quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resenha vs. Opinião


O que dizer de uma pessoa que divide uma resenha em "sinopse", "resenha" e "opinião"?

Fora esse "detalhe" em que a seção Sinopse vem direto do livro, a seção Resenha é um resumo próprio e a seção Opinião passa quase mais tempo falando sobre a aparência dos personagens masculinos do que do livro em si, temos ainda... 
1. Os erros de português que me fazem querer gritar "começa do zero".
2. Ficção? Como assim "nunca fui fã de ficção" cara pálida? Ficção é o contrário de não-ficção, sabe, esses livros dos quais seu blog está CHEIO, livros que falam sobre coisas que não aconteceram de verdade. O gênero desse livro é fantasia. Pelo que li dele, é uma mistura dos sub-gêneros de hard fantasy com urban fantasy ou algo assim. Mas, te garanto, de ficção científica (comumente confundida com o gênero geral de ficção) não tem nada.

27 comentários:

  1. Gente que fugiu (ou nem teve) aulas de literatura. E de português também.

    ResponderExcluir
  2. Não consegui ler o texto, não sei se está pequeno mesmo, ou meu monitor que não colabora, então nem vou comentar sobre o texto em si.

    Não vejo problema no post ser dividido em "Sinopse", "Resenha" e "Opinião". Afinal, "resenha" pode significar, segundo o Michaelis, "descrição minuciosa", que seria algo diferente das outras duas seções. Eu, particularmente, não gosto de "descrições minuciosas" nos posts. Se a sinopse contem apenas algumas informações, opto por acreditar que elas são suficientes para despertar minha atenção sem saber de mais nada. Mas, se a pessoa quer colocar, prefiro que seja assim pra eu ir direto onde me interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, mas resenha pode ser "contar o resumo com suas palavras"? Aí não é apenas... Um resumo? Uma sinopse? Nesse caso, não há diferença entre a resenha e a sinopse a não ser o autor - um é da editora e outro do blogueiro.
      Com uma sinopse acima, a "resenha" não é completamente inútil? Se ela ia dar o resumo do livro mesmo, então retira a sinopse e mantém apenas "resenha". Já que resenha é, normalmente, opinativa, ela pode deixar tudo junto.
      E a sinopse era a completa, que normalmente é divulgada, mas sem spoilers (do tipo de quarta capa de livro).

      Excluir
    2. Ah, sim, tem razão. Eu não tinha lido o texto, agora consegui visualizar direito. Então o problema não é a divisão, é o conteúdo, mesmo.

      Excluir
    3. Isso. Dividir é ok, beleza, mas da forma que foi feito ficou redundante... E meio perdido rs

      Excluir
  3. Esse sim é um exemplo de postagem interessante para o VL. Vergonha total, se não sabe escrever pelo menos use o Word para disfarçar esses erros horrorosos.
    Ler duas ou três vezes a própria resenha antes de postar é importantíssimo. Eu hein.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, infelizmente grande parte dos blogs literários de hoje estão cheio dessas pseudo resenhas.
    Ela apenas resumiu o livro e deu uma opinião sobre os atributos dos personagens masculinos.
    Não destacou os pontos positivos, tampouco os negativos, a escrita da autora...
    Enfim, essa "resenha" carece de muitas informações importantes. Além disso, também há erros estúpidos de português.
    Meu único sentimento no momento: vergonha alheia.

    ResponderExcluir
  5. Resenha é falar do conteúdo de alguma coisa e fazer seu comentário sobre esses elementos que o compõe, então o básico do básico é ter um resumo e uma opinião. Não tem porque separar "resenha" e "opinião" então.
    A "resenha" da amiga em questão tá muito confusa, e não falo pelos erros de português ou algo do tipo, mas quem é quem, quem é o quê e o que são esses seres? Mundo mortal e imortal? Avalon fica onde? Ela sabe do que está falando, afinal, leu o livro, mas quem nunca ouviu falar de um livro parecido desses, o que pensará? Ficará confuso com certeza.
    E de toda a leitura, o que ela mais prestou atenção foram os personagens masculinos? Não tinha nada mais que isso? Enquanto para uns temos 'too much information', outros tem essa carência com 'almost no information'.

