quinta-feira, 24 de maio de 2012

...Que está no Canadá

Recebemos uma denúncia interessantíssima!
A blogueira A. recebeu um email de uma certa moça (L.) que foi ao e voltou do Canadá, da editora R., oferecendo parceira. Isso mesmo, minha gente, oferecendo, isso é tão raro!
Querendo divulgar um livro, a L. diz que pode disponibilizar exemplares para resenha e sorteio.
Apesar do livro demorar 1 mês para chegar, ele chegou, a blogueira leu e resenhou. Logo após isso, a L., da editora R. ofereceu outro livro para a blogueira.

Entendam, a editora ofereceu o livro à blogueira, pedindo para escolher entre dois títulos. Depois que a blogueira escolheu, silêncio.

Quase oito meses se passaram e nada. A blogueira tentou enviar emails, tentou mandar mensagem no "Fale Conosco" da editora e nada. Nem sinal de vida, completamente ignorada.

Amigos editores. Se quiserem contatar um blogueiro para divulgar apenas um livro, façam! Mas deixem bem claro que é um livro só. Não ofereçam outros, não ofereçam "parceria", não ignorem o blogueiro depois da divulgação do primeiro livro, ok?

Ou, talvez, a L. esteja no Canadá, né?

(sei que a piada é velha, mas tinha que fazer!)

25 comentários:

  1. Essa postagem poderia estar apenas com espaço para os nomes, hein... Porque dá pra encaixar VÁRIAS editoras e autores que fazem exatamente isso. XD
    Entrou em contato e não recebeu retorno? Parceria cancelada, ué, sem dramas =)

    ResponderExcluir
  2. Já aconteceu comigo e nem liguei.
    Não é tão difícil assim uma editora procurar um blogueiro.
    No meu caso, a editora sumiu e ignorei. Continuei levando a minha vida normalmente.
    Achei pequeno para me importar.
    São muitas editoras, muitos autores, centenas (para não dizer milhares) de livros. Pra que sofrer por um único exemplar?

    ResponderExcluir
  3. O feio é que é uma editora grande, ela entrou em contato, prometeu livro e daí sumiu.
    Se sumisse antes, sem stress. Se a blogueira tivesse pedido, sem stress. Mas, poxa, dizer que vai enviar e não fazer? Uma editora desse porte não pode não, é feio!

    ResponderExcluir
  4. Não entendo porque tamanha dificuldade em falar o que se quer. Se tivessem sido sinceros e avisado a blogueira que seria apenas um livro, não precisariam receber e ignorar todas as tentativas de contato para saber do outro livro.
    Claro que é chato uma pessoa falar que vai fazer uma coisa e desistir e nem ao menos avisar, mas daí a ficar correndo atrás já é demais... eu nem perderia meu tempo.

    ResponderExcluir
  5. Se é quem eu estou pensando, a L. saiu da editora já faz um tempo - claro que não justifica, e nem estou defendendo, mas né...

    ResponderExcluir
  6. Alguns autores já entraram em contato comigo para parceria (da época em que eu fazia parceria com autores nacionais) e disseram que iam enviar um livro para resenha. Respondi com os meus dados e nunca mais ouvi falar das pessoas.
    Também teve editora que sumiu, entrei em contato por e-mail perguntando se eu ainda era parceira. Não responderam, então mandei outro e-mail avisando que gostaria de cancelar a parceria e tirei o banner do blog. 
    Não vou ficar correndo atrás de gente que não responde...

    ResponderExcluir
  7. Imaginei que poderia ser o caso. Mas o que custa a editora responder o fale conosco com "olha, a pessoa saiu da empresa, o que ela acordou não vale mais", né?

    ResponderExcluir
  8. Foi o que a blogueira fez, após mandar uns emails (uns 2, 3 emails e um fale conosco, pelo que entendi). Mas é muita falta de respeito...

    ResponderExcluir
  9. Juntei dois + dois rs. Eu tenho parceria com a editora em questão,que por sinal, foi a primeira editora a firmar parceria de fato com meu blog. Espero que ela consiga entrar em contato para ter uma posição a respeito, as pessoas responsáveis pelas parcerias vivem mudando constantemente e os blogueiros sempre acabam com dúvidas se a política poderá mudar e tals. 

