segunda-feira, 9 de julho de 2012

Bancos de Imagens


Existe uma coisa chamada "banco de imagem". São fotos que pessoas tiraram (fotógrafos, imagino) e colocam nesses bancos, onde qualquer pessoa pode ir e comprar a foto. Acontece, não só aqui, mas lá fora também, de sairem capas com as mesmas fotos, mas geralmente elas não são capas idênticas e nem lançadas em uma data muito próxima...

Errado não é (a não ser que tenham apagado a marca d'água com Photoshop, sem pagar pelo uso da imagem) mas, convenhamos, o livro meio que perde a identidade quando a capa é... Praticamente idêntica.



15 comentários:

  1. Sei que é a mesma imagem, mas não achei que o resultado final ficou praticamente idêntico.

    ResponderExcluir
  2. Tem vários livros onde isso acontece, e em alguns a capa ficou bem mais parecida que essa. E livros bem mais famosos.
    Mas, como foi dito no próprio post, não é errado. Então não sei porque apareceu aqui no VL - afinal, não é vergonha nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Já vi isso até em livros do Harlan Coben (Editora Arqueiro) mas... sou indiferente.

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, como autora independente que cria as proprias capas, eu consigo capas gratuitas pelos fotografos que se dispoe a ajudar quem está começando. Acho que a capa é so uma embalagem.. e nem deve se dar tanto valor assim. O que importa msm é o conteudo.

    ResponderExcluir
  5. Não acho que a capa é só embalagem não, muita gente compra livro só pela capa, eu faço isso rs. E se a capa não me atrair, não vou comprar. Se vc passa numa livraria e vê dois livros, com as sinopses maravilhosas, os dois, e uma capa é bonita e a outra é feia, qual vc leva? eu levo a capa bonita hahaha e tem mta gente igual a mim ^^ por isso eu acho importantissimo, principalmente os novos autores, investirem num trabalho de capa e diagramação de qualidade, pois sempre a primeira impressao eh a que fica :)

    ResponderExcluir
  6. kkkk, bota um sangue no canto da bota e vira True Blood. :D[ kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Não é vergonha nenhuma, mas é constrangedor. Eu ficaria arrasada ao descobrir que a capa do meu livro foi produzida a partir de uma imagem já utilizada. Não que a culpa seja do autor, pois no contrato a editora deixa claro que ela é a responsável pela criação e, em alguns casos, o autor pode apresentar uma capa produzida por ele mesmo, ou por encomenda. Mesmo assim... É uma infelicidade a qual eu não gostaria de experimentar.

    ResponderExcluir
  8. Não é de hoje que eu observo o que chamo de crise na criatividade artística.

    Isso se reflete primeiro na regravação de músicas antigas.

    Até aí tudo bem. A cultura dos bons clássicos é uma prática saudável.

    Mas depois vem as reedições de novelas e seriados.

    Agora juntem mais esta e vejam se eu não tenho certa razão em falar em crise de criatividade.

    ResponderExcluir
  9. Quando a imagem vem de um "stock photo", é a coisa mais fácil achar capas iguais de livros diferentes.
    Tem vários livros publicados no Brasil que tem a mesma capa no exterior, para outros livros.
    Acho que dava pra fazer mais posts sobre o assunto ;)

    ResponderExcluir
  10. Não sei, mas acho que o VL está ficando sem post... primeiro é aquele dos boatos. Sem necessidade alguma. E agora isso. 

    Como eles mesmo dizem: "Nosso objetivo é, normalmente, apontar erros e problemas na Blogosfera Literária." e não acho que isso seja um "problema"...

    Vacilou legal novamente ^^

    ResponderExcluir
  11. Não consigo te levar a sério com esse =P hehe
    Brincadeira, mas é, eu sei, andava fraquinho... Mas o de hoje já ficou mais legal... Não?

    ResponderExcluir
  12. Acho q o maior problema foi a divulgação muito próxima das capas e de seu lançamento

    ResponderExcluir
  13. Se fosse meu livro eu também ficaria aborrecida. Se identidade visual não fosse uma coisa importante, não teríamos leis para protegê-la :)

    ResponderExcluir
  14. É como me sinto, Que infelicidade! :( Eu nao sabia da capa de Morando e Chocolate... mas a minha fechou em janeiro 2012, então nao sei.

    ResponderExcluir
  15. Sou a autora de Beijos & Batom. Descobri essa semana a capa de "Morango e Chocolate" e realmente não sei qual veio primeiro pq eu nunca ouvi falar do outro livro (se for de autor famoso, ok me chame de burra). É uma foto de Stock, mas estou MUITO chateada com todo o processo no momento.

    ResponderExcluir