quinta-feira, 26 de abril de 2012

Book Tours

Book Tours são (para quem não conhece) ferramentas de divulgação de livros nas quais cada blogueiro recebe, lê e envia para o próximo. Geralmente são usadas por editoras/autores com pouca verba ou então com livros de altíssima demanda. Muitas vezes, livros internacionais têm book tours organizados pelos próprios blogueiros.

Hoje, estamos aqui para falar do book tour de uma certa editora B.

A Editora B. mandou email para seus parceiros. Para participar do Book tour, já começa, você tem de ser parceiro da editora e tem apenas 10 vagas (para que limitar as vagas se quem arca com os envios é o blogueiro e só vai 1 exemplar mesmo?).

Os critérios de avaliação serão:

·         O tempo de existência do blog

·         O número de seguidores

·         A qualidade do blog

·         A freqüência de atualização

·         E o número de postagens que fez sobre a Editora B.
Opa, peraí. Os quatro primeiros até fazem sentido - a editora não está fazendo caridade e quer o blogueiro que vai dar mais visibilidade para seu livro. Mas... O número de postagens que fez? Oras, e se é o primeiro livro que me interesso dessa editora? Se nunca postei sobre ela - mas quero postar agora?


2.      O blog selecionado terá 10 dias para ler o livro, a partir da data de recebimento do mesmo, e depois enviá-lo para o próximo blog da lista.( O blogueiro terá que custear o valor de uma postagem para o blog que deverá receber o livro após a leitura do primeiro escolhido.(...) )
4.       Ao postar o livro, o blogueiro deve nos enviar o Código de Rastreamento, para que consigamos controlar o dia que chegou/saiu da mão de alguém.

Ou seja. Pare tudo e leia o nosso livro. Até onde sei, geralmente se dá 2 semanas para ler e mais uma para enviar, mas posso estar enganada. Ah é, até onde sei o Registro Módico não tem código de rastreamento... Então tem que enviar por Sedex, é isso mesmo? (pergunta honesta, me avisem se estiver errada)
Estava errada, registro módico tem código de rastreio sim, ignorem isso que falei sobre o código, não tem nada de errado ;)

7.      Junto com o livro, irei enviar um caderno, onde os blogueiros escreverão suas considerações sobre a obra, o que vocês gostaram ou não, caso tenham achado algum erro de digitação por exemplo. Esse caderno deverá ser enviado juntamente com o livro para todos os blogs, e no fim do book tour, livro e caderno deverão ser enviados para a editora, para dar-mos um feedback a autora.

Ah vá.
Ou seja, aumenta o custo do envio, faz trabalho de revisão de graça e a criatura ainda erra o português no final (darmos um feedback à autora)

Em todas as citações, grifo nosso.

21 comentários:

  1. O registro módico tem código, sim! Aliás, o registro é o código. A modalidade para envio de livros é "Impresso com Registro Módico". Custa R$1,40, se não me engano.

    Não vejo problema com o código, porque o blogueiro terá um tempo pra se programar. Claro que imprevistos acontecem (vai que o livro chega numa semana de provas?), e espera-se que o blogueiro avise à editora para que ela possa estender o prazo. Agora, esse caderninho... Tive que rir! A pessoa já não vai fazer uma resenha pro blog? Por que isso, então? Pra anotar os erros ali e não comentá-los na resenha?

    ResponderExcluir
  2.  Eu achei isso um absurdo. Esse tal critério de quantidade de postagens sobre a editora. Como assim? o.O

    Também não concordei com a quantidade de vagas, que como você disse, quem vai arcar com o envio dos livros, são os blogueiros.

    Sobre 10 dias para ler, é uma piada. Claro, o blogueiro só tem esse livro para ler, além  de não ter mais nada para fazer, né? Tsi

    E quanto ao registro módico, tem como rastrear sim. Aquele comprovante que recebemos na postagem, mostra o número. Se a pessoa não souber localizá-lo na notinha, é só perguntar ao funcionário do correio.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cíntia, realmente, se o "registro módico" tem código de rastreio não tem nada de errado não. Só teria se tivesse que mandar por Sedex (convenhamos, né? haha)...
    Vou editar o post para explicar isso, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ops... Corrigindo: "Não vejo problemas com o tempo...". Baguncei tudo, hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Eu recebi esse e-mail e nem tenho parceria com a editora O_o

    ResponderExcluir
  6. Outro momento participa quem quer se sujeitar as regras. Sério gente, cada um coloca as regras que quiser, por mais impressionantes e absurdas que sejam, e participa quem quiser. Já tentaram ver o que acontece se ninguém se sujeitar?

    ResponderExcluir
  7. Ceile Dutra de Moraes26 de abril de 2012 às 16:15

    Primeiro que já acho errado só selecionar alguns com base em alguns critérios: a pessoa já é parceira da editora, então, já deveria passar pelo filtro. Outra: a pessoa é parceira, não recebe livros pra resenha e ainda "concorre" pra participar de um BT?
    Estou entendendo errado ou neste caso só estamos falando de editora que só quer divulgar no blog e o blog não leva nada?

