quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dois pesos e duas medidas?


1 - A editora deixa o email e formulário para inscrição pra quem deseja parceria, com exigência de 500 seguidores. 
2 - O blogueiro manda o formulário, contente e vibrante pois enfim conseguiu os 500 seguidores.
3 - A editora fala que as parcerias estão fechadas, por email, não avisa nada no site.
4 - Aparece um blog com MENOS de 500 seguidores, anunciando parceria (depois do e-mail dizendo que estavam fechadas)!
5 - O blogueiro pergunta pra editora como aquele blog conseguiu parceria sendo que estão FECHADAS.
6 - A editora responde que o blog vai organizar um booktour pra ela...

Opa, mas pera aí... Ou está fechada ou não está.


Então... 
Os requisitos não são tão requisitos assim e as parcerias não estão tão fechadas assim, é só uma questão de oferecer trabalho escravo? 
Ou seja, é só uma questão da pessoa se oferecer para organizar algo que a própria editora deveria fazer... Mas fazendo de graça. Opa, de graça não, sendo paga com uma parceria e potenciais livros, é claro.

28 comentários:

  1. Hmm, conheço essa editora... Nem falo nada.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Tazinazzo Figueira2 de agosto de 2012 às 14:25

    Obviamente, a postura da editora não foi profissional. Apesar de ter o direito de escolher quais blogs serão parceiros, critérios são critérios, e a atitude madura DEVE vir da parte que é uma empresa registrada, independentemente se a editora está ganhando algo ou não. Agora, o blogueiro precisa se valorizar. Organizar um booktour, que dá confusão, trabalho, envolve muita gente, DE GRAÇA? 

    Daqui a pouco, uma editora vai precisar apenas de um dono e autores, porque setor de marketing, vendas, revisão, tradução o design, tem blogueiro satisfeito em fazer. Em troca de um livro. Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. A Editora me convidou para parceria lá pra maio. Abriu parcerias e refez seu quadro de parceiros em julho. Parei de receber o email semanal de divulgação deles, fui cortada da parceria e NÃO AVISARAM NADA, nem responderam meus emails. Fiquei sabendo que fui cortado por outros blogues que também foram e eles sim receberam um e-mail dizendo "Quem não receber mais nada é porque não teve renovação." Não vejo problema em me convidarem e 3 meses depois me excluírem, só achei desrespeitoso não me avisarem nem me responderem!!!

    ResponderExcluir
  4. E tem blogueiro que faz tudo, TUDO apenas para colocar o logo da editora no blogue, porque às vezes nem livro está recebendo ahahaha

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Mas me diz, quem é que acredita que ter parcerias aumenta a credibilidade do blog? Como leitora, visitante, quando vejo um blog com muitas parcerias (com Deus e todo mundo) já acho que não é nada confiável.

    ResponderExcluir
  6. Alguns blogueiros acham que quanto mais editoras tiverem, mais seguidores conseguem. E quanto maior o nº de seguidores, mais perto de conseguir parceria com as editoras maiores, as que eles realmente querem, que se preocupam com nºs e não qualidade.

    ResponderExcluir
  7. E criamos um círculo vicioso. Precisam de editoras, para ter números, para ter editoras, para ter... Livros? Mais livros? Tantos livros que não conseguirão dar conta de ler?

    ResponderExcluir
  8. Eu fico horrorizada com a falta de profissionalismo e ética que esse pessoal teve ao abrir uma exceção pra um blog que nem ao menos atende os requisitos que estão bem claros e exigidos pela própria editora no site deles.
    Se as parcerias estão fechadas e o interesse é organizar um booktour, pq não escolhem alguem que ja é parceiro ou então abrem as inscrições em vez de simplesmente passar um blog na frente?
    Não é justo com os blogueiros, principalmente aqueles que no minimo tem os tais 500 seguidores e são sérios...
    É panelinha? Favoritismo? Indicação? O blog é de algum amigo de alguém que trabalha na editora e teve privilegios?
    Fica no ar, pq a desculpa do booktour, pelo menos pra mim, não colou... Sorry...
    É lamentável e vergonhoso...
    E o pior é que parece nem terem levado em conta que os blogueiros que receberam a resposta com o aviso de que as parcerias estavam fechadas, poderiam, por um acaso do destino, se deparar com o anúncio da parceria do tal blog, e pensar "OPA, MAS COMO ASSIM PARCERIA!", né?
    Completa falta de respeito.

