terça-feira, 2 de outubro de 2012

Maldito Spam

Spam
Spam é um treco bem chato que existia no mundo antes mesmo de termos e-mail. Isso antigamente se fazia por meio de malas-diretas e postagens parecidas, isso sem esquecer a maravilha (só que ao contrário) do telemarketing.

Depois que a internet se popularizou, ficou muito mais fácil fazer propagandas dos produtos. Primeiramente o spam se iniciou pelos e-mails, fazendo com que gastássemos mais tempo deletando os e-mails, demorando para encontrar o que realmente era importante.

Com as redes sociais parece que isso piora cada vez mais. Quem nunca recebeu um spam no Skoob, Facebook e até mesmo Twitter? Não existe coisa mais desagradável do que receber aquela informação super inútil tipo: "coloquei X livro para trocar, se quiser ele, solicite pelo Plus". Alôuuuu, o Skoob avisa quando um livro que você deseja foi disponibilizado no Plus, não precisa avisar a todos que o desejam.

O que está virando moda agora é escritor fazer spam. Ai ai, então abrimos o nosso Facebook e percebemos que aquele escritor publicou em 15 grupos diferente (ou mais) a mesma mensagem. Todas elas aparecendo em sua timeline porque você gosta de fazer parte de diversos grupos para poder ter mais informações literárias.

Queridos escritores... Se o seu trabalho é realmente bom, para que você precisa ficar esfregando-o na cara dos leitores até que alguém finalmente se interesse por ele? Procure blogueiros, faça parceria e no máximo divulgue as resenhas no seu próprio perfil (perfis de livros não são permitidos pelo Facebook, só se for fanpage). Interação também é uma ótima dica ;).

Queridas pessoas... Parem de ficar dando recados que não são do interesse das pessoas. Promoção pode até ser de agrado de algumas, afinal assim elas ficam sabendo muito mais facilmente sobre elas, mas não enviem para quem pede que não tenha spam ou então mais de uma vez para a mesma pessoa.

Bem, é preciso sempre ter um pouco de bom senso...

Qual é a opinião de você sobre o spam e qual tipo que vocês mais odeiam?

2 comentários:

  1. nada como bom senso, pena q o pessoal nao tenho muito hj em dia

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio spam com todas as minhas forças. Já ganhei alguns apelidos bem divertidos por discutir com spammer no Skoob e Twitter, porque eu fico realmente nervosa e respondo. No Twitter, dependendo do meu estado de humor, dou RT sugerindo delicadamente aos seguidores pra bloquearem e reportarem também. Não quero nem saber, é divulgação? Eu não pedi? Eu não sou seu amigo? Reportado. Acho que assim esse povo aprende que não precisa encher o saco dos dos outros pra conseguir ser visto.

    Agora, o pior MESMO é aquele que manda e-mail pra um monte de gente sem cópia oculta. Sério, que um ser desses não apareça na minha frente...

    ResponderExcluir