quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Coitado do escritor

Já falamos aqui no blog de escritores que não escolhem bem os blogs que vão fechar parceria e depois reclamam de resenha negativa, mas quase nunca pensamos as coisas que eles devem passar também, então deem uma espiada nesse e-mail:


O blogueiro pede um livro apenas para poder elogiar depois no blog, que coisa feia, sinceridade fica aonde?

Além disso, que tipo de escritor enviaria o seu livro para alguém que não sabe usar vírgulas e ainda escreve "invio" e "istiver"? Mórri.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Originalidade conta?

Um fato que acontece constantemente é nos depararmos com blog que possuem pouco ou quase nenhum conteúdo original, sendo que grande parte de suas postagens são baseadas em novidades sobre a capa, o lançamento e diversos outros assuntos que é fácil saber para quem acompanha todas as editoras constantemente.

Tudo bem que temos que analisar que não são todas as pessoas que curtem e seguem as páginas oficiais da editora, então não tem como saber das novidades, ou seja, a publicação sobre as novidades delas continua sendo de certo modo válido.

Mas, não basta as novidades literárias. Muitos blogs tem feito uso de matérias de revistas e de outros blogs para não ter um só dia sem pelo menos uma postagem. Eles dão crédito em todas as matérias e elas são de certo modo úteis para as pessoas que não puderam ver, mas a discussão nesse post é outra.

Esses blogs possuem pouquíssimas avaliações literárias e muitas vezes poucas recomendações de livros, então a pergunta que não quer calar é: Onde fica a originalidade?

Não que um blog precise todos os dias postar alguma coisa de sua própria autoria, mas só de 15 em 15 dias ter alguma coisa original, fica um pouco complicado. Então esse blogueiro acaba juntando pageviews, visitas e seguidores com conteúdos de outras pessoas, outros sites e outras informações mal e mal montadas em um post. A pergunta que fica é: será que é justo? Especialmente para quem montou o conteúdo original, mesmo que tenha recebido o crédito?

Blog dá trabalho, não importa qual seja o segmento, é preciso dedicação para conseguir achar sempre assuntos originais que chamem a atenção e façam com que o blog ganhe nome em seu meio.

O que vocês pensam sobre isso? Acham que está faltando a tal da originalidade ou acreditam que cada um posta o que quer e mesmo que estejam colocando coisas de outros sites, pelo menos vocês estão sendo informados?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Barba, cabelo e bigode

Já ouviram a expressão "Faz barba, cabelo e bigode"? Se refere a alguém que faz tudo. Achamos, por aí, uma empresa incrível assim! Vejam só...


Então. Só pelo menu... Tem um pouco de tudo MESMO, de literatura a capas, eventos, cosplay... Meldels!
Sem contar o primor (só que não) visual do site, que parece feito no Paint.


Numa vibe Facebook: "Faz revisão mas... Deixa escapar erros estúpidos no próprio site".
E, minha gente! Ghost writer. Eles oferecem serviços de Ghost Writer.


E, já não bastasse a dor nos olhos que é o site, a criatura ainda "é" capista. Vejam, que lindos, que primor, esses exemplos de capas. Quem não quer uma igual, né? Puxa, lindeza.

Ainda voltaremos a falar sobre esse site. Tem tanta coisa pra se falar que olha...
Beijo pra você que manda esse tipo de material pra gente <3

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Promo impossível + Spam

Olhem só que máximo essa promoção:


Oba! Uma promoção em que podemos concorrer 6 kits diferentes. Ótimo né? Mas aí continuamos a ler o post:



Calmai, eu já tinha achado estranho uma promoção que tem nome com hashtag. Então, depois descubro que para concorrer os kits eu tenho que entrar em diversos links, clicar em um monte de botão do programa que faz a promoção e isso para cada kit que está para sorteio? E se eu não tenho preconceitos literários e gosto de ler de tudo um pouco? Separo um ou dois dias para participar da promoção de todos os kits? 