    P.S.: será que ela vê novela? Novela é ficção hahaha Btw, a Globo coloca no final dos créditos essa nota, mas quem olha, né?

    ResponderExcluir
  6. Aquela hora que você pensa "tente de novo e de novo e de novo... e de novo"

    ResponderExcluir
  7. Esta é uma postagem para se ter vergonha? Fiquei com vergonha deste blog.

    Sempre tive a leitura como algo democrático, mas...
    Com certeza não tem a mínima importância que a pessoa que escreveu esta resenha tenha 14 anos, não é?
    Com 14 anos uma garota deveria estar escrevendo como profissional, certo?
    Ou deveria estar assistindo malhação, e não se ocupando em ler um livro?
    Ou melhor: num baile funk, esperando seu cafetão na esquina com umas pedrinhas...?

    Parece que é o que vocês querem, causar constrangimento, traumatizar pessoas que ainda estão com o caráter em formação, podar seus sonhos e inocência, fazer com que eles fiquem cínicos como vocês.
    Parabéns! Estão no caminho certinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idade é desculpa para não saber português? A não ser que seja 9, 10 anos (e olha que estou esticando), não. Para quem não sabe, com 14 anos, a pessoa está entre 8ª e 9ª série, pelo menos até onde sei. Que nosso ensino é uma porcaria, é verdade, mas se espera que alguém que lê muito, no mínimo, escreva com uma qualidade acima da média.
      Idade é desculpa para não saber a diferença entre sinopse e resenha? Ou entre sinopse e opinião? Não, novamente. Se ela conseguiu montar um blog sobre livros, com certeza lê diversos outros. Outros que servem como modelo muito positivo. Outros que mostram que as resenhas são formadas de sinopse+opinião.
      Se ela não consegue absorver o conteúdo, a culpa é nossa? Se ela não consegue aceitar críticas e fica "constrangida" é culpa nossa? Se ela é tão "leitora", tão "louca por livros" (como a maioria das blogueiras se descreve), como ela não sabe O QUE É FICÇÃO?
      "Traumatizar", "podar seus sonhos e inocência" ah vá. Dramaqueen much?

      CRÍTICA existe no mundo real e ela nem sempre é educada e gentil. Parabéns, você aprendeu uma valiosa lição.

      Ah, é, e se não gosta, não entra. Alt F4 é serventia da casa.

      Excluir
    2. O Anônimo aí é a mãe da menina?

      Você poderia fazer um curso de arte dramática, porque o DRAMA você já tem, meu caro (ou cara).

      Aos 14 anos ela pode nem escrever como uma profissional, mas escrever CERTO não é coisa de profissional. É coisa de quem realmente estuda, leva a escola A SÉRIO e tem uma educação decente. Não parece ser o caso, né? Não me lembro de escrever tão mal assim quando tinha a idade dela. E eu aprendia coisas com os livros. Esse pessoal parece que lê e não absorve nada de novo com a leitura. Nem na ortografia repara, pra perceber o que tá errado.

      E vem com papinho de crack e funk e o diabo a quatro. Vai ser demagogo lá na casa do chapéu. Você deveria estar reclamando sim que a educação no nosso país é PORCA, tanto que ninguém, aparentemente, sai com mais do que saber assinar o próprio nome. E eu não vi constrangimento nenhum no post. Ele disse que a menina NÃO SABE escrever, NÃO SABE a diferença entre sinopse/resumo/opinião. Não sabe mesmo. Se tem um blog de livros, se fala sobre isso, o mínimo que deveria fazer é aprender. Pouca idade não é desculpa pra não aprender. É esse desculpismo que cria esses acomodados de hoje em dia. Não pode nada, coitadinhos, não podem ouvir nada, não podem ser criticados... e continuam burros como portas. Hoje é uma crítica num blog. Vai escrever assim numa prova de vestibular ou de concurso pra ver se essa pessoa (ou qualquer um que escreva como ela) passa. Ninguém vai ter esse dó não, viu!

