segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Originalidade conta?

Um fato que acontece constantemente é nos depararmos com blog que possuem pouco ou quase nenhum conteúdo original, sendo que grande parte de suas postagens são baseadas em novidades sobre a capa, o lançamento e diversos outros assuntos que é fácil saber para quem acompanha todas as editoras constantemente.

Tudo bem que temos que analisar que não são todas as pessoas que curtem e seguem as páginas oficiais da editora, então não tem como saber das novidades, ou seja, a publicação sobre as novidades delas continua sendo de certo modo válido.

Mas, não basta as novidades literárias. Muitos blogs tem feito uso de matérias de revistas e de outros blogs para não ter um só dia sem pelo menos uma postagem. Eles dão crédito em todas as matérias e elas são de certo modo úteis para as pessoas que não puderam ver, mas a discussão nesse post é outra.

Esses blogs possuem pouquíssimas avaliações literárias e muitas vezes poucas recomendações de livros, então a pergunta que não quer calar é: Onde fica a originalidade?

Não que um blog precise todos os dias postar alguma coisa de sua própria autoria, mas só de 15 em 15 dias ter alguma coisa original, fica um pouco complicado. Então esse blogueiro acaba juntando pageviews, visitas e seguidores com conteúdos de outras pessoas, outros sites e outras informações mal e mal montadas em um post. A pergunta que fica é: será que é justo? Especialmente para quem montou o conteúdo original, mesmo que tenha recebido o crédito?

Blog dá trabalho, não importa qual seja o segmento, é preciso dedicação para conseguir achar sempre assuntos originais que chamem a atenção e façam com que o blog ganhe nome em seu meio.

O que vocês pensam sobre isso? Acham que está faltando a tal da originalidade ou acreditam que cada um posta o que quer e mesmo que estejam colocando coisas de outros sites, pelo menos vocês estão sendo informados?

20 comentários:

  1. Acho que tá faltando pauta aqui isso sim. Porque como você mesmo disse "Eles dão crédito em todas as matérias" então cadê vergonha? 
    Todo mundo tem o direito de organizar o blog como bem entender, se não fugir da proposta original (como esse post foge) já é um grande ganho.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Está faltando muita originalidade na blogosfera. É chato ver sempre os mesmos blogs postando os mesmos assuntos que pegou de tal site.. Acho que eles podiam ter um pouco de consciência e fazer o resumo da matéria e dar a sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Cada um posta o que quiser e cada um lê se quiser. Eu tenho a maior preguiça de ficar vendo os mesmos posts em todos os blogs, então já paro de seguir de uma vez. Mas tem público, fazer o quê? Deixa eles pra lá.

    Só uma correção: Tudo bem se inspirar numa notícia para criar o seu post, mas reproduzir o texto alheio, mesmo com créditos, é errado, sim. Crime de contrafação. Só que os grandes produtores de notícias, normalmente, não gastam tempo procurando processar gente pequena (e, cá pra nós, os grandes números dos blogs literários são uns nadinhas se comparados aos sites oficiais das empresas, revistas ou blogs de outras áreas).

    ResponderExcluir
  4. Não tenho certeza, mas acho que ainda não me deparei com um blog literário desses. De qualquer forma, eu não iria achar graça, mas se tem gente que gosta, nada posso fazer.

    Acho que além de postar conteúdo de sua própria autoria, cai bem para o blogueiro postar ideias novas, pra se destacar dos demais. Nessa blogosfera com MILHARES de blogs literários, o blogueiro tem que valer a pena pra que eu leia seus textos.

    ResponderExcluir
  5. Isso é muito fácil de achar na tal Bom Humor Literário e os irmãos metralhas que adulam ela, a pessoa copia posts inteiros de outros blogs e as pessoas acham legal, ou então faz posts cheio de gifs e todo mundo acha o máximo. Na real acho que o problema não está nos blogs e sim no público que gosta cada vez mais de porcaria.

    ResponderExcluir
  6. Eu leio pouquíssimos blogs, mas gosto da maior parte do que é postado. E não os visito em busca de novidade. Acho mais prático e garantido acompanhar as próprias editoras. Gosto de blogs com opiniões e desabafos e textos sentimentais... Gosto de blog diário, desculpa aê. :D

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente. Uma coisa é fazer um post em cima de uma matéria de outro site, outra é simplesmente copiar e colar, mesmo com créditos. Se você quer compartilhar alguma coisa legal, coloque o LINK no seu texto. 

