Sobre Críticas

E se a água bate na bunda...
Por V.

Há tempos venho acompanhando o LitFanBR, desde antes de criar o Vergonha Literária. Ter uma equipe ajuda muito, é verdade, mas a entusiasta de verdade sou eu, que continuo a “brincadeira”, especialmente quando o material não cai nas nossas mãos.

Queria escrever um artigo, para colaborar, pois temos alguns objetivos em comum, apesar de técnicas e formatos diferentes, mas não tive muito assunto. Até agora.

Ameaçaram nos processar. Ou me processar. Não tenho certeza de como, já que o processo para descobrir a identidade de alguém na internet é complicado e longo, motivo pelo qual, talvez, os autores do email insistiram fortemente para que eu me identificasse, ou identificasse os autores do blog.

Ao averiguar melhor o tal email, descobri que os remetentes do mesmo eram autores de uma editora "gongada" no Vergonha Literária e também parte de um clube, que mais parece uma gangue, pois sai pelos blogs e pelo twitter "tocando o terror" em quem ousar falar qualquer crítica contra qualquer um da patotinha.

Como disse minha advogada, "se fosse assim, eu processaria minha professora de português por me corrigir na frente da turma".

A melhor pergunta aqui é, no entanto, se um autor deve reagir negativamente às críticas.

Claro que ninguém quer ouvir falar mal de seu trabalho mas, ao mesmo tempo, a cada passo do caminho a pessoa deve se perguntar: "eu revisei o suficiente?", "eu passei para outras pessoas (neutras) revisarem?", "eu não me deixei levar pela emoção da minha história e esqueci do português correto?".

Vemos, a cada dia, centenas de novos livros saindo "do forno", para o colo do leitor. Com o advento da internet, da auto-publicação, a cada momento temos mais e mais livros e, assim que os e-books se tornarem mais populares no Brasil, assim como o são em outros países, veremos mais ainda.

Se torna vital alguma forma de diferenciação, um diferencial para a obra e o autor. Um grupo forte de apoio é importante, mas também um grupo que tenha uma especialização, que tenha capacidade teórica e técnica para corrigir erros de português, ortografia, gramática, concordância e furos na trama.
Se torna vital que o autor tenha um grupo de apoio verdadeiro, que não tenha medo de falar a realidade, de mostrar quais os erros, quais os problemas e o que um autor pode ver de errado no livro. A verdade pode te irritar, mas ela irá te tornar um autor melhor: aprenda com seus erros e não os cometa novamente.

Já ouviu o ditado “o pior cego é aquele que não quer ver”? Pois esses autores são assim. Na sua ânsia de vender seu livro, se dizem perfeitos, falam tanto que acreditam e abominam qualquer crítica como “um balde de água fria” ou dizem que o crítico está “destruindo os sonhos de um pobre autor”. Mentira. O crítico está te proporcionando uma maneira de aprender e crescer, uma maneira de ser melhor do que é.

A crítica não é pessoal (e se for, na minha opinião, não é crítica de verdade). Deve falar da obra, dos erros e acertos, não da pessoa, do autor, da personalidade. Há milhares de autores clássicos cuja vida foi um desastre, mas sua obra não se diminui por tais atos - a obra e o autor são elementos distintos.

Você aceitaria um médico que não entende de medicina ou um advogado que não entende as leis? Por que você acha que devemos aceitar um escritor que não entende de português, quando as palavras são o seu trabalho?

Os blogueiros até podem ser considerados um pouco mais levemente do que os autores, por serem amadores e não profissionais. Porém, ao mesmo tempo, se espera que pessoas que amam tanto as palavras (dos livros) tomem algum tempo e cuidado para garantir que as suas também estão corretamente utilizadas.

"As pessoas pedem-te uma crítica, mas querem apenas um elogio." -- Maugham , William.

"Podeis reconhecer um mau crítico porque ele começa por falar do poeta e não do poema." - Pound , Ezra.

8 comentários:

  1. Acho que denunciar a escória que emporcalha o meio literário não é um mero direito, mas sim uma obrigação.

    ResponderExcluir
  2. Acredito muito no trabalho do Vergonha Literária e sempre entro por aqui.
    Mas existe uma coisa que me incomoda profundamente: o anonimato de quem faz o blog!
    Não é crime fazer críticas, mas dê a cara para bater!
    Se vocês tem tanta certeza que o que fazem não é errado, então porque se esconder? Vocês sabem quem estão criticando, mas ninguém sabe quem vocês são e isso é errado e INCONSTITUCIONAL!
    O art. 5º, inciso VI prevê que a manifestação de pensamento é livre, mas o anonimato é vedado!
    Então, se é para falar de leis, então vamos cumprí-la!
    Beijos
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Vocês não vão responder o comentário da Camila?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondemos aqui: http://vergonhaliteraria.blogspot.com.br/p/sobre-o-vergonha-literaria-faq.html

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho de vocês, eu não conhecia e APROVO! Se não denunciarmos a proliferação de 'fakes' blogs literários não vai parar.

    ResponderExcluir
  5. eu me pergunto, pra que denunciar fakes de blogs literários? DEIXA A GURIZADA SE DIVERTIR NA REDE!... Em tempo, este site de vocês está cheio de erros ortográficos, esta campanha aí do lado "campanha para enviar erros de português, caso os encontre"...vocês tão de brincadeira né, VÃO PAGAR UM REVISOR PRA VOCÊS ou vocês mesmo que façam a revisão, não trabalho de graça kkkk tão me achando com cara de corretor ortográfico? kkkkkkkkk to brincando, o site de voces ta legal!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, crítica =/= opinião.

    Quem não aceita críticas perde uma ótima oportunidade de melhorar.

    ResponderExcluir
  7. Aceitar críticas é essencial para crescer, mas acredito que uma boa crítica é feita diretamente a quem errou e não em um espaço público - o qual o autor do erro talvez nem venha a conhecer.
    Esse tipo de coisa assemelha-se mais a rir do deslize (e incitar visitantes a fazer o mesmo) do que propriamente criticá-lo. As boas intenções da sua "crítica" acabam ficando escondidas por um certo ar de pedantismo/recalque. Vide Blogueira Shame (de quem seu título não esconde a inspiração).

    ResponderExcluir