Por favor, seria muito mais fácil se fizesse apenas um formulário e sorteasse os 6 kits em ordem, o primeiro vencedor com kit 1, segundo com o kit 2 e assim por diante, mas para que facilitar a vida do seguidor?

Outra coisa muito importante. Perceberam no texto que o blog diz para não fazer Spam no Twitter e que pode apenas um tweet por kit e por dia? Olha com o que nos deparamos quando entramos no perfil do blog:

Ai ai, é rir para não chorar. Tinha muito mais do que isso, só que se eu fosse colocar todos, esse post ia ser imenso mesmo. Aí a pessoa SABE que o Twitter (e os seres humanos racionais) considera(m) isso SPAM mas continua fazendo. Qual o problema na (i)lógica aí?

Fiquei sem palavras para expressar a dimensão da minha frustração...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A resenha é boa, MAIS não

Volta o cão arrependido perguntando: é tão difícil diferenciar mas de mais?

Mais um blog literário, mas não sabe o português. Novidade? Lógico que não. Eles se multiplicam como Gremlins em água e ficamos cada vez mais sem entender como pode uma pessoa querer ser referência literária se não possui noções básicas da língua portuguesa.

Nessa horas eu entendo o motivo de ter o nome de Hórus, sabe o símbolo em que tem duas lágrimas? Então, sou eu chorando de tanto ver gente maltratando com tanta crueldade o português. Essa pessoa não ficava feliz em apenas maltratar ou só matá-lo, torturou com todos os acessórios possíveis até ele não aguentar mais e resolver escolher pelo suicídio.

Começando pelo maldito mais que recheia todo o texto, o único local que foi usado corretamente está em verde, pelo menos uma vez tinha que acertar, não é?

Outra dica super útil de português. Estão com seus cadernos e canetas prontos? Então lá vai, mim não faz nada, mim não ser índio e mim não aguenta gente que acha que mim conjuga verbo. Ou seja, se o mim estiver ligado ao verbo (sirene de erro), você cometeu um erro grave, utilize apenas o "eu".

Não bastasse toda essa carnificina ver vermelho, se vocês lerem atentamente irão perceber os erros de concordância, acentuação, palavras erradas e.... mas que cascalho seria "que depender"?

Para fechar com chave de ouro, o último parágrafo é assim:

Tudo bem, da primeira vez poderia ter sido um erro, mas duas vezes já começa a zombar da minha inteligência. Gente, esse ser não sabe a diferença entre "que" e "se", não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Finalizando esse texto com uma simples frase: Vã inteligência vá embora antes que lhe matem.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Maldito Spam

Spam
Spam é um treco bem chato que existia no mundo antes mesmo de termos e-mail. Isso antigamente se fazia por meio de malas-diretas e postagens parecidas, isso sem esquecer a maravilha (só que ao contrário) do telemarketing.

Depois que a internet se popularizou, ficou muito mais fácil fazer propagandas dos produtos. Primeiramente o spam se iniciou pelos e-mails, fazendo com que gastássemos mais tempo deletando os e-mails, demorando para encontrar o que realmente era importante.

Com as redes sociais parece que isso piora cada vez mais. Quem nunca recebeu um spam no Skoob, Facebook e até mesmo Twitter? Não existe coisa mais desagradável do que receber aquela informação super inútil tipo: "coloquei X livro para trocar, se quiser ele, solicite pelo Plus". Alôuuuu, o Skoob avisa quando um livro que você deseja foi disponibilizado no Plus, não precisa avisar a todos que o desejam.

O que está virando moda agora é escritor fazer spam. Ai ai, então abrimos o nosso Facebook e percebemos que aquele escritor publicou em 15 grupos diferente (ou mais) a mesma mensagem. Todas elas aparecendo em sua timeline porque você gosta de fazer parte de diversos grupos para poder ter mais informações literárias.

Queridos escritores... Se o seu trabalho é realmente bom, para que você precisa ficar esfregando-o na cara dos leitores até que alguém finalmente se interesse por ele? Procure blogueiros, faça parceria e no máximo divulgue as resenhas no seu próprio perfil (perfis de livros não são permitidos pelo Facebook, só se for fanpage). Interação também é uma ótima dica ;).

