achar a editora: Google, SEU LINDO!

    ResponderExcluir
  10. Tá bom de vocês começarem a mostrar 'o rosto' desse povo, porque eu não sou muito atenta a esse tipo de coisa, e quando chego aqui 'tadah' eles já tiraram a página do ar, aí me resta a dúvida: que editora é? 

    ResponderExcluir
  11. O que eu achei de mais engraçado foi a divulgação dos blogs no site da editora durante um mês. Duvido que essa editora tenha taantos acessos assim, que faça esse "prêmio" valer a pena.

    E tiraram a página do ar? #euri

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho sérias dúvidas quanto ao que essa editora acha que blogueiros são - escravos?

    ResponderExcluir
  13. Foi a EDITORA MODO.

    ResponderExcluir
  14. Foi a MODO Editora. Não é a primeira vez que eles aprontam com os parceiros.

    ResponderExcluir
  15. Eles se retificaram: 
    http://modoeditora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. "
    Atenção - Reformulamos a nossa promoção, após algumas críticas que nos revelaram pontos equivocados na redação anterior." #eurialto

    ResponderExcluir
  17. Por isso NUNCA participo dessas coisas.... Minhas parcerias estão com os dias contados....

    ResponderExcluir
  18. Hahahaha,
    Só pode ser piada uma coisa dessas!! 
    O que esse pessoal tem na cabeça? 
    E o pior de tudo é que vai chover gente participando...

    ResponderExcluir
  19. Bizarro. Por essas e outras que cancelei a parceria com eles há 2 meses - e falei tudo na lata.

    ResponderExcluir
  20. Agora, na reformulação da promoção, consta "honestidade" como critério. rs

    ResponderExcluir
  21. Essa editora não dá uma dentro. Não sei quanto a qualidade dos livros, mas o resto...

    ResponderExcluir
  22. A única coisa que conseguem fazer bem são capas... Do resto, só fiasco. E 10 lançamentos para um primeiro mês? O maior erro de todos. Quem garante que terão lucros para cobrir os gastos?
    Já ouviram o ditado 'Um degrau de cada vez'? Acho que eles não.
    A maneira que a editora cuida do facebook é deplorável. E o blog então? Merecia estar no 'feito no paint'.
    Fora que não têem meta de divulgação: saem divulgado tudo enquanto é livro - mesmo que esse seja do final do ano. Qual é? De Modo só têm nome.

    ResponderExcluir
  23. Para ser uma Arielli da vida está faltando pouco... Só creio que é verdadeira quando ver uma foto dos livros...

    ResponderExcluir
  24. Veja pelo lado bom, as críticas aqui servem pra mudar muitas coisas, pois agora as regras estão bemmmmmmm mais flexíveis e coerentes.

    Independente das mancadas que eles dão, parece que as críticas tem ajudado a repensarem seus atos, esperamos que no futuro as outras também prestem atenção.

    bjks

    ResponderExcluir
  25. Ceile Dutra de Moraes12 de abril de 2012 às 17:42

    Bom, como disse a Samara, eles reconheceram os erros e se retificaram, além de enviarem uma nova proposta de parceria com o que eles podem oferecer.
    Acho que estão abertos à sugestões e estão bem atentos às críticas. Como conheço alguns autores que estão com os livros para serem lançados lá, torço demais pra que dê certo...

    ResponderExcluir
  26. Acho que eles pensam que os blogs são escravos, só pode! Dá até vontade de rir com uma coisa dessas. Pelo menos tiveram o bom senso de enxergar o absurdo e mudar as regras né.
    Admito que quando fiquei sabendo do Vergonha Literária pela primeira vez, tive uma ideia errônea do que ele se tratava. Desde que o conheci, até o dia de hoje, já consegui ler todos os posts do blog, e apesar de não concordar com alguns perdidos que encontrei por aí, pude notar que com o tempo você só vem melhorando na qualidade das postagens: denúncias, plágios, etc.
    Meu desejo mesmo, era que grande parte da blogosfera literária brasileira, parasse e pensasse um pouco nos absurdos que aguentam por pouca coisa. Parece as vezes que estão quase mendigando por uns brindes de nada, sinceramente... mas como sei que a mentalidade de muita gente ainda está longe de mudar, tenho certeza de que você ainda terá muito assunto pra postagem por um bom tempo. Espero pelo menos, que elas ajudem de algum modo, como nesse caso aconteceu. Triste, realmente! 

    ResponderExcluir
  27. Achei excelente que a editora tenha revisto seus critérios de concurso! PARABÉNS!

    ResponderExcluir