segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre Plágio

Olá amigos da Rede... Erm. Não.

Enfim.

Uma leitora me mandou um questionamento que eu achei difícil responder.

"Se uma pessoa tem no seu blog uma coluna que faz muito sucesso há alguns anos, e agora um outro blogueiro pega exatamente a mesma ideia (não a formatação) e a usa. isto é correto ou é considerado plágio?"

Minha opinião: Se não for dado crédito e for realmente uma coluna de muito sucesso, ou seja, algo que o copiador não teria como criar do zero sem nunca ter visto, é plágio e é muito feio.
Se for dado o crédito, bom, aí depende. É uma área meio cinza - uma ideia de coluna não é exatamente algo que se possa evitar que alguém copie. Como a blogueira que inventou o In My Mailbox, que acabou ganhando milhões de links e ganhando muita relevância para seu blog, ser "copiado" com créditos pode ser algo ótimo para o blogueiro.
Ao mesmo tempo, ele está sendo copiado e isso é meio chato.


Na verdade, com esse post, eu quero a opinião de vocês. É uma área bem cinzenta e complexa, pois pode ser inspiração e divulgação ou cópia e falta de caráter...

17 comentários:

  1. Vixe! Plágio de ideias é complicado, mesmo. Há muitas colunas comuns nos blogs literários e fica difícil julgar sem conhecer o caso.

    Quem garante que a pessoa realmente conhece a sua coluna? Quem diz que é tão original assim que ninguém possa ter pensado em algo parecido? Vale a pena brigar por causa disso? Você faz blog pra ser reconhecido ou pra compartilhar suas ideias? Tudo o que você faz no blog é original, não tem nada inspirado?

    ResponderExcluir
  2. Pior que plágio de ideias é plágio de postagens, independente se são resenhas ou qualquer outro tipo. E isso não se limita apenas à blogsfera literária. Acho um saco quando encontro exatamente a mesma opinião sobre o mesmo assunto em blogs diferentes, seja o assunto qual for. A pesoa que faz plágio é a mesma que cola nas provas e que mais pra frente vai se ferrar quando a vida mostrar do que é feita. Quando se copia um post, você não está simplesmente copiando palavras, mas se aproveitando das horas que um blogueiro de verdade passou pensando na melhor forma de passar a sua opinião para os seus leitores, e ser um aproveitador pra mim é um dos piores defeitos do ser humano.

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não acho que ter uma coluna igual ou parecida seja plágio, principalmente se a pessoa vier te comunicar (nem falo pedir, acho que é comunicar mesmo, uma vez que você não tem como proibir).

    Falo isso porque uma vez uma menina veio cheia de marra pra cima de mim, dizendo que copiei a coluna dela (Capas pelo mundo) que eu fazia há meses antes dela, mas ela não se deu ao trabalho de fuçar meu blog para perguntar. Eu sempre usava esse título dentro da própria resenha, como uma parte onde eu comentava as capas daquele livro. 

    Depois virou uma coluna com o mesmo nome. Eu não copiei de ninguém e ela que copiou de mim, e ainda veio tirar satisfação. Eu nem pedi a ela que mudasse pelo seguinte:

    Mesmo com o mesmo nome de coluna as capas vão ser de outro livro e mesmo que seja do MESMO, as opiniões vão ser outras. Se for cópia do texto, aí sim.

    O mesmo para o In My Mail Box, que tem gente que usa o mesmo nome, tem gente que muda. A ideia é a mesma, mas os livros mostrados não são...

    Se fosse assim, não poderia ter blog literário, porque todo mundo publica resenha, e aí?

    Acho que tá faltando um pouco de bom senso. Tudo as pessoas querem dizer que é cópia, que o outro é ruim e tal. Acho que o importante é cada um cuidar do seu blog, dos seus leitores, e fazer o melhor e o que puder para o seu público. E se importar menos com o que os outros fazem.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lívia.
    Acho que você tem razão, mas ainda acho que seria interessante e de bom tom a pessoa comunicar e ainda comentar na coluna que a ideia original foi de fulana e linkar. Nada melhor do que dar crédito onde ele é merecido.

    ResponderExcluir
  5. Nesse caso, não acho que seja plágio. Se a coluna não for idêntica, uma cópia exata, eu consideraria que a pessoa se inspirou na coluna de outra. Acho até lisonjeiro. rsrs

    ResponderExcluir
  6. É o tipo da coisa do "não custa nada, não cai a mão". Mas a gente sabe que nem sempre funciona assim =/

    ResponderExcluir
  7. Não, não é plágio. 
    Não é nem necessário a pessoa vir falar contigo, ou qualquer coisa.
    As pessoas se inspiram no que já foi feito o tempo todo. Sei lá, não consigo ver problemas. Ou ela tirou a idéia da coluna dela do nada?