Queridas pessoas... Parem de ficar dando recados que não são do interesse das pessoas. Promoção pode até ser de agrado de algumas, afinal assim elas ficam sabendo muito mais facilmente sobre elas, mas não enviem para quem pede que não tenha spam ou então mais de uma vez para a mesma pessoa.

Bem, é preciso sempre ter um pouco de bom senso...

Qual é a opinião de você sobre o spam e qual tipo que vocês mais odeiam?

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Promoção Sem Fim

Um blog lança uma promoção e lá estão diversos fãs curtindo, comentando e fazendo suas inscrições para concorrer àquele tão desejado livro de graça. Pode ser por um kit ou então pelo preço do livro ser caro, mas quem não gosta de participar de uma promoção, não é?

O problema é quando uma promoção de um livro que você deseja muito começa e o blogueiro simplesmente some. Sem dar explicações dos problemas pessoais que ele pode estar passando ou pelo menos para colocar o resultado do sorteio.

Foi exatamente isso que aconteceu como mostra aí embaixo:


Até aí tudo bem, promoção de livros que estão fazendo sucesso e olha a quantidade de entradas. Nossa, o blog tem que ser pelo menos mediano para ter essas entradas, mas vamos dar uma olhadinha nos "Termos de participação:"


"Promoção válida até o dia 11 de Agosto", não é por nada não, mas esse dia já passou no meu calendário, e no de vocês? É, essa é a última postagem do blog e os participantes já devem até ter esquecido sobre o sorteio de tanto tempo de espera.

Depois disso, pasmamos, ainda mais de saber que esse sorteio era com parceria, então vamos dar uma olhada na página de blogs parceiros:


Ei, como assim? Tem blog muito mais antigo do que isso que não possui todas essas parcerias. E para quem é blogueiro, sabem muito bem que uma dessas editoras ai envia livros antes mesmo de você pensar em solicitar. Será que ele continua recebendo esses livros e alimentando a sua biblioteca particular?

"Mas, nossa Hórus, como você está sendo maldoso"... Não é maldade não, o último tweet da criatura foi do dia 23 de setembro, então por que não perder uma meia horinha, no máximo, para colocar o resultado do sorteio por lá? Ou avisar o motivo do sumiço?

Ai ai, essa blogosfera, muitas vezes acho que não tem mais jeito.

Esse é apenas um exemplo, mas o que tem de blog espalhado por aí que faz promoção, some e depois de meses volta como se nada tivesse acontecido, e lógico que esquecendo da promoção.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Piti ou não piti?

É muito comum recebermos livros de autores nacionais, lermos, não gostarmos, resenharmos e por causa dela possuir uma ideia negativa, o autor vir dar piti em nosso blog, falando que não entendemos o livro e discursos parecidos, até mesmo vindo nos criticar em uma aparente tentativa de vingança com o blogueiro.

A historinha que vamos apresentar hoje é cheia de reviravoltas e serve muito bem para analisarmos não só nossos escritores nacionais, como a atitude de nós, blogueiros.


Vendo o começo desse post, ok. Imaginamos que o tal do autor deve ter feito um inferno em sua vida e até possui um link para a resenha, mas vamos continuar.


Esse texto foi uma mensagem do autor para o blogueiro, detalhe, a mensagem foi enviada por inbox do Facebook, ou seja, só ele veria o que está escrito na mensagem. Mas, não isso foi parar no post do desabafo, mostrando a cara do autor e o expondo.


Realmente. Gente, para que tanta arrogância. Seria muito melhor se ele escrevesse de um jeito mais descontraído para que o menino, de apenas 14 anos, pudesse avaliar melhor o que ele falou.


O argumento pessoal do que levou a "bronca" do escritor e da outra blogueira são completamente vagos. Quem nunca leu um livro que demorou dias, mesmo que fossem apenas poucas páginas. E assim que eu disse acima, todos já passaram com algum problema do autor não aceitar as opiniões negativas recebidas.


