sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Doação

Ok, esse post é sério, não é engraçado. Me perdoem, mas acontece.
Posso dizer? Claro que posso, não é como se eu estivesse aqui pra ser legal. 
Acho feio. Acho feio e completamente fora de propósito.

"Ah mas eu preciso custear o blog" Mentira. Esse blog aqui saiu de graça. Não tem um layout bacana, não tem uma URL própria, mas é um blog. Só para ser blog não precisa de layout, de URL própria, de servidor, precisa de conteúdo bom.

"Ah mas eu preciso custear os sorteios" Mentira. Quem inventou de fazer sorteios? Você. Alguém mandou? Não. Pediram? Até pode ser. Mas você faz tudo que te pedem?

"Ah mas eu compro muitos livros, preciso de dinheiro" Peraí, você quer que seus leitores paguem por seus livros? Sério mesmo? Já não chega os que você ganha das editoras? (me mostrem um blog que pede doação e não ganha livros de graça que eu até considero menção honrosa aqui)

Ah é, e não é como se não tivesse OUTRAS formas de ganhar dinheiro com o blog, né?

Como vocês estão vendo pela enorme coleção de afiliados do mesmo blog, a pessoa sabe muito bem que há outras formas.
Custa botar nos posts o link de afiliados e dizer "se você quer ajudar o blog, compre seus livros ou outros itens nessas lojas clicando no nosso botão de afiliados que ganhamos x% do que você gastar"?
É mais sincero, simpático e não fica PEDINDO dinheiro mas sim ganhando das empresas (que lucram vendendo) enquanto o seu leitor também ganha o que queria (o produto)...

E já que domingo parece ser o dia oficial dos barracos, vou deixar esse post aqui pra vocês o final de semana inteirinho. Se matem que eu me divirto :)

16 comentários:

  1. Também acho feio e super concordo com os motivos apresentados no post.

    ResponderExcluir
  2. "me mostrem um blog que pede doação e não ganha livros de graça que eu até considero menção honrosa aqui)"


    Até pq ganhar livros pagando é difícil hein? ;-)

    ResponderExcluir
  3. Você percebe como todos nós estamos suscetível a erro?  

    ResponderExcluir
  4. Acredito que nenhum blog precise de doação em dinheiro para sobreviver, como você disse o blogger oferece tudo de graça.

    Agora, ganhar livros é muito bom! O que não está à venda é a minha opinião. Ganho livros das editoras parceiras, mas minhas resenhas são baseadas no que realmente senti com a leitura, não escrevo somente o que a editora quer 'ouvir'. Se caso ela suspender a parceria por isso, paciência! Minha opinião não tem preço, não. 

    Concordo que pedir dinheiro não é legal, mas nesse mundo de 'tudo pode'...

    ResponderExcluir
  5. Bem... Por um botão de doação não mata ninguém, também não é um crime e nem prejudica ou irrita alguém, desrespeita e etc. Mas, realmente, para blogs literários É TOTALMENTE FORA DE PROPÓSITO! Se a pessoa quer pedir, peça (duvido que alguém doe alguma coisa), mas chega a ser ridículo. A pessoa não está pedindo dinheiro pra manter o blog (já que não é uma coisa financeiramente dispendiosa), está pedindo dinheiro pra ela mesmo. Quer ficar rica com isso?

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensei que apareceria aqui por causa disso, hahahaa.
    Mas posso argumentar, né, mesmo que não mude sua opinião? Claro que posso!

    O fato é que eu nunca ganhei dinheiro proveniente do blog. Nem com os afiliados e muito menos com esse botão de doação.
     
    Sei de como é a grande maioria da opinião sobre doar pra um blog, e justamente por isso que esse botão não tem nenhum tipo de propaganda; não tô implorando por nada. O objetivo dele não é custear meus próprios livros (que woodface seria, hein); é (na verdade, seria, se eu realmente ganhasse com isso) pra custear os sorteios.

    Sim, não sou obrigada, não faço tudo o que pede, mas ninguém pode negar que promoções são as melhores publicidades pra um blog, uma marca. Poderia ser também pra custear o próprio blog, mas concordo com você que o blogger/wordpress dá meios suficientes de manter um blog for free. Então, já que eu escolhi ter um domínio e uma hospedagem por conta própria, em benefício próprio, pra ficar com uma imagem melhor, nada mais justo que eu mesma me bancar.