    ResponderExcluir
  10. Sei qual editora é, e não vejo motivo p/ o post afirmar que seja falta
    de respeito da editora. Antes, vocês deveriam averiguar os fatos, não
    acha?

    L. saiu da editora  e a politica de parceria mudou há pouco tempo.
    Antes, L. oferecia as parcerias e era responsável por todos os selos,
    mas esse ano abriram seleção e desmembraram as parcerias.  Mesmo quem já
    tinha parceria firmada teve que se inscrever p/ cada selo
    separadamente. Isso, foi divulgado amplamente nas redes sociais.

    Essa blogueira não se inscreveu p/ parceria ou não foi selecionada? Tá
    fazendo mimimi por causa de parceria e isso é feio. Essa denuncia me
    cheira a dor de cotovelo. #prontofalei.

    ResponderExcluir
  11. Foi prometido algo para a blogueira em setembro do ano passado. Ela entrou em contato depois, inclusive pelo "Fale Conosco" e a editora não se deu ao trabalho de responder dizendo que "L. saiu da editora, nada mais vale" e você acha que isso não é nada?
    Foi prometido e depois sumiram, é irrelevante o que fizeram ou não com as parcerias *diversos meses* depois do ocorrido.
    É só uma mostra do quanto as editoras estão (me perdoem o linguajar) cagando e andando para os blogueiros.

    ResponderExcluir
  12. Bianca, concordo contigo.
    Também já aconteceu comigo. Eu deixei para lá e pronto. Vivemos felizes para sempre.

    ResponderExcluir
  13.  Engraçado, o VL vive dizendo que blogueiro deve se valorizar, que as editoras estão tirando proveito das parcerias, que se vender por livro é barato e blá blá blá.
    Aí, publicam esse post que é totalmente contrário ao que vocês pregam diariamente. Pois, a meu ver, essa blogueira está fazendo mimimi, reclamando por que editora não respondeu emai, etc. Ou seja, ela correu atrás de editora, se humilhou por causa de parceria e ainda grita aos quatro ventos!! E o VL que se diz contra isso tudo apoia. rsrs
    Não sei se rio ou choro com tamanha contradição. Ou será que a opinião de vocês é voluvel?
    Aff,

    ResponderExcluir
  14. Mas só pra entender alguns comentários: a pessoa responsável por parcerias (quem seria?) sai da editora e por isso, só por isso, os acordos não valem mais?
    A parceria não deveria ser feita COM A EDITORA? Independente de quem é o mediador?Eu sempre digo aqui que acho essa coisa de "parceria" a maior enganação ever, e né...

    ResponderExcluir
  15. Acho que o post mostra que os blogueiros precisam ter cuidado, só isso. O
    blogueiro não tem culpa da instabilidade das editoras. O pior é quando
    acontece da editora ignorar os pedidos do blogueiro mas continuar
    mandando releases para divulgação. Aí eles lembram do blogueiro? Muitas
    editoras avisam quando a equipe responsável pelas "parcerias" é
    alterada, acho que não custava nada essa editora dar um parecer. Não acho que ninguém esteja gritando aos ventos, só está mostrando o que acontece, isso serve de alerta para outros.

    ResponderExcluir
  16. Oi, V.
    Continuo achando que é muito drama... Não dá, não deu. O povo leva tudo muito a ferro e fogo. 

    ResponderExcluir
  17. A L. é uma das pessoas mais legais para se tratar de parceria e relacionamento com blogs e uma das que mais respeitavam aos blogueiros. Não estou puxando saco não, estou falando a verdade pq a conheço bem. Ela saiu da R. há muitos meses (mais de 6 meses, na verdade) e no momento ela nem se encontra no Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Essa coisa de não responderem à menina não é culpa dela. Eu acho que o blogueiro tinha que acompanhar a mudança na estrutura de parcerias (como todo mundo acompanhou depois), se inscrever para os selos que queria e tudo mais. Se não me engano, quando a L. saiu, ela mandou e-mail pra todo mundo avisando que estava indo embora da editora e comunicou quem cuidaria das coisas em seu lugar. Então a culpa não é dela ;]

    ResponderExcluir
  19. Foi bem isso que aconteceu.
    No meu caso, como estava com problemas e entrando pouco nas redes sociais, não vi e fiquei sem me inscrever para os selos separadamente.
    Sério, tô viva até hoje e comprando livros.

