segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Parceria

Inspirado por esse texto aqui.

O texto foi escrito para blogs de moda, mas #fikaadica para blogs literários também.
Uma editora que manda um livro para resenha, não é sua PARCEIRA, ela apenas está fazendo o mínimo possível - seu trabalho de marketing.

Nos EUA, os blogs não listam as editoras parceiras. E as editoras não abrem "parcerias", elas apenas enviam os livros para os blogueiros que pedem ou que elas já têm cadastrados. É simples - o blogueiro que tem que escolher quem publica o que e quando, não a editora escolhe "se" ela quer aquele ou este blog para todos seus livros.

Parceria é quando há um relacionamento igualitário de ambos lados. Quando uma editora envia um livro para que você resenhe e depois ganha milhões vendendo esse livro enquanto você ganha apenas o exemplar, isso não é parceria, é negócio - você ganha um bem em troca de um serviço.

8 comentários:

  1. Não concordo! Parceria é uma troca. E, pelo menos comigo, as editoras não me obrigam a aceitar a parceria - pelo contrário! Na maioria dos casos, fui eu mesma quem as procurou.
    Portanto, se eu aceitei os termos, não acho errado que eles os cobrem.
    Enfim, também não acho que a forma de parceria praticada entre as editoras dos EUA seja melhor que a das brasileiras, nem pior.

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  2. Nanie, acho que o problema é a própria nomenclatura. Parceria dá a entender que a editora está sendo legal com você e você é legal com ela. Na verdade, não deixa de ser uma relação comercial na qual a editora dá um produto para você avalilar e você faz e posta.
    Mesmo assim, ainda acho importantíssimo que seja avisado aos leitores que o livro foi ganho.
    O complicado - acima de tudo - é as editoras acreditarem que estão te fazendo um favor. Quem está fazendo um favor é você, você está fazendo uma ação de marketing baratíssima para eles. Eles deveriam ir correndo atrás dos blogueiros (bons) e não o contrário. Se os blogueiros não se valorizarem, daqui a pouco as editoras vão achar que é aceitável elas apenas darem desconto para os blogueiros e eles que comprem... Opa, isso já acontece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ri do "daqui a pouco as editoras vão achar que é aceitável elas apenas darem desconto para os blogueiros e eles que comprem... Opa, isso já acontece!" :P

      Concordo totalmente com a opinião da Nanie e a sua de que devemos nos valorizar um pouco mais, sem cair na cilada de implorar misérias a todas as editoras (até as que nem tem livros publicados que você curta) e passar a maior vergonha alheia na frente de todo mundo (tipo no post "mimimi não blogo mais" e o das parcerias com a Underworld)!

      Beijos
      Adriana - Mundo da Leitura

      Excluir
  3. Eu discordo que a nomeclatura seja um problema. Acho que está tudo certo com ela, mas respeito sua opinião.
    Não acho que precisa ser dito ou não se o livro é de parceria, porque se o blog é íntegro ele vai agir da mesma forma ao fazer resenha de livro de parceria e livro que não é de parceria. É diferente de um post publicitário... O livro foi enviado pela editora, mas espera-se que o blogueiro seja sincero na sua opinião.

    Essa parte é complicada e me deixa muito nervosa, às vezes. Aí sim, perde-se o sentido de parceria. Porque a editora não está fazendo favor nenhum. E é quase o contrário mesmo, os blogs que acabam fazendo um marketing barato, porque amam o que fazem (mais uma vez, falo de forma generalizada e baseada na minha opinião insensata de que todos são bons e justos e honestos e bacanas).
    E disse tudo mesmo - os blogueiros PRECISAM se valorizar!

    PS: Não me dá muita corda não... porque eu falo muito!


    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  4. Ixi, eu falo demais também, e daí, #comofas?
    Claro que o assunto dá muito pano pra manga e vai muito da idoneidade de cada blog mesmo, como você falou.
    Às vezes os blogs honestos acabam pagando pelos blogs excusos. E é melhor pecar pelo excesso que pela falta.

    ResponderExcluir
  5. É um assunto que dá muito o que falar mesmo. E com certeza tem a ver com a idoneidade do blog.
    Sem dúvida todos pagam o preço, já aprendi isso. A cada caso que explode, a blogosfera literária como um todo acaba marcada.

    Como faz? Pobre de quem for ler os comentários... hahahahah

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  6. Hum.......resposta simples. Estamos no Brasil, todos fazem de tudo pra levar vantagem. Eu preferiria milhões de vezes que elas nos mandassem um ou outro que nós realmente tivéssemos interesse :(

    ResponderExcluir
  7. Bem, não é esse o objetivo do blog? Resenhas? O bom é que você não precisa gastar pelo exemplar (do jeito que todo mundo gosta rs). É o sonho de qualquer leitor. Só acho boba essa coisa de "blogueiros ansiando por parcerias", nessa parte eu concordo com o Vergonha Literária, eles que deveriam ir em busca de blogueiros dispostos a divulgarem seus livros. Os mais ingênuos acreditam que é de parceria que o blog se mantém, mas sabemos que não é assim que funciona, antes disso o essencial é a qualidade do que você escreve e que os seus seguidores realmente gostem do que você faz e não apenas das promoções feitas com ajuda dos seus "parceiros". Não sei como acontece essa troca, se o blogueiro que escolhe os livros ou não, mas às vezes fico chocada com a facilidade de se corromper uma boa ideia nesse mundo,claro, analisando friamente essa relação. Mas, já que existe, ainda acho uma troca satisfatória,só está errado quem procura por ela.

    Bjs, Karla.

    ResponderExcluir