Finalmente a última parte desse imenso desabafo.

Bem, vamos por parte que a parte mais complicada de todo esse post é agora.

O autor já tinha falado em privado que de certo modo não tinha gostado da opinião do blogueiro e sinceramente, faltou atenção dele de perceber que na verdade a resenha mencionava que o livro não era grande, mas que foi demorado devido a falta de chamativo para o leitor e também faltou um certo tato, já que o autor foi muito arrogante, reclamar é uma coisa, sair chutando regra para quem nem quer saber.

Uma mensagem que deve ser bem lembrada: queridos autores, prestamos muita atenção nos livros que vocês nos enviam e já lemos muitos livros em nossas vidas para conseguir avaliar quando uma coisa é interessante ou não. Se vocês desejam saber se a pessoa provavelmente gostará do seu livro, já pensou em analisar as resenhas em seu blog para ver do que ela gosta ou não? Ou então reparar em sua estante do Skoob? Porque vir com historinha de que não entendemos o livro de vocês, sinceramente, isso deve ficar atravessado na garganta de qualquer um. Sabemos avaliar quando não entendemos o enredo e quando a história não nos agradou.

Para finalizar esse post que ficou imenso, gostaria de falar uma coisa para nós blogueiros: na hora de falarmos mal de algum autor, história ou qualquer coisa relacionada a literatura, descemos a lenha sem dó, chegamos até a jogar um pouco de querosene se for necessário. Mas, por que não conseguimos aceitar que os outros nos critiquem? É normal também errarmos e todas as críticas doem um pouco (do mesmo modo que deve doer nos escritores), mas nos ajudam a evoluir o nosso trabalho.

Se desejamos ser blogueiros e ganharmos nome nesse meio, precisamos levar isso como um trabalho, com seriedade, e aceitar os momentos bons e ruins também, sendo políticos e analisando as nossas atitudes.

Primeiramente, o autor conversou com esse blogueiro por mensagem inbox, não o expôs assim como o livro ficou depois da resenha, tentou dar dicas para o blogueiro evoluir como resenhista. O problema de toda essa história provavelmente foi o tom utilizado, o que pode fazer com que nos deixe acuados e revoltados com a tal da tentativa de vinganças.

Escritores, vamos tentar ser mais amigáveis quando seus livros não são bem avaliados. Blogueiros, do mesmo modo que criticamos os autores, ainda mais quando são nacionais, pois queremos o melhor do melhor deles, vamos tentar ser mais abertos para críticas construtivas em nossos textos, ok?

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Até quando?

Não importa quantas denúncias apareçam, quantas vezes precisemos repetir por aqui isso e muito menos a mentira ter perna curta. As pessoas continuam plagiando como se ninguém fosse descobrir.

Até quando isso? Quando blogueiros literários começarão a ser sinceros em suas opiniões? Sendo espontâneos e formando sua própria opinião?

Bem, chega de divagações a respeito da falta de vergonha na cara de algumas pessoas, vamos à denúncia:

Resenha original: Postada em 20/02/2012




Resenha plágio: Postada em 15/05/2012


E não adianta procurar o blog plagiador, ele já foi deletado e sumiu da face da Terra.

Detalhe, a resenha era toda essa parte que está sublinhada, ou seja, só o último parágrafo de três linhas era original. Será?

terça-feira, 4 de setembro de 2012

E quando o dicionário some?

Olá pessoal! Se lembram, eu, V., andei pedindo colaboradores aqui para o blog. Agora esses colaboradores surgiram e, aos poucos, eles vão começar a postar. Não se acanhem, por favor, dêem sugestões e comentem os posts conforme acharem melhor, todos devem ser abertos a críticas.
Esse é Hórus, nosso primeiro colaborador e pode ser encontrado no email horusvl@gmail.com


É bem comum aqui no VL nos depararmos com aqueles erros de português que nos fazem perguntar: Como? Por quê? Ahn?

