quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sátira

Olá amiguinhos. Muita gente aí dizendo que esse blog "é só para sátira". Mas é.

É isso mesmo. É um blog satírico. Ácido, direto e, só às vezes, cruel. Claro que a ideia é criticar um comportamento, mostrando exemplos, e é isso que andamos ajustando, antes que perguntem. E isso não é pejorativo, nem um estilo negativo - é só um estilo. Pode não ser o seu estilo favorito, assim como muita gente não gosta de romance, drama, ficção científica ou fantasia. Mas isso não faz dele um gênero menos importante ou negativo.

Vergonha mesmo é não querer aprender, então, vamos para as informações:
A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.
A paródia pode estar relacionada com a sátira. A paródia imita outra forma de arte, de uma forma exagerada, para criar um efeito cómico, ridicularizando, geralmente, o tema e estilo da obra parodiada. Ainda que por vezes as técnicas próprias da sátira e da paródia se sobreponham, não são sinónimas. A sátira nem sempre é humorística - por vezes chega a ser trágica. A paródia é, inevitavelmente de carácter cómico.
(...)
Um poeta muito conhecido por suas sátiras foi Gregório de Matos e Guerra, poeta de estilo barroco.

Opa, acordaram? Lembraram do nome da aula de Literatura? Pois, vamos ver...
Gregório de Matos Guerra alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa, foi um advogado e poeta do Brasil colônia. É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período.
Poxa! O maior poeta barroco do Brasil era, também, um poeta satírico. Quem diria! Incrível - a sátira não é coisa para desmiolados, mas sim considerada um estilo de literatura que requer meio cérebro para produzir...

De Gregório de Matos, apenas um versinho:
A Donzela embiocada
mal trajada, e mal comida,
antes quer na sua vida
ter saia, que ser honrada:
à pública amancebada
por manter a negra honrinha,
e se lho sabe a vizinha
e lho ouve a clerezia,
dão com ela na enxovia
e paga a pena da lei:
esta é a justiça, que manda El-Rei.

Deu pra captar? Sei que a linguagem é complicada, mas ele está falando muito mal das "Donzelas" que preferem ter coisas do que manter a honra (amancebada é a mulher que vive com um homem sem ser casada - também chamada de concubina).
Outra, aqui, criticando a Salvador da época dele:
A cada canto um grande conselheiro,
que nos quer governar cabana, e vinha,
não sabem governar sua cozinha,
e podem governar o mundo inteiro.
Cruel. Direto. Satírico.
Entenderam? :)

Ah e a fonte da maioria das coisas é Wikipedia. Sei que não é fonte confiável, mas acho que é confiável o suficiente para esse post.

3 comentários:

  1. O último versinho aí tá válido até hoje kkkkkkkkkkk gostei o/

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhh voltei pra dizer uma coisa importante, amigo não adianta se você está tentando acertar o tom do blog. Na verdade muito não vão gostar pq vc tira sarro do comportamento deles, grande maioria vai se ofender. A ideia é manter-se anônimo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha!
      Ah sim, isso sim. Claro, não custa dar uma ajustadinha, mas fora isso, o blog é assim mesmo e não tem o que fazer, se não gosta de sátira, que vá ler outra coisa ué.
      A porta (ou o Alt+f4) é a serventia da casa.

      Excluir