    ResponderExcluir
  9. Exatamente, vai entender isso, loucura... perdem o foco, recebem livros que nem gostam, fazem resenhas ruins...

    ResponderExcluir
  10. Editora que publica um livro com a palavra FAZEREI pelo menos 3 vezes na mesma obra, sorry, tem nem o que falar né?

    ResponderExcluir
  11. Muita sacanagem, é isso.

    ResponderExcluir
  12. Aff, não suporto mimimi de blogueiro, se o tal blog lá conseguiu parceria é porque ele tem alguma coisa que agradou a editora

    ResponderExcluir
  13. (publiquei antes de terminar) e a editora soube valorizar o blog, acho que antes de criticar deveriam saber do que se trata..

    ResponderExcluir
  14. Não tem  profissionalismo e muito menos ética uma editora dessas, parceria é uma troca e o que vejo  por aí é "venha a nós e vosso reino nada".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Com todo esse drama, eu pessoalmente acho que os blogs deveriam rever essa história de parceria. Para mim, parece o tempo todo que o blog quer parceiro editora para ganhar livros + brindes e ler de graça, além de achar que, com isso, receberá mais visitantes e fará mais promoções, o que lhe possibilitará mais parcerias e, consequentemente, mais livros, mais promoções, mais visitantes, etc.

    Muita preocupação com quantidade, nada com qualidade. Isso podia funcionar antes, mas notaram a proliferação epidêmica de blogs literários? Muitos surgiram só porque o leitor blogueiro quer ganhar livros de graça, e esse faz TUDO para conseguir parcerias, inclusive se propor a isso que estamos vendo aqui, trabalhar de graça para editora.

    As editoras vão se aproveitando desse monte de blogs querendo parceria o tempo todo, como se isso fosse a única razão de existência do blog, e os blogueiros vão se odiando e se engalfinhando pelas parcerias, causando esse mimimi insuportável que anda na blogosfera.

    E o resultaido disso qual é? Todo mundo lê a mesma coisa e sorteia a mesma coisa e resenha a mesma coisa. Os blogs parecem todos iguais, o plágio aumenta, e os visitantes acabam só comparecendo ao blog para deixar aqueles comentários ridículos na intenção de ganhar algo em promoção. Diversidade, não. Um blog que resenha exclusivamente um gênero, para atrair pùblico alvo, não. Resenhas de livros desconhecidos e fora da modinha, mas com potencial, não.

    Estou sinceramente bem seletiva com meus parceiros ultimamente. Sem políticas exageradas, só mando livro para quem mostra algum potencial no blog. E eu não vejo potencial em números, apenas.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado como a frase depende muito do contexto "estou seletiva com meus parceiros ultimamente" haha
    Mas sim, sim, concordo com você. Esse desespero para ter mais parceiros é que acaba levando às editoras aproveitando e botando todos os requisitos mais absurdos possíveis e imagináveis e se aproveitando dos blogueiros.

    ResponderExcluir
  17. Não que eu tenha que dar explicações, mas vamos lá, o meu blog (citado aí em cima) tem parceria com uma escritora e o seu livro foi publicado pela editora do post. Eu organizei o primeiro booktour desse livro, e foi tudo muito rápido e bem organizado, pois eu sou assim. A autora gostou da minha postura em relação ao BT e elogiou a minha organização.
    A editora ficou sabendo do meu trabalho e entrou em contato comigo, perguntando se eu estaria interessada em organizar booktours em conjunto com a editora, mas em momento NENHUM falou sobre eu ganhar livros de graça, a intenção da editora ao entrar em contato comigo, foi de possibilitar que os seus livros sejam lidos por mais pessoas e fazer com que os leitores saibam da existência dessa editora.
    Onde eu moro ninguém sabia da existência dessa editora, muito menos da autora parceira do meu blog e do seu livro e a minha intenção ao aceitar a parceria com a editora foi exclusivamente ajudar na divulgação da mesma. Não é caso de querer ser parceira de muitas editoras, muito menos de ganhar livros de graça, eu não preciso ficar mendigando livro pra editora, se eu quero comprar algum livro, eu dou um jeito e compro por mim mesma, melhor do que ganhar mil livro e deixá-los na estante, que é o que ocorre com muitas pessoas, inclusive as que criticaram a atitude da editora.
    Só peço à vocês que não julguem meu blog precocemente, como se ele não tivesse mérito para ser chamado para uma parceria.