    ResponderExcluir
  8. A pior coisa que vejo nesses blogs literários é a divulgação de capas de livros como se fossem teaser de filmes. Gastar um post inteiro pra isso é muita falta de criatividade...
    Mas enfim,... Não sei se conhecem, mas na minha opinião o melhor blog literário que existe é o Dito pelo Maldito (http://www.ditopelomaldito.com/ ), o cara alem de sempre vir com textos novos e originais, ainda são bem contundentes.

    ResponderExcluir
  9. Olha, me desculpem todos os que concordam, mas eu acho muita besteira se importar com isso, pq a única coisa que o blog está fazendo é divulgar vc.
    Por exemplo, um blog X faz um post e coloca la que quem escreveu aquela resenha foi o blog A. Não sei quanto a vcs, mas se eu gostei daquele texto, eu vou lá no blog A conhecer os outros textos da pessoa, e não fico achando que quem merece o crédito é o X. Na verdade, o Blog X achou o texto do blog A tão bom que não acreditou que pudesse escolher palavras melhores para descrever tal assunto, e isso não é uma coisa boa? Ter seu texto reconhecido? Acho que se deu os devidos créditos, linkou e tudo mais, é válido sim.
    O problema é que infelizmente, a blogosfera literária ta cheia de "competidores". Duvido que alguém reclamasse se tivesse o seu texto, devidamente creditado, reproduzido em uma revista de publicação nacional...

    ResponderExcluir
  10. Hі there mateѕ, its imрressiνe paragraph
    regarding tеаchingand fully explained, κеep it up all the time.


    Feel fгее to ѕurf to my blog;
    just click the next document

    ResponderExcluir
  11. Ι figured this offer уοu wаs the particular
    sweеtest aѕpect ever.

    My web ѕite pizzazzinternational.ca

    ResponderExcluir
  12. I ωοulԁ like the 12% discount code please.

    Look into my webpage :: green smoke review

    ResponderExcluir
  13. Excellent items frοm you, mаn. I've take note your stuff prior to and you'rе simplу too great.

    I reаlly liκe ωhat уou've acquired right here, really like what you are saying and the best way wherein you assert it. You're mаking it entertaіning аnd you stіll care fοг to stay it smart.
    I cant wait tο read much mоre fгοm you.
    That is really a gгeat site.

    Heге іs my homepage: hair removal system

    ResponderExcluir
  14. I will right awaу сlutсh your rѕѕ as Ι сan not
    in finԁіng yοur e-mail subѕcгiption
    hypеrlink or e-newѕletter serνіce.
    Do you hаνe any? Kindlу allow me understand in ordeг that I maу
    just subѕcгіbe. Thanks.

    Alsο visit mу websіte; http://www.co-motion.com/

    ResponderExcluir
  15. It actuаllу is our pleasurе tо bе аble to sharе ѕo much reseaгch on v2 сigs couρon info.


    Таke a loоk at my blog: v2 cigs coupons

    ResponderExcluir
  16. The signals connect with concentrated nerve places, which in turn spread the signal to the complete abdominal region.


    my weblog :: http://stockmerlin.com

    ResponderExcluir
  17. José Antônio Moreira31 de agosto de 2013 às 20:19

    As próprias editoras estimulam a falta de originalidade nos blogs. Imagine aqueles blogs que tem parcerias com 15 editoras e recebe mensalmente "uns" 20 livros por mês!! My God!!! Como o cara vai conseguir ler 20 obras em 30 dias para dar a sua opinião? Impossible. Ele só tem duas opções: faz um 'copião' da sobrecapa do livro e cola no post ou então sai como um desesperado 'caçando' algumas resenhas 'alheias' para plagiá-las. Já sofri muito com isso. Dia desses vi um blog que copiou um texto meu na íntegra e o sujeito ainda colocou o nome dele bonitinho na autoria.
    As editoras deveriam fazer uma melhor seleção de blogs e os blogueiros , por sua vez, não serem tão gananciosos nas parcerias.
    Parabéns pelos assuntos abordados nesse espaço. Sinceros e bons.
    Abcs!

    http://www.livroseopiniao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nesse não falta: www.feedbackmag.com.br - Confere e me conta.

    ResponderExcluir
  19. Dessa menina? http://www.feedbackmag.com.br/author/leticiabarros/

    Não acredito que copiava posts.

    ResponderExcluir