    Não acho feio, por já ter visto pessoas fazerem doações por coisas bem menos... ahn, "satisfatórias". Fora de propósito... bem, talvez seja, já que não atinge realmente seu propósito... Mas não é algo que esteja atrapalhando alguém de alguma forma, então vale a tentativa. 

    E "eu" ainda ficarei aqui o fim de semana inteiro! hahahaha :)

    ResponderExcluir
  7. E eis que posto o meu primeiro comentário aqui! * antes comentário do que virar tema de post, né? E que a gramática me proteja! rs...
    Eu acho meio sem noção colocar esse botão de doação. Acho que ninguém doa...rs. Fico pensando no pq de pedir grana....só posso pensar que deve ser para ajudar no custeio de envio de prêmios...sei lá.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho desnecessário, isso entra na categoria de querer ganhar algo com o blog de alguma forma, receber livros das editoras pra resenhar ajuda bastante, mas não vai fazer um blog ficar sem conteúdo. Fazer sorteios ajuda bastante também, mas há outras formas de fazê-los.
    Acho que tudo isso está embutido no quesito competição que se instalou na blogosfera, quem tem mais seguidores é considerado melhor e com uma opinião mais importante.
    Parece que a cada dia mais o incentivo à leitura está sendo deixado de lado.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  9. Oi Mariana!

    Quanto ao post acho que isso é de cada um ... Eu não faria isso, mas entendo o seu motivo e respeito você!
    Só vim mesmo porque você levou numa boa o post e soube muito bem argumentar os seus motivos.
    Parabéns pela atitude de vir aqui e levar tudo numa boa ;)
    É assim mesmo que tem que ser...

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. No meu blog não tem o botão doar e é só dele que posso falar, pq é meu.
    cada um faz o que quer e se vc não concorda, basta não doar, a escolha é sua. Qndo vc abre seu email, tem algum spam, vc clica contra a sua vontade?

    Nos EUA é super comum as pessoas fazerem isso, as pessoas lucram com blogs literários.

    Quem define se o blog deve ter o botão ou não é somente o dono do blog. Desculpe, mmas erros gramaticais temos um dicionário para nos auxiliar, temos regras.
    onde está escrito que isso não pode ter num blog? De quem são as regras? Quem as define?

    ResponderExcluir
  11. Fair enough, a gente também erra, né? haha

    ResponderExcluir
  12. Mariana, já me disseram que é chato ficar argumentando nos comentários, então vou deixar essa parte de lado. ;)
    Realmente não muda minha opinião, mas fico feliz que você tenha levado numa boa e entendido os argumentos, só isso já eleva o nível da discussão.
    Acho interessante saber que não funciona, apesar de já saber que os afiliados dificilmente funcionam (mesmo com blogs gigantes, em outros segmentos, publicidade nunca custeia o blog), o que faz pensar que realmente, nenhum blog literário é mais que um hobby. Se fosse, já teria outro "modelo de negócios", pois o próprio blog não se paga...

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Lili!
    Eu não concordo sempre com o perfil do blog, mas acho que se tiver respeito funciona! 
    :)

    ResponderExcluir
  14. Ficar argumentando é realmente chato, principalmente quando já se sabe de antemão que não vai mudar a opinião de nenhum lado! ^^
    Concordo com você, blogs não se pagam, principalmente com publicidade. Até porque publicidade na internet tem que ser MUITO bem feita pra não ser chata. E com as comissões dos programas de afiliados, só tendo um ENORME número de clientes pra conseguir sequer o mínimo pra poder ter o dinheiro realmente. 
    :)

    ResponderExcluir
  15. Cada um tem os seus motivos, mas acho que se a pessoa tem consciência, vai achar muita cara de pau pedir doação pra custear sorteio. Existe tanta causa nobre aí precisando de doação e eu vou dar dinheiro pra blogueiro fazer sorteio pra ganhar publicidade e seguidor (de mentira, porque a maioria desses só segue pelo sorteio, néam?) enquanto muita gente taí morrendo de fome? Peçam doações, mas por algo justo e que valha a pena. 

    ResponderExcluir
  16. Vergonha é este blog15 de janeiro de 2014 às 12:59

    Fala sério! Você não tem nada haver com o que os outros blogs fazem. Porque tem muito blogueiro que luta muito para ter seguidores, um bom layout e muitas vezes não é só para conseguir parceria, é para oferecer conforto ao leitor. E se editoras enviam livros é por que querem divulgar e nós queremos ler. Se você é rica e pode comprar todos os livros que quiser, me desculpa mais eu não sou.

    ResponderExcluir