quinta-feira, 15 de março de 2012

Skoob e Spam

 
Uma leitora me mostrou esse post no Skoob. Ele não é novo, mas é bem interessante...
Exatamente - se você sabe que é chato, por que faz?
Agora, o mais interessante são os comentários!


Pessoa 1 - Você está fazendo isso MUITO, MUITO errado! Postar em um tópico contra o Spam com uma mensagem de Spam... Nem sei que adjetivo usar para alguém assim.

Pessoa 2 - Você pode divulgar o que quiser no seu perfil - isso não é Spam. Você pode mandar DM, @reply e mensagem no mural no Skoob, desde que você conheça a pessoa para quem está enviando e saiba que ela vai gostar. Especialmente não envie para alguém que tem uma mensagem no mural dizendo "NÃO QUERO RECEBER PROPAGANDAS DE UM BLOG" ok?
Ah, claro. E o Twitter serve para o que você quiser usar. O site não é seu, não é você quem diz para que serve ou não, ok?

Mas com esse comentário, eu ri. Muito.
Será que a pessoa já ouviu falar de bloqueador de popups? Ou Adblocker (pequeno plugin que impede qualquer anúncio em flash de aparecer no seu browser)? Ou filtro anti-spam no email? Ou práticas auto-regulamentadas de email-marketing ético (que dizem que a empresa só pode te enviar email se você assinar para recebê-los)?
Pode ser um desperdício perder tempo falando disso - já que quem faz Spam não quer ouvir - mas seria, então, também um desperdício falar de preconceito, de bullying, de crimes de ódio, já que quem os pratica também não quer ouvir que é errado? Não quero diminuir as vítimas do ódio, já deixo isso claro, mas apenas comparar a mentalidade "cabeça dura" de ambos grupos ofensores.

Ah, e só para não perder o costume... É "condescendente" ok?
condescendente
adj m+f condescendente [kõdəʃsẽ'dẽtə] que aceita as fraquezas dos outros

7 comentários:

  1. Eu fui a pessoa sem mais nada pra fazer (ha-ha) que perdeu tempo abrindo um tópico pensando que poderia sair uma discussão saudável. Doce ilusão! Fiquei chocada quando li as respostas.

    Felizmente, o Skoob agora permite o bloqueio de usuários. Infelizmente, só posso bloquear a partir do meu mural, então o primeiro spam eu vou receber. Mas ultimamente tenho recebido poucos, coloquei no mural uma mensagem que realmente chama a atenção (aqui: http://www.skoob.com.br/usuario/7192). Mesmo assim, ainda me impressiona a cara de pau dessas pessoas. A única coisa que importa é "seguir". "Segue que eu sigo de volta", "estou te seguindo", "me passa seu blog que eu te sigo". Ninguém quer saber de trabalhar pra manter um blog legal, de gerar conteúdo de qualidade, de interagir com outros blogueiros...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cíntia! Pensei que fosse você hehe Mas não quis sair presumindo que qualquer Cíntia Mara era você, né? :P
    O que me choca é não entenderem a diferença entre Spam e Divulgação...

    ResponderExcluir
  3. Spam é mal da sociedade atual. Impossível de controlar e os que o fazem acham que é super normal! u.u'

    ResponderExcluir
  4. O que mais me admira é ver as desculpas esfarrapadas que as pessoas dão para fazer spam. É sempre o mesmo papo furado: meu blog é novo, é o único meio de divulgar, já que você tem blog achei que entenderia... Será que essas pessoas acreditam mesmo nessa baboseira? 
    Já fiz de tudo para parar de receber esse tipo de mensagem. Hoje já mando logo uma mensagem grosseira. 
    No início do Skoob os usuários eram de um nível cultural mais elevado, já que estamos falando de leitores... Mas brasileiro tem mesmo a mania de estragar toda a boa idéia que aparece por aí!
    Será que as spamers não percebem o quanto essa divulgação é humilhante? Quando vejo um spam de um blog, a primeira coisa que penso é: deve ser tão ruim que o blogueiro já chegou nesse nível de desespero!
    E o pior é ver gentinha sem vergonha responder dizendo que quem não quer ser bombardeado pelos spans, que saia da internet. Então vamos dizer também: não quer ser assaltado, não saia na rua!!

    ResponderExcluir
  5. E não tem aqueles que dizem que "não quer ser estuprada, então não saia na rua arrumada"? A culpa é sempre da vítima, não importa se é uma coisa mais simples, como o spam, ou questões de vida ou morte.

    ResponderExcluir
  6. Nem tenho mais comentários para fazer sobre esse assunto. Já cansei. Tem gente que parece ter vento na cabeça, que não percebe que esse spam não serve pra nada. O blog não cresce, só incha.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu vejo esse tipo de recado, minha vontade é de ir na página da pessoa e ser super grossa. Mas daí eu respiro fundo e só bloqueio e ignoro. Não tenho nenhum tipo de aviso mais na minha página, mas não leio spam nem aceito pedido de amizade de pessoa que nem se incomoda em deixar um recado.

    ResponderExcluir