E mesmo com todas essas postagens, as pessoas não compraram dicionários novos, não foram nas aulas de português e muito menos foram procurar aquele antigo que ainda serve para alguma coisa.


Nossa, isso é a introdução da resenha e já dá coceira de continuar a leitura.

Primeiramente, “por que” no final de frase e quando se refere a pergunta possui acento, ou seja, “por quê” ou "o porquê" se for "o motivo".

Verídica pelo que eu saiba ainda possui acento, no dicionário de alguém isso mudou?

Maldita troca do “mas” pelo “mais”. Gente, isso é tão simples, pensem que sempre que você estiver adicionando algo é “mais”, se for algo contrário ou consequência, você utiliza “mas”, entenderam agora?

Está em dúvida de qual versão de história/estória realmente é a mais utilizada? Coloque as duas na sua resenha e se alguém reclamar da errada só terá uma para arrumar.


Ai caramba, meus olhos estão doendo de ter que olhar para isso, mas vamos lá:

Visinha, coencidência, atrae e vise-versa. Gente, sério, dá trabalho nenhum escrever o texto no Word antes de postar no seu blog ou então utilizar pelo menos o Chrome que identifica os erros ortográficos, isso já ajudaria muito nessa resenha.

Sobre o “diz respeita” e “A beleza deslumbrante, alto” acho que é falta de uma releitura mesmo, esse texto é mesmo revisado?

Bem, o resto da tal “resenha” não colocarei aqui. É tudo spoiler e mais spoiler. Eu não tinha lido o livro e não gostei nada de saber tudo o que vai acontecer. Cadê a avaliação sobre a narrativa, personagens, cenas e tudo mais?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ausência

Olá gente!

Não tem post novo, não. Eu sei, Shame On Me. É vergonhoso o blog estar assim abandonado.

Mas a questão é que cheguei em um dilema... Não tenho tempo. Mesmo. 
Achei que daria, que funcionaria, mas várias questões na minha vida pessoal surgiram nesse segundo semestre, acabei me atrapalhando e não vai dar mesmo.

Não queria fechar o Vergonha Literária. Acho que ele pode ser uma força positiva na blogosfera, mesmo que seja como lugar de desabafo de quem se sente ofendido, trapaceado, injustiçado. Mas, ao mesmo tempo, não consigo manter com posts atualizados.

Vou tentar uma coisa inicialmente... Alguém quer ser colaborador do VL?
Não quero que ninguém mostre o nome aqui, mas vou precisar que mostrem o nome para mim, em privado. É por questões de segurança, quero conseguir fazer uma checagem de antecedentes na pessoa que se oferecer.

A pessoa receberá acesso ao blog, como autor, mas não como administrador.
A pessoa poderá inventar um codinome e com ele postará no blog. Esse codinome também será um email, onde encaminharei diversos contatos que recebemos no blog.

A questão é que material não falta. Temos muito, o colaborador não precisará ficar "catando" problemas pela blogosfera, será mais bolar os posts, com prints quando possível, das colaborações que recebemos.
Tempo para encaminhar os emails para o colaborador e aprovar posts eu tenho, o problema é fazê-los, mesmo.

Quem quiser, por favor, escreva para o email vergonhaliteraria@gmail.com e vamos conversar sobre a possibilidade, ok?

Se não funcionar, se ninguém aparecer (compreensível, considerando os riscos envolvidos), provavelmente terei que fechar o blog, ao menos até o ano que vem.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Barraco na Bienal

Mas minha gente, é isso mesmo?
Barraco na Bienal de SP?

Tem Editor descendo do salto e atacando Autora de outra editora apenas porque... Ela visitou o stand mais que uma vez e "falou" com os autores "dele"?

Rodou a baiana e deu a louca? Fez barraco no corredor e fez a Autora "provar" que estava realmente visitando o stand porque era amiga das outras autoras?

