domingo, 12 de fevereiro de 2012

Parceiros da Intrínseca #3

 Post 3 da série "Parceiros da Intrínseca". Você pode ver a explicação AQUI.


Trás. É para jogar o livro para trás?

E vemos aqui a volta das vírgulas que não sabiam seu lugar.

23 comentários:

  1. Acho que esses erros de português/falta de atenção/whatever não tem muita graça. Nem são o fim do mundo também (a menos que aconteça no blog todo. Nem em livro as pessoas reclamam disso).

    Vocês deveriam apostar em outras frentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, só para você ter ideia, esse é o mesmo blog do post #2 ;)

      Excluir
  2. Concordo com o Felipe. Vocês só estão postando os erros de ortografia dos blogueiros. Há coisas mais importantes atingindo a blogosfera literária. Esse seguimento de erros/equivocos de gramática já não tem mais o mesmo apelo. cansou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas "mais importantes" são coisas que dificilmente podemos abordar mostrando pequenos exemplos.
      Estamos buscando sempre os absurdos, mas é algo que tem que pegar na hora, com exemplos. Tem o LitFanBR que já tenta mostrar boa parte desses absurdos com outra abordagem.

      Excluir
  3. Falou destacar o "a tempos atrás". Duplamente errado: Ou é " tempos", ou "tempos atrás". Sem contar a escassez de pontos finais, resultando em uma frase enorme.

    Ao contrário dos comentários anteriores, eu acho que esses erros têm que ser mostrados, sim. Sou chata; sei que não escrevo perfeitamente bem (quem escreve?), mas dói nos olhos ler tantos "ancioso" e "concerteza", frases com pontuação totalmente equivocada, erros bobos e recorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, você tem razão. Muitas vezes, na hora de destacar, acaba faltando destacar muitos erros... Dá vontade de apenas postar, sem destacar, já que metade do texto está errado mesmo.

      Excluir
    2. Também acho que erros de português e tal devam ser mostrados, só acho que em alguns casos não chega a ser engraçado, como em erros de crase, por exemplo. Falo isso para o blog ficar mais legal, não pra parar ;)

      Um dia desses vi uma menina que escreveu "ressentimento" ao invés de "recentemente". Foi hilário, tem gente que não tem mesmo noção. Também acho o "ancioso" e o "concerteza" tristes. Pior quando eu achei "homolete" num livro, aparecendo várias vezes o.O

      Excluir
    3. Felipe, concordamos que não é lá... Muito engraçado.
      Nesse caso, a graça fica por parte da editora dizendo que esses blogs são os melhores que ela conseguiu achar, avaliando coerência, qualidade dos textos, ortografia, etc. ;)

      Mas é verdade, estão faltando os erros graves. Estamos programando algumas coisas, aguarde ;)

      Excluir
    4. Mas gente, não é pra ser engraçada essa 'coluna'. É pra mostrar que a Intrínseca não escolheu seus parceiros pela qualidade do texto coisa nenhuma, mas sim aqueles que podem dar mais retorno.

      Também gosto de humor, mas acho que não é o objetivo dessa série de posts, não...

      Excluir
    5. Ok, vocês me convenceram, não é pra ser engraçado. Esse é meu mal de querer humor em tudo, até em livro de terror :P

      Agora eu também quero caçar esses blogs pra saber se dão mesmo retorno pra essa editora rs

      Engraçado que pensei... Se esses blogs são tão capengas, por que conseguem dar mais retorno? Os leitores não reclamam? Há realmente leitores de verdade nesses blogs ou só pessoas que venderam suas almas para as promoções?

      Excluir
  4. Acho que os erros ortográficos só foram pleonásticos, pois só aumentaram ainda mais o que começou errado. Além do too-much-information, não foi claro nem explicativo. Poxa, se é pra fazer propaganda, que pelo menos pense melhor no que está dizendo e como está dizendo, a imagem não fica ruim só para o blog, a editora também sente o *facepalm*. A leitura foi boa? Foi? Ponto pra literatura. A opinião foi bem formulada, soube passar esse agrado? Não? Tem que ver isso aí. Ultimamente tá tendo uma séria baixa de organização em postagens literárias, as opiniões andam fracas e exageradas.

    ResponderExcluir
  5. Ah, tá mais que na cara que essas editoras (pelo menos a maior parte delas) tem outro interesse nos blogs literários. Eu mesma fiquei de fora da parceria intrínseca nesse semestre... A justificativa deles foi que eu solicitei apenas dois livros no semestre passado para resenhar no blog. Esse tipo de parceria não me interessa sinceramente. Eu vou ler e resenhar apenas o que tenho interesse! Mas, essa editora ainda é a menos interesseira viu?! Tem umas por aí que só ficam querendo seguidores e puxa-saquismo. Aí sim, eu acho muito chato! É uma pena realmente isso tudo ter ficado desta forma. Sou do tempo em que resenhava sem a existência de parcerias... Tanto que quando recebi a minha primeira proposta fiquei muito intrigada e receosa de ser pegadinha! hahaha
    Tempos que não voltaram mais...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, ainda não entendi essa justificativa que pediu poucos livros... Isso não é, então, uma parceria mais lucrativa pra editora? Poderia fechar com mais blogs e espalhar mais as informações...
      De um ponto de vista de mercado não dá pra entender.