    ResponderExcluir
  8. Acho que algo só é plágio se a pessoa literalmente copiou o que outra fez. Ter a mesma ideia, ou até mesmo fazer algo parecido é algo bem comum, ainda mais no mundo literário - onde a fonte de inspiração é sempre a mesma. 
    E, como falou a Cíntia, quem garante que é realmente plágio? Ou ainda, quem garante que é realmente uma ideia original? Quem garante que tu foi o primeiro que pensou? A não ser que a pessoa se disponha a buscar todos os sites literários do MUNDO, não tem como saber se a ideia é realmente nova ou não. 
    Digamos que hoje fosse fazer um "Capas pelo Mundo" no blog. A quem eu deveria dar o crédito? Aos 50 blogs que conheço e que fazem esse mesmo tipo de postagem? 

    ResponderExcluir
  9. Também não considero como plágio copiar uma coluna, a não ser que a pessoa detenha sobre ela direitos autorais. Desculpe, mas é raro vermos em um blog algo original... afinal, os blogs literários não são exclusividades do Brasil e nem nasceu aqui no país. O Vergonha Literária mesmo utilizou a  ideia da blogueira Shame para satirizar erros de blogs literários, como também para mostrar a vergonha alheia.

    Se essa filha do bom pai aí acha que vai conseguir publicar alguma coisa legal na net sem que outros a copiem, ela vive bem fora da realidade virtual...

    Post totalmente inútil esse... desculpe, mas ficou =(

    ResponderExcluir
  10. A menina nem tem blog, ela não quer publicar algo sem que copiem, ela veio pedir uma opinião.
    Eu passei a minha e vim pedir a opinião de vocês - e esse era todo o objetivo do post.

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma discussão interessante, mas é simples de se resolver.
    Não existe plágio de ideias, porque duas pessoas podem ter a mesma ideia e não uma ter copiado a outra necessariamente.
    Querem um exemplo? Já faz um tempo que me incomodo com spans de promoções no Skoob, sendo assim resolvi criar um espaço no meu blog para que as pessoas pudessem divulgar suas promoções sem encher a paciência de ninguém. Bom, eu tive a ideia sozinha, bolei o funcionamento, criei as regras e coloquei o post no ar. Logo no primeiro dia uma blogueira apareceu e disse que tinha um espaço semelhante no blog dela. Só que eu nunca nem tinha ouvido falar no blog dela. Ou seja, nós duas tivemos a mesma ideia! 
    Só seria plágio se eu pegasse o post dela, na integralidade, e colasse no meu blog, como se fosse meu!

    ResponderExcluir
  12. Acho que o plágio de ideias existe quando a pessoa posta a mesma coisa que você sistematicamente, como já aconteceu comigo.

    Tem uma pessoa que sempre que me via lendo certo tipo de livro, ia no blog dele e postava sobre esse mesmo livro. Eu acho que seria muita coincidência ele sempre ter a ideia de postar no mesmo dia que eu comecei a ler. Uma vez até fiz um post no meu blog falando sobre a falta de originalidade nos blogs, foi meio que um desabafo. Mas depois desencanei. Se ele quer fazer propaganda dos livros que eu leio, ótimo! Bom que os livros ficam mais conhecidos. Tem coisas que a gente SABE que é copiado, mas NÃO VALE A PENA brigar.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho essa linha muito tênue, não acho que deva ser considerado plágio, mas em alguns momentos é falta de bom senso, no meu caso eu postei uma coluna, após pesquisar pra saber se tinha algo igual, vi coisas parecidas, mas não exatamente o que eu queria postar, 10 dias depois me aparece alguém com a ideia igualzinha a minha, fiquei muito triste, pensei em até deletar a coluna. Alguém foi no blog dela e falou que já tinha visto a coluna em outro lugar e ela veio me dizer que eu a estava acusando de plágio, quando na verdade nunca acusei ninguém.
    Enfim, vejo essa repetição com tristeza, creio que o que falta é ideias novas, as pessoas estão com preguiça de pensar, preferem se inspirar nos outros, isso causa confusão.

    Espero ter ajudado.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Pode ser Camila, justamente por isso fiquei triste e não sai acusando ninguém, apesar de aparecer algo extremamente parecido 10 dias depois ser um pouco suspeito. Enfim, prefiro deixar pra lá, se for cópia espero que um dia a pessoa se toque, se não for as coisas ficam como estão.

    ResponderExcluir
  15. Vou falar de experiencia propria. Criei uma formatação do zero no meu blog, com textos argumentativos sobre a blogosfera literaria. E outros artigos de outros temas. Acontece que depois disso, percebi alguns blogs criando também opinioes sobre assuntos do mundo literario, especialmente a blogosfera literaria. Uns cinco pra falar a verdade. Três, deram os créditos de que se inspiraram no meu trabalho. Mas dois não admitem de jeito nenhum. Dos quais um, até criticava meu trabalho. Fico chateado por que esses blogs que embarcaram nas minhas ideias  conseguem muito mais comentários e participação com seus posts em suas páginas do que eu no meu site. Tudo bem, eles tem muito mais seguidores e comentarista. Mas eu acho que não custa nada admitir de onde veio a idéia.

    ResponderExcluir
  16.  É realmente pode haver coincidências concordo.

    Mas também no caso de um se inspirar numa ideia já existente, vale comunicar. Só comunicar, já que não tem como proibir. É um reconhecimento merecido e, poxa, não custa nada! Vamos semear bons valores aqui na blogosfera gente!

    ResponderExcluir