É muito comum recebermos livros de autores nacionais, lermos, não gostarmos, resenharmos e por causa dela possuir uma ideia negativa, o autor vir dar piti em nosso blog, falando que não entendemos o livro e discursos parecidos, até mesmo vindo nos criticar em uma aparente tentativa de vingança com o blogueiro.
A historinha que vamos apresentar hoje é cheia de reviravoltas e serve muito bem para analisarmos não só nossos escritores nacionais, como a atitude de nós, blogueiros.
Vendo o começo desse post, ok. Imaginamos que o tal do autor deve ter feito um inferno em sua vida e até possui um link para a resenha, mas vamos continuar.
Esse texto foi uma mensagem do autor para o blogueiro, detalhe, a mensagem foi enviada por inbox do Facebook, ou seja, só ele veria o que está escrito na mensagem. Mas, não isso foi parar no post do desabafo, mostrando a cara do autor e o expondo.
Realmente. Gente, para que tanta arrogância. Seria muito melhor se ele escrevesse de um jeito mais descontraído para que o menino, de apenas 14 anos, pudesse avaliar melhor o que ele falou.
O argumento pessoal do que levou a "bronca" do escritor e da outra blogueira são completamente vagos. Quem nunca leu um livro que demorou dias, mesmo que fossem apenas poucas páginas. E assim que eu disse acima, todos já passaram com algum problema do autor não aceitar as opiniões negativas recebidas.
Finalmente a última parte desse imenso desabafo.
Bem, vamos por parte que a parte mais complicada de todo esse post é agora.
O autor já tinha falado em privado que de certo modo não tinha gostado da opinião do blogueiro e sinceramente, faltou atenção dele de perceber que na verdade a resenha mencionava que o livro não era grande, mas que foi demorado devido a falta de chamativo para o leitor e também faltou um certo tato, já que o autor foi muito arrogante, reclamar é uma coisa, sair chutando regra para quem nem quer saber.
Uma mensagem que deve ser bem lembrada: queridos autores, prestamos muita atenção nos livros que vocês nos enviam e já lemos muitos livros em nossas vidas para conseguir avaliar quando uma coisa é interessante ou não. Se vocês desejam saber se a pessoa provavelmente gostará do seu livro, já pensou em analisar as resenhas em seu blog para ver do que ela gosta ou não? Ou então reparar em sua estante do Skoob? Porque vir com historinha de que não entendemos o livro de vocês, sinceramente, isso deve ficar atravessado na garganta de qualquer um. Sabemos avaliar quando não entendemos o enredo e quando a história não nos agradou.
Para finalizar esse post que ficou imenso, gostaria de falar uma coisa para nós blogueiros: na hora de falarmos mal de algum autor, história ou qualquer coisa relacionada a literatura, descemos a lenha sem dó, chegamos até a jogar um pouco de querosene se for necessário. Mas, por que não conseguimos aceitar que os outros nos critiquem? É normal também errarmos e todas as críticas doem um pouco (do mesmo modo que deve doer nos escritores), mas nos ajudam a evoluir o nosso trabalho.
Se desejamos ser blogueiros e ganharmos nome nesse meio, precisamos levar isso como um trabalho, com seriedade, e aceitar os momentos bons e ruins também, sendo políticos e analisando as nossas atitudes.
Primeiramente, o autor conversou com esse blogueiro por mensagem inbox, não o expôs assim como o livro ficou depois da resenha, tentou dar dicas para o blogueiro evoluir como resenhista. O problema de toda essa história provavelmente foi o tom utilizado, o que pode fazer com que nos deixe acuados e revoltados com a tal da tentativa de vinganças.
Escritores, vamos tentar ser mais amigáveis quando seus livros não são bem avaliados. Blogueiros, do mesmo modo que criticamos os autores, ainda mais quando são nacionais, pois queremos o melhor do melhor deles, vamos tentar ser mais abertos para críticas construtivas em nossos textos, ok?