      Realmente tá na cara que tem algum tipo de interesse de indicação, não de qualidade nem de acessos. Mas isso já é difícil de apontar e dizer, sabe?

      Excluir
    2. Pois é! Mas, essa editora é um pouco diferente das outras, elas fazem questão dos parceiros pedirem livros. Toda semana enviavam releases e sempre diziam que se tivessem interesse para resenhar era só pedir. Achava legal a postura deles até as novidades ficarem desinteressantes. Mas, não estou reclamando ou me achando superior a nada, como o 'colega' abaixo aí pre-julgou... Mas, me defendendo um pouco eu de fato só peço o que realmente quero ler e resenhar. Já perdi parcerias por causa da minha atitude, mas não vou mudar. Desculpa o desabafo aqui, ok? Abs

      Excluir
    3. Imagina, Lili, nada de desculpas, a casa é sua, quer desabafar, fique à vontade.
      E não deixe ninguém te julgar, é aí que reside o perigo... ;)

      Excluir
    4. hahaha boa...

      Desde que o julgamento seja sempre construtivo, tudo bem! Agora, me julgar pelo o que sou ou faço aí muda completamente. Afinal podemos estar no mundo digital, mas aqui somos reflexos de nossas vidas reais, com nossos valores, hábitos e crenças. Então, tratar as pessoas com respeito(incluindo as que não se conhece) é o mínimo, né Lucas?

      Excluir
  6. Ah, realmente os blogs estão com muitos erros de português, mas já que você disse que esse é o mesmo que o do outro post, acho que seria bom você dar nomes aos bois.Confesso que estou um pouco paranóico caçando esses blogs. Os erros tem que ser apontados sim, já que esses blogs querem apontar os erros nos livros né?!
    Mas o carinha ali tem razão, só postar erros de português fica um pouco chato. E os barracos que aconteceram ultimamente merecem um lugar. E as grosserias do twitter?
    Sem contar que como a colega ali em cima, esses posts dão lugar pro povo que não foi escolhido xingar, chorar e falar mal da editora porque se acham melhores dos que foram escolhidos.
    Agora essas parcerias não interessam, mas quando abre inscrição sai todo mundo que nem boiada atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, colocar os nomes ou endereços dos blogs pode nos dar problemas, até com a justiça. Acredite. Por isso escolhemos preservar.
      Mas posso lhe garantir que é um dos que está na lista da Intrínseca ;)
      Quanto aos outros tipos de post, estamos trabalhando nisso. Estou conversando com um novo membro que é mais... Digamos assim, ligado no twitter o tempo todo ;)
      Aí poderemos ter posts mais legais, nesse sentido.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Desculpa Lili, infelizmente quando há necessidade de fazer desabafo na internet parece sim que está se achando melhor que os blogs que conseguiram parceria, não é julgamento, e sim a impressão que você passou, o twitter está cheio de frustrados xingando editora e querendo saber os critérios de seleção. Ninguém nunca vai descobrir, pode até ser o cor do seu blog, ou pode simplesmente ser a editora querendo mudar os blogs de vez em quando pra mudar um pouco de público, vai saber.
    É claro que a editora é interesseira, ela é uma empresa,o que interessa é o lucro. incentivar a leitura é trabalho dos blogs que deveriam fazer isso por amor. Mas o que mais tem é blog só resenhando, resenhando, biografia daqui, caixinha do correio de lá como se isso incentivasse a leitura. Então por favor não se faça de vítima.

    ResponderExcluir
  9. É, concordo com o Lucas. Não tem pq empacar com um tal critério de seleção da editora se a Lili mesmo teve seu critério de escolha quanto aos livros do catálogo. Lili, não se ofenda, mas é mesmo isso... antes fazer resenhas como antigamente, fazer parceria ultimamente é pedir pra se frustrar. Pq não apenas ler o que der na telha sem ter que dar satisfação pra essas editoras?

    ResponderExcluir
  10. isso virou um tópico de discussão né?! meio que desnecessário também :P

    por mim continuam postando mais erros de português sim, e outros piores. já que faz parte das exigências da parceria pela editora, temos que saber que tem um monte de parceiros que não estão exatamente enquadrados.

    sabe o que seria interessante, procurar ver se no blog tem mais erros do tipo, e mostrar aqui, dá pra gente saber que é o mesmo pela fonte/cor/bg
    ai podemos especular como se faz a análise dos blogs por parte da editora ;D

    ResponderExcluir