O texto foi escrito para blogs de moda, mas #fikaadica para blogs literários também.
Uma editora que manda um livro para resenha, não é sua PARCEIRA, ela apenas está fazendo o mínimo possível - seu trabalho de marketing.
Nos EUA, os blogs não listam as editoras parceiras. E as editoras não abrem "parcerias", elas apenas enviam os livros para os blogueiros que pedem ou que elas já têm cadastrados. É simples - o blogueiro que tem que escolher quem publica o que e quando, não a editora escolhe "se" ela quer aquele ou este blog para todos seus livros.
Parceria é quando há um relacionamento igualitário de ambos lados. Quando uma editora envia um livro para que você resenhe e depois ganha milhões vendendo esse livro enquanto você ganha apenas o exemplar, isso não é parceria, é negócio - você ganha um bem em troca de um serviço.
Não concordo! Parceria é uma troca. E, pelo menos comigo, as editoras não me obrigam a aceitar a parceria - pelo contrário! Na maioria dos casos, fui eu mesma quem as procurou.
ResponderExcluirPortanto, se eu aceitei os termos, não acho errado que eles os cobrem.
Enfim, também não acho que a forma de parceria praticada entre as editoras dos EUA seja melhor que a das brasileiras, nem pior.
Beijos,
Nanie - Nanie's World
Nanie, acho que o problema é a própria nomenclatura. Parceria dá a entender que a editora está sendo legal com você e você é legal com ela. Na verdade, não deixa de ser uma relação comercial na qual a editora dá um produto para você avalilar e você faz e posta.
ResponderExcluirMesmo assim, ainda acho importantíssimo que seja avisado aos leitores que o livro foi ganho.
O complicado - acima de tudo - é as editoras acreditarem que estão te fazendo um favor. Quem está fazendo um favor é você, você está fazendo uma ação de marketing baratíssima para eles. Eles deveriam ir correndo atrás dos blogueiros (bons) e não o contrário. Se os blogueiros não se valorizarem, daqui a pouco as editoras vão achar que é aceitável elas apenas darem desconto para os blogueiros e eles que comprem... Opa, isso já acontece!
Eu ri do "daqui a pouco as editoras vão achar que é aceitável elas apenas darem desconto para os blogueiros e eles que comprem... Opa, isso já acontece!" :P
ExcluirConcordo totalmente com a opinião da Nanie e a sua de que devemos nos valorizar um pouco mais, sem cair na cilada de implorar misérias a todas as editoras (até as que nem tem livros publicados que você curta) e passar a maior vergonha alheia na frente de todo mundo (tipo no post "mimimi não blogo mais" e o das parcerias com a Underworld)!
Beijos
Adriana - Mundo da Leitura
Eu discordo que a nomeclatura seja um problema. Acho que está tudo certo com ela, mas respeito sua opinião.
ResponderExcluirNão acho que precisa ser dito ou não se o livro é de parceria, porque se o blog é íntegro ele vai agir da mesma forma ao fazer resenha de livro de parceria e livro que não é de parceria. É diferente de um post publicitário... O livro foi enviado pela editora, mas espera-se que o blogueiro seja sincero na sua opinião.
Essa parte é complicada e me deixa muito nervosa, às vezes. Aí sim, perde-se o sentido de parceria. Porque a editora não está fazendo favor nenhum. E é quase o contrário mesmo, os blogs que acabam fazendo um marketing barato, porque amam o que fazem (mais uma vez, falo de forma generalizada e baseada na minha opinião insensata de que todos são bons e justos e honestos e bacanas).
E disse tudo mesmo - os blogueiros PRECISAM se valorizar!
PS: Não me dá muita corda não... porque eu falo muito!
Beijos,
Nanie - Nanie's World
Ixi, eu falo demais também, e daí, #comofas?
ResponderExcluirClaro que o assunto dá muito pano pra manga e vai muito da idoneidade de cada blog mesmo, como você falou.
Às vezes os blogs honestos acabam pagando pelos blogs excusos. E é melhor pecar pelo excesso que pela falta.
É um assunto que dá muito o que falar mesmo. E com certeza tem a ver com a idoneidade do blog.
ResponderExcluirSem dúvida todos pagam o preço, já aprendi isso. A cada caso que explode, a blogosfera literária como um todo acaba marcada.
Como faz? Pobre de quem for ler os comentários... hahahahah
Beijos,
Nanie - Nanie's World
Hum.......resposta simples. Estamos no Brasil, todos fazem de tudo pra levar vantagem. Eu preferiria milhões de vezes que elas nos mandassem um ou outro que nós realmente tivéssemos interesse :(
ResponderExcluirBem, não é esse o objetivo do blog? Resenhas? O bom é que você não precisa gastar pelo exemplar (do jeito que todo mundo gosta rs). É o sonho de qualquer leitor. Só acho boba essa coisa de "blogueiros ansiando por parcerias", nessa parte eu concordo com o Vergonha Literária, eles que deveriam ir em busca de blogueiros dispostos a divulgarem seus livros. Os mais ingênuos acreditam que é de parceria que o blog se mantém, mas sabemos que não é assim que funciona, antes disso o essencial é a qualidade do que você escreve e que os seus seguidores realmente gostem do que você faz e não apenas das promoções feitas com ajuda dos seus "parceiros". Não sei como acontece essa troca, se o blogueiro que escolhe os livros ou não, mas às vezes fico chocada com a facilidade de se corromper uma boa ideia nesse mundo,claro, analisando friamente essa relação. Mas, já que existe, ainda acho uma troca satisfatória,só está errado quem procura por ela.
ResponderExcluirBjs, Karla.