    Assim, tirando estas regras que, pra mim, se a pessoa já é parceira é pq já cumpre, acho que o booktour tá certo. Todos os autores fazem assim, pelo menos. Nunca vi com editora, mas, whatever. O caderninho não vai aumentar 3 reais no total. E, sempre que rola BT, os autores já pedem pra entrarem somente aqueles que tiverem condições de arcar com 6 reais +- da postagem. E se a pessoa não tem tempo pra ler um livro de BT, não entre. Imagina esperar a pessoa ler uns 10 livros para então mandar para o próximo? O prazo é válido.

    ResponderExcluir
  8. É, mas se não for alguém pra dizer o quão ridículas são essas coisas, muitas pessoas nem notam. Se ridicularizar as exigências, algumas pessoas podem reconsiderar "é, colocando desse jeito, sabe que nem vale a pena..."

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi um BT com prazo tão curto, mas beleza.
    E o caderninho é tão exploração quanto aquela palhaçada de blogueiro revisando livro - se você já vai resenhar, teoricamente dizendo os pontos positivos e negativos, vai escrever o que no caderninho? Ou é para o caderninho ter as opiniões negativas e daí no blog você fala só as flores?

    ResponderExcluir
  10.  Eu também acho o prazo tosco. A maioria dá 15 dias (duas semanas) no mínimo. Eu raramente participo de booktour por causa do tempo, 10 dias então hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Se uma pessoa não é capaz de decidir por si mesma se vale a pena ou não, infelizmente nem ridicularizando as regras vc vai conseguir que não participem.

    ResponderExcluir
  12. Puxa! Bendita ora que achei o Vergonha Literária...kkk
    Me surpreendo cada dia a mais com essas coisas...
    Se a pessoa já é parceira deveria ter um "privilegio" por isso, e poxa 10 só???!!!
    Quer ter essa regras absurdas? Libera para que não é parceiro,e cria um leque maior de participante.
    E Putz essa de revisão, foi Foda! Ahh claro empate com as "postagens sobre a editora" essa ai já apelou legal!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu acho o book tour, em si, uma piada.
    Esse povo consegue se superar à cada dia...

    ResponderExcluir
  14. Sério, dessa vez eu não vi nada de errado. Ok, esse caderninho pra anotar os erros de digitação não foi legal, mas só.

    ResponderExcluir
  15. huahuaa é complicado, eu sou autora e sei como é complicado livros no Brasil, poucos leem e  os que leem não tem dinheiro para comprar todos os livros que querem.
    Acho o book tour importante  e como vc mesma disse concordo com os primeiros termos, mas qtdade de postagem da editora e caderninho de anotações é demais neh?? é obrigação da editora fazer a revisão do livro...
    e dez dias é pouco, nem todo mundo fica o dia inteiro lendo livros, não é??

    Absurdo!!

    ResponderExcluir
  16. É por isso que não participo de Book-tour =P

    Ah, registro módico vem com código de rastreio sim - eu só envio livros dessa maneira e sempre me dão o código o/

    ResponderExcluir
  17. Ceile Dutra de Moraes27 de abril de 2012 às 09:52

    Então, o caderninho é mais para compartilhar "emoções" - o que tá sentindo com o livro e talz, deixar algum recado pra autora. Não é pra escrever resenha nem nada muito grande assim. É mais uma lembrança pra autora. O caderninho não interfere em nada na resenha...

    ResponderExcluir
  18. Ceile Dutra de Moraes27 de abril de 2012 às 09:59

    Ah, eu entrei em 4, porque tinha muita vontade de ler os livros mesmo haha. Assim, BT é tipo "prioridade" na fila, ele chega, vc tem um tempinho pra terminar o que estava lendo e então lê o que chegou. Os autores já mandam a previsão de quando os livros devem chegar, então dá pra se programar.

    ResponderExcluir
  19. Eu tinha visto isso ontem e achei um absurdo tão grande que até pensei em avisar aqui hahaha mas pelo visto vocês estão super antenados, bom saber! Resumindo: Muitos critérios de avaliação para saber se o seu blog é merecedor para participar de um BT desconhecido, no qual você ainda irá gastar dinheiro, não vai ficar com o livro, e ainda vai fazer trabalho de revisão e divulgação de graça para a autora e a editora.

    ResponderExcluir
  20. Como você já disse, registro módico vem com código, mas que eu saiba não posso mandar nada mais além de livro. Então essa caderno vai 'barrar' o envio de forma econômica. Me corrija se eu estiver errada.

    Eu recebi esse e-mail, tenho uma queda doentia por BT, mas quando recebi esse e-mail não me dei ao trabalho nem de ler até o fim. 

     

    ResponderExcluir
  21. é.... Essa aí receberia um NÃO na hora.... estou cada vez mais intolerante!xD Enfim... se dessem pelo menos 2 semanas já estava bom para mim.... Quem postar mais?... pois é.... taí....

    ResponderExcluir