      Excluir
    3. O Anônimo aí é a mãe da menina? [2]

      Quem recebe uma crítica e desiste por causa dela, provavelmente já não iria longe, mesmo. Ela pode não saber algumas coisas, mas ninguém precisa ter carteira de identidade 18+ pra acessar o Google.

      Excluir
    4. O Anônimo aí é a mãe da menina? [3]
      Certo que é.

      Janete Medeiros disse tudo. Janete Medeiros pra presidente.

      Excluir
    5. Janete Medeiros para presidente! Apoiamos hahahahaha

      Aliás, mais alguém aí com #MandyPortoFeelings ? :P

      Excluir
  8. A menina tem 14 anos? E provavelmente por trás do Vergonha, ou tem um bando de marmanjo de 30 que precisam zoar em cima de um blog de uma pessoa que é quase uma criança (conheço muitas meninas de 14 anos que ainda brincam de boneca), ou algum grupinho de blogueiras bobinhas, sem muito o que fazer na vida, que... oh, pasmem! precisam se auto firmar zuando com uma garota de 14 anos.

    Ah tá, aos 14 anos todo mundo escrevia bem. Aham... sentá lá.

    Perfeição vem com a prática. Pelo que eu vi, o blog da garota tem pouco tempo.

    "Idade é desculpa para não saber português? A não ser que seja 9, 10 anos (e olha que estou esticando), não." (eu realmente li isso?! volto ao primeiro paragrafo... aos 8 anos então, a pessoa que está fazendo esse post devia escrever horrores já. Como assim você ainda não ganhou nenhum prêmio Nobel?!) Claro que idade não é desculpa... espero que aos 6 anos você já tenha começado seus estudos para o vestibular en, porque não tem desculpa. Quando você chegar aos 7, aí a gente conversa. =)

    ResponderExcluir
  9. Mãe Dináh mode on
    Anônimo acima, sou professora e concordo com sua opinião. Vejo como são as coisas na prática, não me prendo a utopias impraticáveis nem dou atenção aos grupos de marmanjos que querem ficar por cima da carne seca se autoafirmando em cima de uma criança.

    Mas, prevejo seu futuro: A mesma pessoa sem noção que respondeu ao comentário da mãe da menina vai te dizer que... A Porta da casa é serventia da casa!

    Totalmente fail esta postagem. Vou escolher a legenda: QUE FEIO!

    ResponderExcluir
  10. Acho que se as pessoas que fazem o Vergonha Literária quisessem "ficar por cima da carne seca" (beijo, vó!) ou "se autoafirmar em cima de uma criança" elas assinariam o blog, não? Caso as comentadoras de bem (aahhhahahaha) tivessem uma percepção menos limitada, elas conseguiriam ver que o que a equipe faz é apontar erros ridículos da blogosfera. Mas vocês têm razão, é muito ruim zoar criança, porque as mães ficam muito indignadas.

    Como disse a Janete, o que vocês estão fazendo se chama desculpismo. Se o Anônimo acima é professora, o nível de exigência em suas aulas deve beirar esse próprio desculpismo. "Eles têm só 14 anos...". Têm 14 anos, idade suficiente para receber uma educação de qualidade, que ajuda a diferenciar entre resenha, sinopse e opinião, coisas rotineiras pra quem escreve sobre literatura, seja em blog, seja profissionalmente. Se a escola não ajuda, o Google tá aí pra isso. Mas depende do interesse da pessoa..

    Ninguém aqui escrevia tão bem a ponto de ganhar um Nobel (por que as pessoas logo exageram? São incapazes de discutir racionalmente, acho), mas ninguém escrevia tão mal quanto a garota.

    Quando a confiança e o desculpismo são incentivados, existe uma tendência à acomodação. Continuem passando a mão na cabeça da menina, e ela não vai evoluir. Com toda a sinceridade do mundo, pra ela escrever mal falta melhorar muito.

    ResponderExcluir
  11. A dona desse blog só tem 14 anos e ainda vai aprender muito na vida. Vocês fazem melhor? Então façam e mostrem!

