quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Promo impossível + Spam

Olhem só que máximo essa promoção:


Oba! Uma promoção em que podemos concorrer 6 kits diferentes. Ótimo né? Mas aí continuamos a ler o post:



Calmai, eu já tinha achado estranho uma promoção que tem nome com hashtag. Então, depois descubro que para concorrer os kits eu tenho que entrar em diversos links, clicar em um monte de botão do programa que faz a promoção e isso para cada kit que está para sorteio? E se eu não tenho preconceitos literários e gosto de ler de tudo um pouco? Separo um ou dois dias para participar da promoção de todos os kits? 

Por favor, seria muito mais fácil se fizesse apenas um formulário e sorteasse os 6 kits em ordem, o primeiro vencedor com kit 1, segundo com o kit 2 e assim por diante, mas para que facilitar a vida do seguidor?

Outra coisa muito importante. Perceberam no texto que o blog diz para não fazer Spam no Twitter e que pode apenas um tweet por kit e por dia? Olha com o que nos deparamos quando entramos no perfil do blog:

Ai ai, é rir para não chorar. Tinha muito mais do que isso, só que se eu fosse colocar todos, esse post ia ser imenso mesmo. Aí a pessoa SABE que o Twitter (e os seres humanos racionais) considera(m) isso SPAM mas continua fazendo. Qual o problema na (i)lógica aí?

Fiquei sem palavras para expressar a dimensão da minha frustração...

18 comentários:

  1. Aione Simões Sérgio17 de outubro de 2012 às 18:51

    Não conheço o blog, então não é defesa nem nada, é só que eu não vi nenhum grande problema com a promoção.
    Eu acho bem melhor quando há o sorteio de vários kits em diferentes formulários. Se eu quero todos, realmente dá mais trabalho, mas e se eu só quero um? Se estão todos em um só formulário, eu corro o risco de acabar ganhando um livro que não quero, enquanto que em formulários diferentes eu vou especificamente no que gosto. Sobre dar trabalho ou não, é outra história. Mas, sinceramente, quem está acostumado a participar de promoções normalmente já participa de várias mesmo, então não faz diferença quantos formulários vai ter que preencher. Sem contar que o Rafflecopter facilita muita coisa.
    Sobre a quantidade de regras, também não achei nada absurdo. Normalmente, as pessoas já seguem os blogueiros por todos os canais mesmo. E se alguém achar trabalho demais, simples, é só não participar.
    Sobre o spam, pelo menos é feito no próprio twitter do blogueiro. Pior seria se ficasse enviando por mention.
    Em resumo, não acho que a promoção seja digna de frustração tão grande ou a ponto de ser uma "vergonha literária".
    Beijos
     

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o colega daqui de cima, também não vi nada demais ou abusivo na promoção. Eu só participo de promoções que não precisava fazer muita coisa - tipo as cortesias do Skoob. Mesmo os blogs que eu visito, eu não sigo. Só muito mais ler os posts e comentar do que ficar seguindo pra aumentar números.

    ResponderExcluir
  3. Também sou outra que não vejo nada demais. Acho ruim quando tem muitos itens obrigatórios, mas quando o monte de outra coisa é chance extra... E, além do mais, o maior problema foi o Aione quem citou. Quando é um formulário só, os prêmios são cedidos conforme a ordem de sorteio, então posso acabar ganhando algo que não quero. Em forms separados, fica mais fácil se concentrar num prêmio específico, aumentando suas chances de ganhá-lo. Sem contar que com o Rafflecopter não dá traballho nenhum.

    Minha opinião, né. 

    ResponderExcluir
  4. Acho que o VL deveria repensar se vale a pena continuar no ar, porque desde que passou por modificações está mais chatinho do que nunca. Extremamente forçado e sonolento. E, além de sem graça, ainda tem o mimimi do "Hórus VL". Sim, porque os comentários que ele/você faz nas postagens são tão chatinhos quanto o conteúdo em si.