Loucura minha gente, loucura!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Plágio (again)

Vamos de plágio novamente que essa semana estou nos posts facinhos ;)

Original de 02/06/2012:


PLÁGIO de 28/07/2012

Ah gente. Fala sério né?
Quase nem é parecido... /irony

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Plágios

E, novamente, a gente falando de plágios!
E quando o plagiador é blog grande, com parceiros de peso e, ainda que coloca no rodapé "Para copiar o conteúdo aqui escrito, deve-se pedir autorização do administrador.."?

Post Original de 22/05:



Post Plágio de 05/08:


E aí, quando a pessoa não se dá ao trabalho de mudar UMA VÍRGULA? 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dois pesos e duas medidas?


1 - A editora deixa o email e formulário para inscrição pra quem deseja parceria, com exigência de 500 seguidores. 
2 - O blogueiro manda o formulário, contente e vibrante pois enfim conseguiu os 500 seguidores.
3 - A editora fala que as parcerias estão fechadas, por email, não avisa nada no site.
4 - Aparece um blog com MENOS de 500 seguidores, anunciando parceria (depois do e-mail dizendo que estavam fechadas)!
5 - O blogueiro pergunta pra editora como aquele blog conseguiu parceria sendo que estão FECHADAS.
6 - A editora responde que o blog vai organizar um booktour pra ela...

Opa, mas pera aí... Ou está fechada ou não está.


Então... 
Os requisitos não são tão requisitos assim e as parcerias não estão tão fechadas assim, é só uma questão de oferecer trabalho escravo? 
Ou seja, é só uma questão da pessoa se oferecer para organizar algo que a própria editora deveria fazer... Mas fazendo de graça. Opa, de graça não, sendo paga com uma parceria e potenciais livros, é claro.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Parceria ou Escravidão?

De vez em quando surge umas "parcerias" em que o autor ou editora exige tudo e oferece próximo de nada. Essa é uma delas.
Nossa estimada autora é freguesa do VL, aparece frequentemente... Até parece que faz de propósito!

Vamos aos requisitos para parceria com ela:


Entón... Tem que participar dos sorteios para ganhar alguma coisa - já começa aí.

"Tem" que comprar os lançamentos dela a preço de custo - nossa como ela é generosa! Vai deixar você comprar por "apenas" preço de custo+frete, sendo que ela é de uma editora pequena cujos preços são suficientemente salgados, então mesmo o preço de custo é, ainda assim, alto.

Sair catando outros parceiros dela e comentar nos posts. Sério? SÉRIO?
SOLICITAR o catálogo. A bonita nem se dá ao trabalho de registrar os parceiros e enviar o catálogo e as novidades periodicamente. Ah e o post ainda tem que ser "criativo e original"...
Organizar promoções "quando solicitado". Tipo assim, você pede para pular e eu pergunto a que altura? 



Ah, mas serão sorteados 3 kits... Entre quem apresentar links de divulgação. Ai minha gente, é que nem aquela outra editora, você divulga primeiro para depois "ter a chance" de participar em sorteios de brindes. E outra, pode ser impressão minha, mas o "kit completo do livro" não inclui o livro?

Não sei o que me deprime mais. A Política de "Parceria" ou os 18 comentários no post dizendo que "super legal" e que "não vou deixar passar essa oportunidade". 
Serão fakes da moça, criados só para que ela pareça popular e generosa?

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Surfando no Sucesso Alheio

E tem gente aí usando capa e nome parecido (leia-se idêntico) ao de uns sucessos pra se alavancar...


E não, não faz parte daquela famosa série... Nem é do mesmo autor ou editora.
Pode isso Bial?

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Traduções

Sabe, tem gente que foi alfabetizada em inglês. Mas no português, bom, aí vareia.

A pessoa erra coisas básicas e você fica pensando... Como ela acha que domina um segundo idioma se nem aprendeu o seu idioma mãe? 

"A série é um dos mais esperados."
"Espalhador de areia" what?