    ResponderExcluir
  20. Quanto mimimi por causa de livro de graça...

    ResponderExcluir
  21. Eu enviei um email para vocês há algum tempo atrás denunciando uma editora tbm que fez quase a mesma coisa comigo e vcs nem deram bola. Pior que a menina aê: houve uma proposta, eu aceite e divulguei (fazendo o que a editora UL havia solicitado) e a editora depois nunca mais falou nada, mesmo depois eu entrando em contato com ela várias vezes, simplesmente me ignoraram e isso já tem mais de ano e ainda continuam me ignorando... enfim....

    ResponderExcluir
  22. Pior que eu vi esse email ontem quando fui postar esse, mas não lembro pq não postei.
    Tudo que a gente recebe sai, só que uns antes, uns depois.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que polêmica! Minha opinião sobre isso: tá todo mundo errado, faltou conversa na hora de PLANEJAR essa parceria (posso chamar assim?). A blogueira tá fazendo drama - ela nem era parceira de verdade da editora, era? Foi um trato, parecido com o que fazem nos EUA. De certo uma vez? Ótimo. Na segunda não? Paciência. Não respondem os seus emails? Ok, esquece, vc já não contava com essa parceria, né?! Mandar pro VL? Exagero (adoro o blog, mas tenho certeza que tem casos bem mais interessantes pra postar). A editora? Ok, não respondeu, falha deles. Mas também é uma editora ótima de lidar, com um feedback incrível com os blogs parceiros, e nunca tive o que reclamar da L. que quando saiu da editora, avisou todo mundo. 

    ResponderExcluir
  24. Por mais que eu sempre seja a primeira a dizer o quanto acho mesquinho uma pessoa brigar por parceria pra ganhar livros, dessa vez tenho que concordar com o post. Conheço a L. e tenho uma opinião diferente do que outras pessoas falaram aqui. A L não era organizada, eu mesma não sabia se tinha ou não parceria, qual era o selo e sempre que perguntava ela falava que estava em pendência de avaliação (que passou mais de um ano nessa). Nisso tinha meses que não podia pegar livro, e a maioria mesmo em que eu podia, era pq ela precisava que fosse divulgado, muitos deles de selo que ela dizia que eu não fazia parte. (aliás, livros que fugiam completamente do tema do blog, como biografias e livros infantis). Também sei que quem era mais próximo da L.  tinha carta branca.

    Não acho que a questão aí seja o "livro de graça". Mesmo pq eu deixei isso de lado, fiquei meses sem pedir ou aceitar  algumas proposta de divulgação dela, segui o blog em frente e continuei comprando livros da editora.  A questão aí é um pouquinho (só um pouquinho) de consideração e respeito. Pq se vc se dispõe a aceitar a parceria, deve haver certa responsabilidade de ambas as partes. Um retorno, uma organização, o que seja. AMBOS precisam ser assim. 

    Agora com a nova parceria, está muito melhor. Organização, sem diferenças e a pessoa que cuida é muito atenciosa. Outra coisa.

    Nesse caso, a menina pecou em não acompanhar as redes sociais, pq a editora deixou claro q estava abrindo vagas de novo pra novas parcerias, e mesmo quem era blogueiro parceiro precisava se inscrever novamente. A divulgação ocorreu por mais de um mês, se ela não acompanhou, aí não foi culpa da editora. Aliás, acho que generalizar a culpa na editora, acho um pouco complicado, visto que são vários departamentos. Ela só deu má sorte de cair na época em que a L. trabalhava lá. Mas eu entendo. 

    Bom, na próxima ela tenta de novo. Enquanto isso ela vai comprando os livros ^^

    ResponderExcluir
  25. Li o post e todos o comentários feitos até agora. E sabe o que eu acho? O VL só quis mostrar o quando essas editoras grandes não estão nem aí para os blogueiros. É o que eu ACHO (para os desinformados que não sabem ler comentários direito). 
    E, além do mais, pelo amor de Deus! Jura que tem gente reclamando por causa de um post? Li gente reclamando de 'mimimi' fazendo um.
    Não estou defendendo o blog, porque não é segredo pra ninguém que certas editoras dão no pé. Mas daí ver bando de gente atoa reclamando só porque não achou um barraco aqui... Façam me o favor! Vão cochichar com a vizinha de vocês que vão estar fazendo coisa melhor.

    ResponderExcluir