    Vergonha literária, não. Vergonha alheia de vocês. :\

    ResponderExcluir
  5. Realmente Aione, o Rafflecopter facilita muito. Mas algumas pessoas pensam ao contrário de você. Acham que uma promoção só vale mais a pena, se não, não teríamos recebido isso como "denúncia".
    Sobre o spam, apesar de as pessoas o fazerem, isso é invasivo e nenhum lugar (Facebook, Twitter, Orkut, Last.fm, entre outros) são contra esse tipo de prática, tanto que em todos é possível denúncia quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  6. Então Sr. Irrelevante, não sei se levo o seu comentário a sério com um nome desses, mas vamos lá.
    Confesso que dei risada do que você disse sobre o "mimimi" sendo que temas importantes para os blogueiros literários foram colocados no ar e quase ninguém deu bola, aparentemente, vocês gostam de ver apenas o que interessa, mas o Spam, por exemplo, incomoda quando mencionado porque maior parte de vocês praticam mesmo sabendo que isso não é permitido.
    Se o conteúdo postado aqui fosse completamente insignificante, assim como eu respondi para a Aione, não teríamos recebido como denúncia, será que então o problema não é vocês que estão enviando apenas "besteira" como denúncia?

    ResponderExcluir
  7. Natália, acho que a maior parte tem opinião diferente mesmo, gostam dessa separação de promoções. Interessante....

    ResponderExcluir
  8. É, bem como dizem Andrea, no final acaba participando apenas quem quer, se achar um absurdo acaba não participando. Bem, já vi tanta gente reclamando sobre essas promoções absurdas e vocês vêm aqui para falar completamente contra a tudo que já ouvi. o.O Surpreendente.

    ResponderExcluir
  9. "Hórus VL", não disse que o mimimi é o conteúdo, mas seus comentários, entendeu?
    Parece que você não tem muito o que dizer e fica se obrigando a fazer discursos que terminam sempre com uma suposta lição de moral. Como disse, parece. É a impressão que tenho da maioria de seus posts aqui no blog. Não é mais engraçado ou divertido, mas simplesmente entediante. Leve como uma crítica construtiva.

    E acho que com spam é simples: unfollow na pessoa e pronto! 

    E me inclua fora do "vocês", até porque o assunto pode até ser supostamente relevante, mas nem por isso soa menos bobo ou menos chato - especialmente acompanhado de comentários igualmente chatos e bobos.Enfim, nunca achei o blog um primor, mas algumas coisas antigamente eram realmente engraçadas ou passíveis de discussões relevantes (e por isso entro de vez em quando pra ler), mas seus últimos posts, infelizmente, não se encaixam nessa categoria.

    Repito: leve como uma crítica construtiva, não precisa me atacar pra se defender. É minha opinião de leitor.

    ResponderExcluir
  10. Na verdade não vejo como obrigação, comento o que eu exatamente penso quando vejo as coisas. Não precisamos escrever muito sobre uma coisa aqui no blog, mas gosto de escrever e expressar o que eu sinto, o que pode muitas vezes ser considerado chato para algumas pessoas.

    O problema desse Spam praticado é que ele não é praticado com seguidores, é praticado para pessoas que tweetam uma certa palavra. Digamos que você tweet algo falando sobre livro e logo em seguida recebe a mensagem de um autor assim: Gosta de ler? Conheça meu livro (insira link aqui). Isso é uma atitude invasiva e nem todas as pessoas acham isso agradável.

    Bem, depende do humor da pessoa, existem vários estilos de humor e talvez o meu não faça tanto o seu estilo e por isso você acha tudo isso aqui uma coisa tão massante. Mas assim, se você acha que algum tema que você considera interessante deve ser debatido aqui no post, envia uma recomendação, não aceitamos só denúncias ;). 

    Obs: em nenhum momento quis lhe agredir em tudo que escrevi, se você se sentiu desse modo, peço desculpas, pois não foi a intenção, mesmo.

    ResponderExcluir
  11. A inutilidade do Vergonha Literária é um avergonha! Se queriam um blog com perfil de denúncia, que tomassem por modelo o "Não Gosto de Plágio", que conta milagre, santo e tudo o mais. Do jeito que estão formatados é apenas "mimimi" mesmo, e ainda com pretensão de ser dono da verdade. 

    Se Spam incomoda tanto, é tão simples dar unfollow, desfazer o curtir, enfim, pra quê tanto falatório?

    E antes que perguntem, continuo vindo aqui por ser hilário a figura pretensamente mítica "Hórus VL" - faz me rir - tentando defender o indefensável nos comentários.

    ResponderExcluir
  12. *yawn*
    O blog segue o modelo do "Blogueira Shame", nada contra o "Não gosto de plágio", mas é outro propósito.
    O SPAM incomoda justamente pois VOCÊ NÃO SOLICITOU A MENSAGEM ou seja, VOCE NÃO SEGUIU a pessoa, não CURTIU a página, NÃO aceitou a amizade. É usado o  "mention"(@user) do Twitter para te enviar, surge na tua página de mentions, não tem como evitar ou sumir com ela.
    Mesma coisa que mensagens não desejadas no email ou no Skoob, apesar dessas serem possíveis de apagar.
    Hórus está certo, pode não ser o post mais útil do blog, mas tem seu mérito e é por isso que recebemos. Nenhum post é unanimidade, uns são menos interessantes que outros, mas não deixamos de reportar. 
    Quer criticar? Sugira melhorias. 
    Quer resmungar sobre nada? A porta é serventia da casa.
    Essa discussão acaba por aqui, você está a meio passo de se tornar um troll e não vou permitir isso no blog.

    ResponderExcluir
  13. Hahahhaa! Enquanto o blog for público e receber comentários, bom, comento. Quem fala o que quer TEM que ouvir mesmo o que não quer. Acho que vocês todos tem de crescer. Há vida lá fora,e  gente grande também.

    ResponderExcluir
  14. Hummm, avaliando bem a situação e todo esses comentários. Vocês estão revoltados com a reclamação de Spam justamente porque fazem a mesma coisa. Ficam enchendo o Skoob de quem deseja o livro, mandando a mesma mensagem para milhares de pessoas e depois falam que nós somos imaturos. Saiam um pouco e vivam um pouco mais, isso de ficar só indo de blog em blog literário tá fazendo um pouco mal.
    Assim como a VL disse, se vocês não sabem o que é Blogueira Shame, não irão possuir noção nenhuma de qual o modelo de um blog desse e depois vão ficar falando que é forçado etc e tal.
    Muito prazer Luciano A. Santos...

    ResponderExcluir
  15. Não sei pq, mas depois que acrescentaram outros moderadores nesse blog ele perdeu um pouco o intuito e, ao invés de postarem coisas realmente interessantes faz uma postagem dessas em que 99% dos blogs literários (seja ele pequeno ou grande) utilizam. Fora que o Hórus é bem ignorante quanto aos que comentam aqui, se não quer opiniões diferentes da dele, pq posta então... "se não sabe brincar desce do play, e se gosta de criticar aprenda a ser criticado"

    E antes que o sr. Hórus venha com uma resposta óbvia e ignorante: sim, eu sou um dos blogueiros que utiliza esse método de muitos raflles para diferentes kits.

    Sei que o VL foi criado para mostrar a vergonha alheia dos blogs literários igual a Shame, mas sinceramente não estão conseguindo. Apenas postam coisas sem graça e que não vai ajudar em anda a melhorar a blogosfera. Pois se ninguém leva em conta as postagens, que impacto isso causará nos blogueiros que realmente tem uma conduta errada com os eu blog.

    Acho que vocês deveriam rever os conceitos do blog, estudar um pouquinho os assuntos antes de postar e manter uma frequência maior aqui com postagens relevantes.

    ResponderExcluir
  16. Também prefiro que sorteios de prêmios diferentes sejam feitos por formulários diferentes. Acho muito mais prático.
    Até minha vó já deve saber o quanto eu odeio spam, então nem vou falar nada sobre isso.

    Olha, como leitora do VL desde o início, acho que o blog bem que poderia rever os seus objetivos, porque, sim, está perdendo a graça. Parece que a fase dos grandes barracos da blogosfera literária passou e as blogueiros sérios nem estão dando bola pra nada disso mais. Será que o trabalho de manter o blog continua valendo a pena? A diferença entre o VL e o Blogueira Shame é que as bizarrices da "moda" são mais variadas e uma única imagem é o suficiente para, no mínimo, fazer o leitor revirar os olhos. Já num ambiente em que o mais importante são os textos, essa abordagem não funciona.

    ResponderExcluir
  17. Não participo de promoções por muitos motivos.
    - Seguir um monte de coisas.
    - Curtir um monte de coisas.- Clicar em muitas coisas.- A cada meia hora fazer spam no twitter (y) - COMO ADOROOOO ISSO.
    E claro não posso deixar de mencionar os espertinhos que fazem perfil fake para participar também.

    ResponderExcluir
  18. "O blog segue o modelo do "Blogueira Shame""You wish né? A Shame pelo menos faz denúncias coerentes. Em blogs de moda a maioria dos sorteios é de RT, então uma promoção com 5 regras é absurdo. Em blogs de livros já é diferente.
    E se o vergonha (e quem o escreve) tivesse metade da graça que a Shame tem não seria tão desconhecido quanto é.
    Tanta coisa acontecendo na blogosfera e vocês que "seguem o modelo do "Blogueira Shame"" perdendo tempo com mimimi.

    ResponderExcluir