    ResponderExcluir
  18. Nem conheço o blog, mas pessoas que respondem de forma madura a uma crítica ganham pontos no meu conceito :)

    ResponderExcluir
  19. Olá Ananda!Como a Cíntia disse, quem responde de forma madura a críticas já ganha pontos de início.
    Procurei destilar o mínimo de críticas ao blog em questão quanto possível - o "meu" problema aqui é com a editora. Ou ela tem requisitos, ou não, ou ela abre uma exceção em específico (e deixa isso claro) ou avalia caso a caso.
    Acho que o mérito, em específico, do blog não é o problema, mas sim a editora que deixa bem claro não ter mais parcerias abertas, não estar aceitando ninguém e depois aceitar. É inconsistente.

    ResponderExcluir
  20. Sim, eu entendi a sua posição, só comentei mesmo pra evitar que comentem coisas equivocadas. Eu não sou de dar piti por conta de críticas, a não ser que ela se transformem m ofensas, em relação a editora eu não sabia que eles estavam com parcerias fechadas, enfim..

    ResponderExcluir
  21. Lendo sua versão, não vejo problema algum no tipo de parceria que fechou. As pessoas pensam que parceria é só ganhar livro em troca, mas podem haver outros tipos. Se está organizando a BT da editora, é óbvio que é parceria, e muito bacana, pois vc estará a frente de uma grande responsabilidade. Em troca, você vai ler muito mais livros que outros blogueiros, mesmo que não ganhe nenhuma deles. Achei legal, na verdade, sua postura. Está explicado! :)

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Tatiana, fico feliz pelo seu comentário e que bom que esclareceu :)
    Se quiser visitar o meu blog, no meu twitter (que eu estou usando pra comentar) tem o link dele.
    Beijão

    ResponderExcluir
  23. Quando digo seletividade é porque antes eu fechava parceria com qualquer blog que me contatasse e enviava livro com brindes para todos, sem restrições. Achava que valia a pena, até ter vários livros perdidos no limbo: o blogueiro recebeu e não leu, resenhou, nada. Isso chateia, se não queria ler, porque pediu? Agora eu realmente seleciono para quem envio os livros, é apenas isso :)

    ResponderExcluir
  24. Oi, não, eu entendi isso, eu ri pelos outros sentidos de "parceiros" ;)
    Piada suja e infantil hehe

    ResponderExcluir
  25. Ananda, muito obrigada por ter se dado o trabalho de explicar a situação e se vc sentiu que ofendi vc ou seu blog, me desculpe, pois não foi essa minha intenção em momento algum. Inclusive qdo fiquei sabendo do caso, deixei bem claro que minha indignação não era contra o blog, e sim contra a editora.
    Parabens por fazer um trabalho bacana a ponto de ter sido procurada, mas continuo não achando justo o que a editora faz com outros blogueiros que estão dentro das exigencias e são negados com a informação de que as parcerias estão fechadas sendo que a ficha de inscrição está lá. Isso pra mim é uma vergonha e uma falta de respeito.
    Pouco me importa conseguir ou não parceria com qualquer editora ou autor que seja, pois assim como vc, se eu quero um livro, eu compro, não fico mendigando, esperando nem dependendo de parceria pra nada, mas acho que se a editora impõe exigências pra parceria e ela mesma foge a isso, é um caso a ser questionado, sim, pois não é justo com quem, até então, acha que não vai conseguir a tal parceria tão cedo porque elas estão fechadas. E se estão fechadas, entende-se que a regra é pra todos. E a cada caso desse tipo, penso cada vez menos em procurar ou aceitar parcerias, pq é só vergonha e decepção que a gente vê por aí com relação a postura das editoras...

    Enfim... boa sorte com a parceria e que ela ajude seu blog a melhorar, ser visto e crescer, mas dessa editora eu vou correr que nem o capeta corre da cruz, pq isso é uma prova de que apesar de ter reconhecido seu esforço, não tem respeito com os outros blogueiros...

    ResponderExcluir
  26. Tudo tem os dois lados né Ananda *-* Existe casos e casos. Se toda Editora tivesse a postura que a citada têm, creio que muitas parceria seriam fechadas ♥
    Aliás, vou dar uma dica ao dono desse Blog. Ao invés de postar esse print aí, vão atrás dos blogs que conseguiram parceria com a Editora Intrínseca. Saibam que alguns blogs na lista  deles nem existe mais, ou seja, nem dão vagas para aqueles que realmente curtem os livros, isso SIM é uma vergonha literária.

    ResponderExcluir