Sei que "Easter Eggs" são ovos de páscoa, mas só eu acho estranhíssimo ver o termo traduzido?
"Em vês de."
"Por se próprio."

terça-feira, 24 de julho de 2012

Capa Cópia


Lembram do que falamos de usar imagens de bancos? Isso também vale para efeitos de Photoshop pré-prontos...





segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plágios

Recebi essa denúncia há uns 10 dias, mas é relativa a posts mais antigos, a pessoa descobriu o plágio procurando pelo livro...

O original, publicado em agosto de 2010:

 

A cópia, de julho de 2011:
E, ai minha gente, o pouco que ela escreve por si consegue escrever... "Confeço" e "de mais" ao invés de demais é doloroso para qualquer um.

Ah, e no blog plagiador...
 Hipocrisia, a gente vê por aqui.

domingo, 22 de julho de 2012

Sorteio tudo de bom

  • Sem data de final
  • Precisa ter blog
  • Tem que RESENHAR o livro ganho com PRAZO
  • Tem que deixar a pessoa publicar a resenha no blog dela

PS: As pessoas ainda têm emails do BOL? o.O

sábado, 14 de julho de 2012

Há Esperança

É isso mesmo, caros leitores, há esperança!

Após o grande volume de reclamações dos leitores, a editora Universo dos Livros decidiu desfazer a bobagem que fizeram (vejam mais aqui) e utilizar a capa inicialmente anunciada, com o primeiro título anunciado.

Para quem quiser ler o pronunciamento, link aqui.

Parabéns à Universo dos Livros por ouvir os seus leitores e respeitar as suas opiniões. É dos leitores que uma editora vive, lembrem-se disso.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Capa Cópia

Minha gente... É comum as editoras aproveitarem o sucesso de um livro ou série lançando livros semelhantes ou que falem SOBRE o sucesso. Mas mudar completamente a capa e o nome de um livro que já estava anunciado apenas para que ele seja confundido com uma série de sucesso e comprado por leitores incautos, bom, isso eu não tinha visto ainda.


Ou seja, a capa provisória e título anunciados foram alterados para copiar, na cara dura, o "Cinquenta tons de cinza" e outros livros da série.
Pior ainda, são livros de editoras diferentes e que não têm a MÍNIMA ligação, a não ser, talvez, que ambos são sobre/possuem um tom de "sedução" ou "sexy" ou seja lá como querem chamar.

Shame on you editora.


PS: Usei uma imagem enviada por um leitor, ela estava circulando no Facebook e não consegui determinar o autor/criador da montagem. Se souberem quem fez, por favor, comentem aqui ou mandem por email para que possa dar os devidos créditos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Spam

Vai lá blogueiro, se joga no SPAM. É assim que se divulga, não é?

E daí, como é trabalhoso e cansa, a pessoa começa a mandar de 2 em 2...


terça-feira, 10 de julho de 2012

Que vontade!

Aí a editora (empresa) tem um evento no dia 16 (sim, de Junho, é old news) e a editora (pessoa) larga uma dessas:


Ou seja, não gosta do que faz, não tem respeito pelos outros autores presentes no evento e ainda não tem vergonha de dizer isso em público...
Quando a pessoa é a principal editora, agente, revisora e outros cargos diferenciados da editora, isso não pega bem, nada bem mesmo.

Mas, como é essa aí, não duvidamos de nada. Ela adora aparecer aqui no VL...

PS: Aliás, quem é que inventou que para editora (mulher) usamos a mesma palavra de editora (empresa)? Voto por inventarmos uma palavra nova! :)


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bancos de Imagens


Existe uma coisa chamada "banco de imagem". São fotos que pessoas tiraram (fotógrafos, imagino) e colocam nesses bancos, onde qualquer pessoa pode ir e comprar a foto. Acontece, não só aqui, mas lá fora também, de sairem capas com as mesmas fotos, mas geralmente elas não são capas idênticas e nem lançadas em uma data muito próxima...

Errado não é (a não ser que tenham apagado a marca d'água com Photoshop, sem pagar pelo uso da imagem) mas, convenhamos, o livro meio que perde a identidade quando a capa é... Praticamente idêntica.