    ResponderExcluir
  12. Desculpa, mas acho evidente que uma pessoa com tantas primaveras saiba escrever melhor do que uma garota.
    O único jeito de você ser melhor que os outros é você os reprimir por escrever algo errado.

    Parabéns, você pode ter acabado com uma vida hoje. E aliás para quem aponta tanto os erros alheios, o seu template é muito bom. Vergonha é alguém sustentar esse blog.

    ResponderExcluir
  13. "Ninguém aqui escrevia tão bem a ponto de ganhar um Nobel (por que as pessoas logo exageram? São incapazes de discutir racionalmente, acho), mas ninguém escrevia tão mal quanto a garota."

    Ninguém quem? Como você sabe que o pessoal do Vergonha escrevia bem com 14 anos? Ou agora o Vergonha tá precisando escrever em anônimo pra sustentar os comentários, ou sua frase foi equivocada. Aliás, tem outros erros, favor rever isso aí sabichão... ;)

    "E aliás para quem aponta tanto os erros alheios, o seu template é muito bom. Vergonha é alguém sustentar esse blog." (2)

    da série... "eu sei puxar o primeiro template que vejo por aí..."

    ResponderExcluir
  14. A pergunta que não quer calar: O que tem a ver o template com qualquer outra coisa discutida aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eles querem dizer que pra alguém que aponta banners feito no paint, da proporção a beleza, o template do Vegronha é bem feinho pra ficar colocando defeito nos outros. (e assim como vai da opinião de cada um o gosto, a mesma coisa serve para os banners que o Vergonha critica). Daí a indireta do template, entendeu agora?

      Excluir
  15. Realmente existiam erros em minha resenha. Até, agradeço-lhe por mostrá-los, já que assim, pude arrumá-los.
    Como sugeriu, procurei no Google a estrutura de uma resenha e minhas próximas, digo, as que já não escrevi, serão feitas de modo diferente. As quais, também falarei mais dos personagens, forma de escrita do autor e cenário, em vez de qualificar tanto os personagens masculinos.
    Quanto à acentuação na crase, estavam de fato erradas, num momento de digitação rápida, acabei por nem percebê-las, mas também já corrigi.
    Agora sobre a parte da ficção: Muitíssimo obrigada. Eu realmente não sabia que isso estava errado e, em breve, irei pesquisar um pouco mais sobre isso.



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  16. Povo aqui discutindo, e a menina chega na maior humildade, reconhece os erros e diz que vai melhorar. Não é porque tem 14 anos que precisa ser imatura e sair fazendo escândalo, né? Tá vendo gente, é pra ISSO que serve o blog! Parabéns, Amanda.

    ResponderExcluir
  17. Certa vez, li em um blog literário que a crítica é muito importante e "necessária", porque é através dela que podemos corrigir nossos erros e melhorar nosso trabalho:

    "Todo jovem escritor precisa de elogios como uma flor necessita de sol e água. No começo, qualquer estímulo, por mais parcial e vago que seja, já é um enorme incentivo para escrevermos as próximas linhas.
    No entanto, elogios não tornarão sua escrita melhor. Elogios lhe darão a ilusão que tudo está ótimo e que não há mais necessidade de se aperfeiçoar.

    A escrita é uma estrada sem fim, você nunca terá descanso e nunca chegará ao destino. E você só saberá se pegou a rota errada quando alguém lhe enfiar o dedo na cara e for sincero com você.

    Algumas críticas serão puramente destrutivas, geralmente de pessoas que tem inveja de você. Todavia, haverá aquelas críticas tão pertinentes, que poderão transformar sua carreira. Algumas críticas atingem tanto o nervo que, todas as vezes que você sentar-se para escrever, elas estarão na sua mente, protegendo-o de certos equívocos, de clichês ou de atalhos equivocados.
    Ter um bom crítico por perto é a melhor companhia de um escritor."
    (Por Henry Alfred Bugalho)
    http://blogdoescritor.oficinaeditora.com/2012_01_01_archive.html

    Parabéns Amanda e parabéns a dona do blog,
    Beijinhos,

    www.marciaescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir