quarta-feira, 6 de junho de 2012

Calotes (2)


ESSA HISTÓRIA FOI UM ERRO
 Confira a explicação aqui: RETRATAÇÃO


 
Esqueci se era o post 2 ou 3 do "Calotes". Fiquei com preguiça de procurar haha

Recebemos uma denúncia sobre uma certa blogueira grande, conhecida e bem estabelecida, que me frustra grandemente por ter um certo erro no nome do blog. A denúncia diz que ela, provavelmente, está burlando suas promoções.

Evidência? Tem sim senhor!

A blogueira faz uma promoção, um sorteio, de um livro. Até aí tudo bem. Usa o Rafflecopter, as pessoas se inscrevem até, pelos cálculos, entre o dia 23/05 e 25/05 (o Rafflecopter não mostra o dia exato em que terminou), e nossa fonte diz que o sorteio foi encerrado dia 25/05, portanto acreditamos na fonte.


Dia 25/05 foi uma sexta-feira. A blogueira não postou nem colocou nada no Twitter sobre o resultado, então na segunda-feira, dia 28/05, um leitor pergunta sobre a promoção, claro:

Nosso colega recebe a resposta de que o resultado "já saiu" e as ganhadoras já receberam o prêmio
Pergunto: Como assim?
Com um final de semana no meio ela entrou em contato com os vencedores (sem divulgar NADA no blog nem twitter), recebeu os dados, enviou pelo correio e JÁ chegou para as pessoas? E cadê o registro do sorteio, do vencedor, no Rafflecopter? 

O correio virou eficiente e eu não fui avisada?
Livro já pode ser enviado por telepatia?
Ela estava sorteando e-books?

Ou há um leve desvio de exemplares doados pela editora e ela nem fez o sorteio, mas mandou para amigues há um tempão, antes mesmo de encerrar o sorteio?

Por favor, me digam que estou errada e que é perfeitamente normal os prêmios chegarem em menos de um dia útil depois do sorteio - que nunca apareceu. Mas preciso dizer que não acredito.

33 comentários:

  1. Será que ela não quis dizer que já enviou os dados para a editora? Porque Oksa Pollock é de uma editora que não envia os exemplares extras para o blogueiro, mas sim diretamente para os sorteados (ao menos, tenho parceria com essa editora e comigo é assim que eles procedem - apenas envio o endereço dos ganhadores).
    De qualquer forma, é estranho que o resultado não tenha sido divulgado e mesmo assim os ganhadores já receberam seus prêmios.

    ResponderExcluir
  2. Ups, não queria mostrar o nome do livro. Mas enfim, todo mundo fez sorteio dele.
    Se pensar que ela passou os dados para a editora fica ainda mais suspeito. Como assim já receberam os prêmios se é a editora que tem que enviar? :/

    ResponderExcluir
  3. É... muita gente fez promoção desse livro mesmo. 
    Estranho fica mesmo - porque a editora não costuma mandar o livro no mesmo dia que recebe os dados. 

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa é a primeira vez que fico REALMENTE curioso pra saber quem é a blogueira. Erro no nome do blog? #pensando

    ResponderExcluir
  5. Na verdade já aconteceu comigo (essa semana, e até assustei) Segunda da tarde uma editora (não essa) avisou que me mandaria um livro e terça de manhã ele estava aqui. De repente o ganhador é da mesma cidade , ou próxima, da editora... Difícil, mas pode acontecer

    ResponderExcluir
  6. Mas o sorteio tinha sido na segunda mesmo? Você mandou os dados na segunda? #investigando

    ResponderExcluir
  7. Gente, tô passada! Que absurdo! Eu olhei ali e fui procurar, e eu participei dessa promoção também, tá na minha lista aqui como ainda sem resultado... e fui enganada também! Que horror. Procurei no twitter dela, no blog, em todo lugar e não tem resultado nenhum! Absurdo absurdo. Que falta de profissionalismo, respeito, consideração, falta de vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  8. Ih, V, se esconde que daqui a pouco alguma amiga aparece pra te apedrejar.

    Sendo beeeeeem³ otimista, ela pode ter apenas se expressado mal. Pode ter confundido com outra promoção passada, ou quis dizer que as ganhadoras já receberam um e-mail avisando. Sei lá! Não que eu acredite, mas é possível. Só que agora a coisa ficou bem feia pro lado dela, então seria bom se explicar logo, né? Que serviço de teletransporte é esse que ela usa? Bora compartilhar =P

    ResponderExcluir
  9. Também pensei em enganos. Mas sou pessimista e penso sempre o pior sobre as pessoas haha
    Se ela se explicar, bom, melhor. Vamos ver :)

    ResponderExcluir
  10. Mas ela não divulgou o resultado. Nem no blog, nem nas redes sociais. Eu participei do sorteio e ela não divulgou, eu não achei em nenhum lugar. Procurei tudo agora também e não tá em lugar algum.

    ResponderExcluir
  11. Eu já enviei algumas vezes prêmios para ganhadores que receberam no dia seguinte. Mas acho que a questão é que para o ganhador ter recebido o prêmio na segunda, ele teria que ter sido enviado no mínimo, na sexta. E eu nunca vi editora alguma enviar livro de promoção pra ganhador no mesmo dia em que recebe os dados. Esse caso está realmente estranho e mal contado.

    ResponderExcluir
  12. Não era sorteio, foi solicitação, feita e atendida na segunda. Eles já tinham meus dados, mas mesmo assim, foi muito rápido. Pesquisei sobre onde é a editora e vi que é no mesmo estado. Foi pura sorte, vai saber =P

    ResponderExcluir
  13. Tô tentando descobrir que blog é esse gente! Que curiosidade!

    ResponderExcluir
  14. Não existe o que o google não encontre :) É só colocar o nome do livro e a data do encerramento da promoção. Fuçar por ai é o mais legal.

    Mas tenho fé nas criaturas da terra e acredito que pode haver uma explicação lógica pra isso. Enfim, prefiro crer.

    ResponderExcluir
  15. Não estou defendendo ninguém, viu gente? Só estou dizendo que pode acontecer. Ela comeu bola por não divulgar, vai ver esqueceu ou achou que não precisava e só entrou em contato com o ganhador... não sei, não uso rafflecoptter, o usuário tem acesso ao e-mail do ganhador inscrito? Tipo, sem perguntar pra ele (ganhador) depois?

    ResponderExcluir
  16. Às vezes tem, depende de como a pessoa se inscreveu ou se isso era um requisito da promo.

    Acredito que atééé possa acontecer, mas é meio difícil ela passar os dados para a editora, a editora enviar no mesmo dia e ainda a pessoa estar na mesma região... 

    ResponderExcluir
  17. O usuário tem acesso sim ao ganhador, pode mandar e-mail pra ele. Pelo menos na promos que eu fiz eu tinha sim acesso sim, na listagem todos estavam com e-mail. Mas tem que divulgar, nem que seja no Annouce do Rafflecopter, no mesmo post da promoção. Eu pelo menos confiro resultado, não fico esperando e-mail, porque alguns blogs não mandam e-mail, apenas divulgam. Foi um erro muito muito muito feio. 

    ResponderExcluir
  18. E o ganhador, chegou a saber que ganhou? Se pronunciou de alguma forma??

    ResponderExcluir
  19. Não precisa estar especificado no sorteio, pra entrar numa promoção do Rafflecopter a pessoa tem que colocar nome e e-mail ou logar pelo Facebook pra ele pegar os dados automaticamente, então com certeza ela tem o e-mail. Olha esse print aqui, de um sorteio meu:

    http://3.bp.blogspot.com/-Juq84Zr6zZI/T8ot4akrKOI/AAAAAAAAESE/ELMcZyCRZbQ/s1600/Resultado+-+Garota+Replay.png

    Pode ser que ela tenha se esquecido de mandar anunciar o ganhador no widget (primeiro você seleciona, depois anuncia, ele não faz automaticamente). Achei mais estranho foi o jeito que ela respondeu. Tipo, "os ganhadores já receberam, você não precisa saber". Porque é normal que os participantes que não ganharam tenham curiosidade de saber quem foi o sortudo. Ou não?

    ResponderExcluir
  20. Não vi nada de ninguém se acusando de ser o vencedor. 
    Cíntia - não sabia que logando pelo Facebook ele também mostrava o email. Bom saber :)

    ResponderExcluir
  21. Já é complicado participar de sorteio, e uma blogueira ainda dá uma "mancada" dessas,vamos aguardar as explicações.

    Beijos 
    Luciana 

    ResponderExcluir
  22.  Sim, eu estava participando da promoção e, esse leitor que perguntou - eu - não achou nada a respeito do resultado. Achei muito estranho ela não ter nem falado que o sorteio já havia sido feito. Muito mais estranho ainda os livros já terem chegado em seus respectivos novos donos.
    Enfim, ela falou e eu acreditei. =/

    Só não participo mais de promoções nesse blog!

    :)

    ResponderExcluir
  23. Que tenso. Não visito esse blog periodicamente, portanto, nem sei muito o que dizer. Fico me perguntando o que leva uma blogueira tão conhecida cometer uma burrada dessas.
    PS: Seguir Rafflecopter no Twitter? Que diabo de regra é essa?

    ResponderExcluir
  24. Erro feiosinho ainda (escrevo em inglish pq sou chic) :P (antes que me apedrejem, meu erro foi proposital, pra dar mais uma dica, tá?)

    ResponderExcluir
  25. Né? Só não consegue acertar nem o português.

    ResponderExcluir
  26. hahahaha agora que achei o blog. O erro no nome é estranho mesmo.

    Quanto a promoção... duas opções: ou realmente foi algum calote, ou ela realmente não sabe divulgar. 
    Acho estranho a rapidez, mas sei lá... vai que acontece.
    Tem um jeito muito simples de resolver tudo: publicar pelo Rafflecopter quem foram os vencedores. Simples.

    ResponderExcluir
  27. Eu ganhei esse livro num blog. Na mesma semana em que os dados foram enviados para a editora, o livro chegou para mim. Fiquei surpreso com a rapidez.

    ResponderExcluir
  28. Preciso de um coffie para absorver bem essa história.

    Bem, eu não estou defendendo ninguém. Não conheço a blogueira. Mas eu já enviei livro que chegou no outro dia para a pessoa. Fiquei muito surpreso com a rapidez. Nunca fiz sorteio no Rafflecopter, mas também nunca dei calote em nenhum premiado no meu blog.

    ResponderExcluir
  29. Credo! A troco de que? As pessoas se sujam por tão pouco.
    Independente da possível rapidez do correio, nada justifica ela não ter divulgado quem foi o ganhador do livro no blog. Muito suspeito.
    Eu já tenho preguiça dessas promoções por ter que seguir um monte de gente e por nunca ganhar nada e saber de uma coisa dessa me desanima ainda mais.
    Blog que tem erro no nome? Na hora me veio um nome na cabeça, mas não tenho certeza.
    Enfim, vou ali tomar um coffie.

    ResponderExcluir
  30. Olha eu me metendo. Aqui em Bel, quando eu envio o prêmio para a pessoa antes das 15 hrs e a pessoa mora em uma capital o livro normalmente chega no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  31. Luciana Tazinazzo Figueira6 de junho de 2012 às 21:26

    Todo mundo falando que a blogueira é conhecida, e eu só fui saber dela hoje, pro este post hahahahahaha Fama é relativa. Já a honestidade não pode ser.

    ResponderExcluir
  32. PARABÉNS!
    *clap, clap, clap*

    Mais um post sem um PINGO de MORAL além de ser repleto de cinismo e sarcasmo como todos os anteriores.

    Qual é a sua REAL intenção, meu querido(a)?

    Expor rotinhas da blogosfera ao ridículo?

    Um pouco de ÉTICA e AVERIGUAÇÃO não faz mal à ninguém, sabia?

    Em dado momento, o blog parece interessante, relatando os erros de português e problemas contidos em diversas páginas literárias.

    Mas, no momento seguinte, é notável que você (seja lá quem for!) sobe em um patamar de "razão" absoluta, quando na verdade, não é bem assim e a tal "razão absoluta" não lhe pertence.
    Ora, você é uma espécie de chacal dentro da blogosfera?

    Que tipo de PERFIL você tem para mencionar erros? Nunca os cometeu?

    Quem pensas que és para estar na posição de dizer o que é ou nao é VERGONHA?

    Sobre esse post, você sabe que está cometendo um grave erro, certo?

    Você sabe que isso NÃO ACONTECEU e antes de manchar a reputação de um blog, é preciso checar antes, correto?

    Bem, como você deve saber, se o blog em questão possui aquela escrita (dita como "errada"), talvez seja PROPOSITAL e não um erro, correto? Afinal, existe licença literária, poética, artistíca, pra quê?

    Claro que deve ser bastante cômodo para ti ficar frente ao PC apontando o dedo na fuça dos outros e julgando-os o tempo todo. Isso lhe faz bem?

    Se você cria um blog com o intuito de MELHORAR os blogs de literatura, com dicas e tudo mais, ok.

    Mas, se você se dá ao trabalho de criar um blog chamado "VERGONHA LITERÁRIA" cujo único propósito é expor uns pros outros, criando conflitos, você não merece o MENOR RESPEITO. Aliás, a ÚNICA vergonha aqui, é você mesmo. Vá arrumar o que fazer. Faça dar certo seu próprio blog, mas que ele renda BONS frutos e não desavenças. Transforme o blog num espaço de CULTURA e não em um CIRCO.

    Sabia que o que faz, ao invés de motivar os blogueiros, você os desmotiva?

    Ninguém tem peito para vir aqui falar o que pensa?
    Eu tenho! Pegue todos os meus contatos e dirija-se à mim.

    O que mais me enoja, é que este é o perfil do brasileiro: SABER CRITICAR, TODOS SABEM; SABER PEGAR PELA MÃO E AJUDAR, NINGUÉM QUER SABER!!!


    Abraços,
    Karina Andrade.
    @karinaandrade
    karina@89fm .com.br

    ResponderExcluir